Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ALMOÇO EM S. MARTINHO DA CORTIÇA

No sábado, dia 21 de Setembro, os amigos Zilda e Luis Fernandes ofereceram, no Carapinhal, numa das suas casas, um belo almoçopara o qual eu tinha sido convidada, bem como outros amigos, chamuares, companheiros de trabalho na Gorongosa e familiares. Aqui estamos nós, eu, Tios Lurdes e Celestino, Zé Canelas e Manuel Romão, a chegar a S. Martinho, ao local de encontro com o Luís.

O Zé Canelas logo me fez um registo fotográfico...




Dali fomos para o Carapinhal, para a outra casa da Zilda e Luís onde ela, a Inês, a Rosário e a Beta já nos esperavam e andavam numa azáfama com os últimos retoques no salão, que estava lindo. Mal chegámos o cheirinho era tão bom...tão bom, que fomos logo espreitar o panelão ! 
A Beta é uma cozinheira 5 estrêlas, tudo, tudo estava delicioso. Reparem nela, ali atrás, nesta foto, sempre sem parar...




O salão estava lindo, muitíssimo bem arranjado...
Os arranjos que que a Zilda tinha nas mesas transportaram-me à Manga, pois eram feitos com buganvílias e precisamente da côr daquela que o meu pai tinha na nossa "latada", em nossa casa !

Depois de todos terem chegado e de algumas fotografias tiradas o Luís chamou para os aperitivos... para abrir ainda mais o apetite ! Entre tanta coisa estavam as chamuças, também feitas pela Beta, que todos gabámos... 




Cá estamos nós a "atacar" e a brindar à amizade e a Moçambique.



Seguiu-se o repasto, que teve início com uma saborosa canja caseira, seguida de uma magnífica caldeirada de cabrito, deliciosa, acompanhada de saladas e regada por um tinto escolhido a dedo !








As sobremesas, no final do almoço, surgiram e cada uma melhor que outra eheheheheh !


Escusado será dizer que ao longo deste belo almoço a "braqueta" foi sempre enorme, interessante, recordando factos e passagens da vida de cada um na Gorongosa, Beira, etc.

Chegou a hora do café e aí entrou de "fachina" o filhote da Inês, o Luís. A acompanhar este belo cognac !














No final o casal anfitrião agradeceu a nossa presença tendo-se seguido umas palavras do Tio Celestino, em nome de todos nós, demonstrando o nosso agradecimento para tão amável convite. 

Poderá ser vista toda a minha reportagem deste dia fabuloso em S. Martinho da Cortiça (Carapinhal) clicando AQUI

Neste mesmo sábado, de manhã, antes da ida para S. Martinho da Cortiça, eu estive em Coimbra onde fiz um passeio pela baixa, onde fiz algumas fotografias que poderão ser vistas AQUI

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FÉRIAS NO CANADÁ, SETEMBRO DE 2013

Quando o mês de Setembro chegou aumentou a minha ânsia por se aproximar a data da partida para a grande viagem de sonho que eu tinha programada, ao Canadá.


Sempre tive imensa curiosidade em conhecer um pouco daquele maravilhoso país e, desta vez, quando se proporcionou esta viagem de grupo eu não a deixei escapar ! E ainda bem pois além de gostar de tudo o que vimos e conhecemos adorei o grupo e adorei as novas amizades feitas com algumas pessoas.
Aqui está o nosso grupinho...


O programa da viagem era aliciante, iríamos conhecer dois Estados do Canadá e visitar as suas cidades mais importantes. E assim foi. Conhecemos os Estados de Ontário e Quebec. 

No Estado de Ontário, estivémos em Toronto conhecendo a cidade e os seus pontos de maior interese (Universidade, Casa Loma, Palácio da Câmara, Palácio do Governo, a elegante área de Yorkville, Torre CN, Chinatown, etc.), estivémos em Niagara Falls, onde almoçámos no restaurante panorâmico da Torre Skylon fazendo a seguir um mini-cruzeiro a bordo do barco "Maid of the Mist" junto às cataratas, visitámos também  localidade vitoriana de Niagara-on-the-Lake, visitámos a cidade de Ottawa, o seu centro financeiro, casa do Primeiro Ministro e Governador, residências dos Embaixadores, e o seu maravilhso  "Algonquin Park", o primeiro parque provincial do Canadá, com uma área de 7.653 Km2 e que foi declarado Local Histórico Nacional, em 1992, pela sua beleza e boa conservação. 


                                 Universidade de Toronto

                  Almoço no cimo da Torre Skylon, restaurante panorâmico.

                 De seguida o mini-cruzeiro junto às cataratas do Niagara...






Em Niagara-on-the-Lake que foi a primeira capital do Upper Canada.


 Ainda em Toronto, saíndo do hotel...



Em direcção a Ottawa, paragem em Algonquin Parck...




Ottawa, chegada ao final da tarde ...


Passagem pelo Edifíio do Parlamento...












... e "Chama do Centenário" acesa em 1967, frente ao Bloco Central, para comemorar o 100º aniversário da Confederação do Canadá.



Do outro lado junto ao Museu Canadiano da Civilização


Em Ottawa...






Após o almoço em Ottawa ...

No Estado do Quebéc, conhecemos, inialmente Quebec City, cidade maravilhosa, considerada a cidade mais Europeia da América do Norte.





























Ali visitámos as suas fortificações, o Parque das Batalhas (Campo de Abraham, local de importante batalha em 1775), Praça Real, Terraço Dufferin sentindo, pelas ruas estreitas e aconchegantes aquela magia secular. 

Ainda visitámos o Canyon Ste. Anne de Beaupre e famosíssima Basílica Ste. Anne de Beaupre bem como as Quedas de Mt. Morency.




A Basílica Ste. Anne de Beaupre...


Almoço típico com comida típica dos trabalhadores e acompanhado com música típica daquela região...





 Quedas de Mt. Morency...








Ainda no Estado de Quebéc conhecemos a linda cidade cosmopolita de Montreal situada entre o rio St. Lawrence e o Monte Royal.  

Esta cidade oferece uma grande diversidade de atracções como seja, por exemplo, a sua famosa "cidade subterrânea", com mais de 28 Kms onde pudémos ver as mais caras e famosas boutiques e lojas, cinemas, restaurantes de comida francesa, etc.

Aqui estamos nós a entrar para conhecer um pouco dessa cidade subterrânea... 





Montreal é  uma cidade de língua francesa, a segunda maior cidade francófona do Mundo, e nela se destaca uma zona antiga, a área financeira e comercial e o Monte Royal onde visitámos o Oratório de S. José. 















Maravilhosa foi a visita acompanhada com guia local ao interior da famosa e lindíssima Basílica de Notre Dame que me marcou imenso e penso que a todos os meus companheiros e companheiras de viagem.







Ainda em Ottawa... 



No regresso de Montreal (Estado de Quebéc) com direcção a Toronto (Estado de Ontário) para onde fomos pela segunda vez, o programa incluía ainda mais "maravilhas"...
Assim, fomos para Rockport onde fizémos o Cruzeiro das Mil Ilhas disfrutando de um belo almoço a bordo do barco, conhecendo as ilhas (existem 1860 ilhas registadas) e a sua história. 

















Na continuação do regresso a Toronto ainda passámos por Kingston, também um lugar com história. 
Estávamos, assim, já no 7º dia da nossa viagem !








À chegada a Toronto, nesta quinta-feira, esperavam-me no Hotel os meus queridos amigos Vic Anjos e Otília, para me levarem a jantar e comer comida portuguesa...

E lá fomos os três jantar a uma das "Bairradas", comer a tão desejada comidinha do nosso Portugal, acompanhada por um belo vinho que o Vic escolheu, um vinho do Chile, que eu adorei.









No final do nosso jantar, bem felizes, à saída. Obrigada Mossopo e Otília por esta noite tão agradável que deu para matar saudades vossas e também da nossa tão boa comidinha !

No dia seguinte, sexta-feira demanhã, eu no Hotel, esperava pelo Mossopo para irmos às compras... E chegou uma linda limousine ehehehehe, estava gente grande no Hotel, e eu dizia que era o Mossopo que ma tinha mandado !!!  



Lá fomos os dois para as compras e com a ajuda do Vic conseguimos encontrar tudo o que os meus filhotes tinham pedido. Lá estamos nós a caminho da Loja dos Videos...



E ainda houve tempo para passarmos junto da Empresa do Vic Júnior para que eu o pudesse ver a dar um abraço naquele borracho, igual ao papá dele... quando o pai era novo pareciam irmãos, tenho a certeza, ehehehehe !




















Após as últimas compras, saímos do nosso hotel com destino à Torre CN para a grande vista sobre a cidade e para o almoço no restaurante giratório (360o) da Torre CN, que adorei.




























Após o almoço e antes do cruzeiro andámos a tirar fotografias no "chão de vidro" da Torre, aquela altura de 553 metros, em que algumas pessoas, por vertigens, nem conseguem olhar ...



















Seguiu-se um bonito Cruzeiro pela Baía de Toronto, durante cerca de 1 hora, que foi a nossa despedida, pois dali iríamos para o aeroporto após o fim de tarde na marginal, no Queen's Quay.












E pronto lá fomos para o aeroporto para o nosso voo de regresso a Portugal, muito satisfeitos com a viagem, com os excelentes Guias que tivémos sempre a nosso lado e a quem agradecemos todo o profissionalismo e empenhamento demonstrados, a Paulina Batista que nos acompanhou desde Lisboa e até Lisboa e o Fernando Sousa que nos esperava no aeroporto de Toronto e nos acompanhou também, incansavelmente. 
Eles aqui estão !



Agora, porque aqui só está um cheirinho... quem quiser ver a minha reportagem completa desde o embarque até ao desembarque, com cerca de 2000 fotos feitas por mim nesta viagem maravilhosa, deve clicar AQUI