Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TERTÚLIA POÉTICA COM DELMAR GONÇALVES NA ACRENARMO

Este Evento Cultural que a Direcção da Acrenarmo nos proporcionou realizou-se no Domingo, dia 15 de Janeiro, entre as 09.30H e as 19H. 

Eu, não poderia faltar... Assim, lá parti de Braga bem cedinho, como já é habitual, para demanhã estar presente na Sede da nossa Associação. O meu interesse era crescente sobretudo pela razão de ir ter a possibilidade de conhecer pessoalmente o grande Delmar Maia Gonçalves, poder ouvi-lo, admirá-lo, entre outros,claro. 

Delmar Gonçalves é um escritor de Moçambique, nascido em Quelimane, a 05 de Julho de 1969. Pertence à Geração da Lusofonia criada nos anos 80. É também declamador e contador de histórias africanas. Presentemente é também Professor Bibliotecário. Poderão ver a página pessoal do Escritor AQUI


Esta foto que guardarei como recordação foi tirada na Acrenarmo no momento em que conheci o Escritor. Gostei muito de o conhecer, de tudo o que lhe ouvi dizer, dos projectos anunciados de colaboração com a nossa Associação e também de ter podido conhecer a sua família, tão simpática.

Dentro do programa da Tertúlia ouvimos também a contadora de histórias, Liliana Lima,  apresentada pelo Delmar Gonçalves bem como, mais tarde o Doutor Renato Epifânio.


Igualmente dentro do programa tivémos também a inauguração de duas Exposições, uma de pintura e uma de fotografia, ambas sobre Moçambique. Tive a alegria de rever a nossa colega de Escola, da Beira, a pintora São Passos que não via há imensos anos. O João Marques Valentim que também passou por Moçambique e se apaixonou é o autor da Exposição de Fotografia. Aqui estamos os três chamuares, todos lindões.


No intervalo das sessões houve o almoço moçambicano cheio de coisas boas, um belo de um caril e aroz branco, como manda a regra, deliciosas chamuças e no fim, para sobremesa, uma mousse de manga. Tudo isto bem regado. 
O almoço decorreu num ambiente estupendo, como é habitual entre moçambicanos, com uma alegria contagiante.
E assim, da parte da tarde foi cumprido o restante programa, sempre cheio de interesse e acompanhado atentamente por todos.


A minha reportagem completa, deste dia magnífico, poderá ser vista AQUI