Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TIOS LURDES E CELESTINO EM BRAGA

Depois da minha vinda do Algarve, tive em Braga, a agradável presença dos meus "tios" Celestino Gonçalves e Lurdes, o conhecido Marrabenta,  que vieram passar uns dias em casa do meu Patrício, Diogo Reigoto.

Já tinha ficado combinado, em reunião secreta de amigos aqui em Braga, antes de eu ir para baixo, que no dia 23 teríamos um almoço de "pica no chão", almoço surpresa, aos tios.  Assim, na terça-feira, um a um foi fazendo a surpresa de aparecer ao tio Celestino, no café onde tínhamos marcado juntar-mo-nos todos. 


Depois de chegarem os restantes participantes, juntámo-nos todos e divididos pelos carros lá fomos com destino à Adega Regional O Silva para a almoçarada marcada.


Já lá estava o resto do grupo e todos satisfeitos com a companhia deste querido casal, os tios Lurdes e Celestino, lá nos sentámos e fomos conversando, o tio  contando como as diversas amizades dos presentes tinham surgido na sua vida, umas mais antigas, como o caso do meu Patrício, Diogo Reigoto, o amigo mais antigo, a família deste, esposa, filhas e genro, o Koy, passando pelo Pedras e família e acabando no Magno, amigo dos meandros da net, tempos do MSN, nosso consultor informático... e acabando em mim, também do MSN, da Acrenarmo a quem deram a honra de fazer parte do seu clã de "sobrinhos" !
Aqui está um aspecto da nossa mesa, durante o animado almoço assim como uma amostra do "pica no chão" bem minhoto, bem feito e bem regado pelo vinho verde bebido pela malguinha !






O vinho verde tem de ser bebido assim... não é tio? Soube bem e só temos de desejar que por muito e muito tempo possamos reunir-mo-nos nestes almoços convívios saboreando estas belas iguairias do Norte que o tio tanto gosta... e nós também !!!

Depois da braqueta, das sobremesas, dos cafés e digestivos, antes de deixarmos o Restaurante, ainda tirámos uma foto de grupo, para recordação.

Ao final da tarde tomámos chá em casa do casal Reigoto, continuando a braqueta entre os chamuares.

No dia seguinte, dia 24, o dia esteve um pouco chuvoso e todos ficaram por Braga. 
Ao fim da tarde juntámo-nos em minha casa, também para um cházinho e também registámos esse momento, aproveitando a passagem da minha Rita e dos meus netos mais novos que vieram para conhecer os "tios" da avó ! A Farrusca também quis ficar na foto...

Todas as fotos destes dias podem ser vistas AQUI


2º ALMOÇO CONVÍVIO CHIVEVES 2012 (BEIRA; MOÇAMBIQUE)

Tinha chegado o dia 20, sábado, o dia do Convívio dos Chamuares da Beira, em Albufeira.

Como estava em Vila Moura foi num instante que nos pusémos na Marina de Albufeira sendo dos primeiros a chegar, tal como o Arménio, Suzete e família ... como é já habitual!

À medida que íam chegando os/as chamuares ía-mo-nos juntando à mesa do café do lado da Tasca Portuguesa onde ía decorrer o Almoço Convívio.
Foi um reviver de amigos e amigas à medida que íam chegando e muitas, muitas emoções...

O almoço decorreu numa alegria e boa disposição bem à maneira moçambicana, bem regado e cheio de brincadeiras, recordações, histórias da nossa juventude, enfim, um ambiente 5 estrêlas.

Após o almoço, com a música do nosso Beirense Goya começou a dança... O Goya não nos deixou parar !
Toda esta alegria, pois estávamos mesmo bem felizes, nota-se pelas nossas caras...
Quando as marrabentas começam é impossível parar a malta...

O Vitorino aqui, em grande. Por coincidência, estávamos os dois de camisola amarela mas não ganhámos nada ...



Aqui já era o Ricardo Borja e a Guida que competiam connosco !

Competiam... claro que estou a brincar, todos dançámos, todos nos divertimos e todos ficámos com pena quando aquele dia, aquela festa terminou e tivémos de nos despedir e regressar cada um a suas casas. Para o ano há mais !!!

Podem ver toda a minha reportagem deste Almoço Convívio clicando AQUI

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UMA SEMANA EM VILA MOURA, ALGARVE

Como estava marcado para o dia 20 de Outubro o 2º Convívio de Chiveves (Beirenses) em Albufeira, eu, aproveitei para ir antes e passar uma semaninha, em beleza, em Vila Moura. 
A previsão do tempo prometia sol e do bom, de modo que, convidei o Zé Teixeira e a São para irem comigo, que logo aceitaram e, no Domingo, dia 14 lá partimos de Braga, bem cedinho. 

Tínhamos programado antes de passarmos o Tejo, ir visitar um amigo que não víamos há montes de anos, meu colega do Camões e da tropa, do Zé, além de amigo da juventude de ambos, dos bailes, etc. Estou a falar do grande Peão Lopes !
Mas, antes disto, o Zé levava, como sempre, uma na manga...
Quando lhe perguntei onde íamos almoçar ao chegar a Lisboa ele "embicou-me" para os lados de Caneças e qual não é o meu espanto estávamos a parar em Casal de Cambra, no Restaurante Lamego com uns anúncios de comidas africanas que faziam crescer água na boca !
Tal como eu acima disse, o Zé levava mais uma na manga... 
Este Restaurante pertence a uma amiga, Beirense (Moçambique) que ele não via há muito tempo e que se chama Anita Lee. A marcação tinha sido feita por ele, sem dizer quem era, ele ía munido, como sempre, de fotos antigas onde a dona do Restaurante estava e foi uma verdadeira festa quando já instalados na mesa o Zé começou a levantar o véu e eles se reencontraram ! Podem comprovar pela foto...
O almoço foi divinal a companhia da Anita ainda melhor mas tínhamos de continuar a nossa rota.

Dali fomos até Rio de Mouro para visitar outro colega, como já disse mais acima, o Peão Lopes. Foi uma grande emoção este reencontro com o Peão e ele, felizmente, nesse dia, estava super bem disposto e recordou-se da maioria das brincadeiras e factos do tempo de tropa que o Teixeira contava. Isto para não falar no "show" à Peão e naquele estilo característico dele quando cantava !!! Foi uma alegria e um bocado muito bem passado em casa do Peão Lopes e família. Aqui estou eu e o Peão e o grupo também...
Depois desta tarde de recordações lá partimos com destino a Évora, onde fomos ficar nessa noite, tendo visitado a cidade que eles não conheciam, e no dia seguinte, segunda-feira, demos início a mais uns passeios pela Costa Vicentina, almoçando em Porto Covo para de tarde, antes de ir para Vila Moura, eu passar por Messines para poder visitar o meu amigo Vitor Paz que não via desde o ano passado. Houve tempo para umas conversinhas e para um cafézito e para matarmos saudades...

À noitinha... rumo a Vila Moura ! Felizmente tudo me correu bem nas viagens e chegámos bem ao Empreendimento Moura Mar, ao apartamento.

O dia seguinte amanheceu lindo, com um sol maravilhoso, a piscina a chamar por mim e...
A semana em Vila Moura foi muito agradável, dividida entre a "curtição" da piscina e sol, passeios pela Marina, almoços e jantares, umas idas a Quarteira, Praia da Rocha e Lagos, até ao final da semana, sexta-feira. Sábado, dia 20 chegava e com ele a grande festa do nosso Convívio !!! Este vai ter um álbum separado.

Todas as fotos desta semana que aqui acabei de narrar podem ser vistas AQUI