Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de março de 2013

7º ANIVERSÁRIO DO GAG, 02 DE MARÇO, EM LISBOA




No passado dia 02 de Março, realizou-se em Lisboa, no Hotel Olissipo Oriente, o 7º Almoço do Grupo de Amigos da Gorongosa (GAG) que este ano, excedeu todas as expectativas, pois reunimos mais de cem pessoas.


Aqui pode ver-se a chegada ao Hotel e eu, no hall da recepção aguardando pelos restantes membros do Núcleo Coordenador do GAG.

A cerimónia e o almoço decorreram na Sala Tóquio. 

A mesa da recepção, à entrada da Sala, com Viviana e Rui Gonçalves, eu e Paulo Baptista todos os que fazíamos parte da equipa da trabalho, acompanhados por Lurdes Gonçalves (Tia Lurdes, para mim).



Aqui, a entrada da Sala Tóquio. Em baixo, eu e Vasco Galante.


A chegada do filantropo americano Greg Carr, que finalmente conheci pessoalmente trouxe-me uma grande alegria pois estava ansiosa por aquele momento... Uma simpatia de pessoa, adorei !




Os participantes e simpatizantes da Gorongosa íam chegando e eis senão quando chega também o grande músico Rui Veloso...




Além dos membros deste Grupo estiveram também presentes muitas individualidades convidadas, entre elas o Embaixador de Moçambique em Portugal, o filantropo americano Greg Carr, financiador e dirigente do Projecto de Restauração da Gorongosa, Coronel Beca Jofrisse, membro do Comité de Supervisão do Projecto, Drª. Fernanda Matsinha, Seretária Permanente do Ministério de Turismo de Moçambique, Dr. Maló de Abreu, Empresário e Presidente da ONG "Memórias e Gentes", Profª Helena Freitas, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Drª Sofia Brás Monteiro, Escritora e Empresária de Publicidade e Design, Dr. José Arimateia, Presidente para o Turismo do Grupo Visabeira, Engº Francisco Ferreira, Presidente da QUERCUS, Dr. Vasco Galante, Director de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Paulo Azevedo e Nicole Azevedo do Grupo SONAE.


Estas individualidades constituíam a Mesa de Honra que tinha o nome de Chitengo.





Este almoço anual do grupo informal de amigos vem-se realizando desde a formação do GAG, ou seja, desde 2007 mas este ano, graças ao interesse que o GAG tem despertado a organizações e pessoas que têem visitado a Gorongosa, nestes últimos anos, e que têem manifestado vontade de conhecer e até ajudar no Projecto do PNG, foi realmente muito maior e de redobrado interesse.

Tudo estava bem organizado, estivémos de parabéns, o ambiente foi excepcional e todos se sentiram bem. Aspectos da sala...




Começou José Canelas a usar da palavra, em representação do GAG, moderando depois a sessão... seguiram-se as intervenções do Greg Carr (PNG), Maló de Abreu (Memórias e Gentes), Lorena Laranjeira (Visabeira), Rita Frias (AsíliaAfrica), Vasco Galante (PNG) e por último o Embaixador de Moçambique em Portugal.




O encerramento da sessão foi feito por José Canelas, como se vê nesta foto. 

Seguiram-se as tentativas de fazer uma foto de grupo o que era quase impossível pois éramos imensos, cada um dava o seu palpite, dentro da sala não dava pois ficavamos todos à mesma altura e ficava escuro, cá fora, tirando a foto de cima ficávamos como "formigas", enfim foi divertido mas difícil conjugar todas estas contrariedades fotográficas pois nem nas escadas conseguíamos caber todos !


E pronto lá fomos tentando fazer várias fotos de grupos... 

Esta foto é muito importante: o Greg Carr com os membros do Núcleo Coordenador do GAG. Da esquerda para a direita:
(Mizé Coimbra, ToJo Silva, José Canelas, Celestino Gonçalves, Greg Carr, Graça Moreira e Fernando Gil.)







Nesta última foto vê-se a fotógrafa profissional amiga do GAG, Maria João Arcanjo, de joelhos... perante o Grupo ! e eu que não deixei de registar este momento !!!

Reportagem completa poderá ser vista  AQUI

segunda-feira, 11 de março de 2013

FIM DE SEMANA DE FADOS EM LISBOA



Nos dias 9 e 10 de Fevereiro fui passar o fim de semana a Lisboa, num passeio muito agradável, cujo programa era essencialmente virado para o Fado de Lisboa...

A chegada ao Hotel, à Costa da Caparica,  fez-se pelo meio dia, onde nos instalámos, e almoçámos.





Após o almoço havia que cumprir o programa da tarde e lá saímos para o passeio que consituíu, entre outras coisas, uma visita ao Museu do Fado, que adorei.
 Interessantíssimo, o Museu, muito completo, e complementado com as explicações da guia, encantou-nos. Estava guardada uma surpresa muito agradável para o fim da nossa visita que foi conhecer e ver actuar a grande Fadista Maria Armanda! Foi um momento de fado muito bonito,  muito bom pois ouvi-la, ao vivo e aos seus guitarristas encanta qualquer um. 










No fim, tive o privilégio de poder privar uns minutos com a grande Fadista e tirar uma foto só com ela.

Após a visita ao Museu do Fado e antes de regressar ao Hotel para nos prepararmos para o programa da noite, ainda formos, como não podia deixar de ser, saborear os ricos pastéis de nata, quentinhos, únicos... os de Belém ! A fila, aliás eram duas, eram enormes, para se entrar !


Depois de termos passado de novo pelo Hotel, iniciámos o programa da noite que consistiu num jantar numa típica Casa de Fados, "O Velho Pateo de Sant' Ana" , situado no coração de Lisboa, sala de visitas do Fado e uma referência na noite fadista de Lisboa.


O jantar foi muito agradável, acompanhado de fados, belos fados.

Reinou a alegria e boa disposição no grupo, durante todo o jantar, brincou-se, foi-se ouvindo fado e foram-se tirando muitas fotos ... muitas mesmo, mas não fui a única,  embora tivesse sido a minha reportagem a eleita !




Entretanto começaram a chegar, cantando alternadamente, grandes nomes do fado, pelo que se fez silêncio e a noite foi inesqueível.




Aconselho-vos, amigos/as a uma noite de fados no Velho Páteo de Sant'Ana para o que vos deixo, aqui,  o site deles, a visitar: http://www.velhopateodesantana.com/

No Domingo, dia 10, após o pequeno almoço no Hotel, houve actividades que nos preencheram a manhã. Amanheceu um pouco "enfuscado" ... era esta a vista do meu quarto !


O almoço foi ainda no Hotel após o qual partimos em direcção a Sintra, vila portuguesa no Distrito de Lisboa, como todos sabem , e que incluiu o sítio "Paisagem Cultural de Sintra" - Património Mundial da UNESCO e que tem recusado ser elevada a categoria  de cidade apesar de ser sede do segundo mais populoso município em Portugal, segundo a Câmara Municipal de Sintra.

Aqui estamos nós a chegar a Sintra..


A tarde foi passada em Sintra, cada um escoheu o que mais gostava de explorar, outros fizeram a visita no típico comboio...


... sem contudo se deixar de passar pela típica "Piriquita" !


A passagem pela "Piriquita", casa de chá e pastelaria, antiga Fábrica de Queijadas de Sintra, passa pelo saborear as célebres queijadas e travesseiros de Sintra. Encontram-se referências às queijadas, como fazendo parte de pagamentos de foros, no ano de 1227 quando reinava D. Sancho I, o Capelo. Quanto à origem das queijadas ela parece ter sido em Ranholas, na freguesia de S. Pedro de Penaferrim.

Os Travesseiros de Sintra, esses são um dos mais afamados doces da região pois acho que não há ninguém que passe por esta linda vila  e não se sinta "obrigado" a prová-los !!!

E assim foi a nossa tarde em Sintra... estava a terminar o passeio.


Rumámos a casa, com uma boa viagem, embora o tempo não estivesse famoso, à noite, mas valeu a pena, foi um fim de semana 5 estrêlas.

Para ver todas as fotos clicar AQUI