Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MAIS UM ANIVERSÁRIO COM SAÚDE, FAMÍLIA E FELICIDADE

Como nasci a 09 de Novembro, nesse dia fiz anos !!!

É verdade, fiz os meus 66 anos, acompanhada dos filhotes e netos, como é habitual.

Esta foto foi tirada quando eles chegaram junto de mim e me ofereceram estas flores lindas de que tanto gostei. 

Amei ! Obrigada filhotes e netos.

Desta vez não houve almoço nem jantar pois os compromissos futebolísticos do neto Miguel, festas de colegas dos netos, enfim a vida social das crianças, nesse dia, não permitia mais que um lanchinho... Já viram como são as coisas ??? Tão pequenos e já com uma agenda tão completa, mas foi a verdade.



 Aqui estamos nós petiscando, diferençando o dia ...




E pronto, de apagar as velas é que eu não escapei... nem os netinhos deixavam passar sem se cantar os parabéns !

Tirámos algumas fotos, para a posteridade, como eu costumo dizer, das quais, eu destaco algumas que vou colocar a seguir. As restantes podem ser vistas no álbum indicado, mais abaixo.



Eu e os meus dois filhos, Ana Rita e João ...



E aqui eu, os meus dois filhos, e os três netos, filhos da Ana Rita e do Zé Luís, respectivamente João (17 anos), Miguel (11 anos) e Joana (10 anos). As três gerações !

Mais algumas fotos podem ser vistas AQUI


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VIAGEM DE SONHO A S. TOMÉ E ILHÉU DAS ROLAS

No dia 24 de Outubro às 00.40H, aliás já era dia 25... partimos para a nossa viagem a S. Tomé, onde iríamos ficar no Ilhéu das Rolas e na capital também.

Eu cheguei e encontrei-me logo de seguida com as amigas e companheiras de viagem Graça Gaio e Neli Cruz e, as três juntas, começámos logo a festa...












A seguir, chegava o Pipe (Barata Coelho) e a Midinha, ele com o seu violão às costas...



O "Grupo Must" como baptizei o nosso Grupo de doze amigos, reuniu-se logo de seguida no ponto de encontro no Aeroporto em Lisboa, cheio de alegria e amizade como lhe é peculiar. Seguimos os passos inerentes ao embarque e, como mostra a foto tirada pelo Pipe (Barata Coelho) que por essa razão não pôde ficar, aqui estamos nós, bem dispostos, unidos e em pulgas para embarcar !!!



A viagem correu bem, depois de uns contratempos ocorridos após levantarmos voo ehehehehe, coisas técnicas do avião que assustam um pouco mas, depois de resolvidas, rapidamente foram esquecidas.

Escusado será dizer que no avião, enorme, completamente lotado, o nosso Grupo deu nas vistas... sempre com brincadeiras e muita animação.




O Barata Coelho foi apanhado por mim quando andava a registar as "caras" de quem iria com medo ehehehehe !


Enfim, não poderei aqui descrever tudo portanto, como tenho a viagem dividida por álbuns, clicando no "aqui" poderão ver o primeiro álbum que diz respeito à partida e chegada a S. Tomé (dias 25 e 26 de Outubro) .
Clicar AQUI

No dia 26 de Outubro seguimos para o Paraíso... Ilhéu das Rolas !



A nossa chegada e a forma como fomos recebidos no Pestana Equador, Ilhéu das Rolas !




Eu, à chegada, saboreando a minha água de côco, completamente extasiada com tanta beleza de paisagem e simpatia por parte de quem nos estava a receber, assim como todos os membros do nosso Grupo Must.

Os dias que se seguiram no Ilhéu foram quase impossíveis de descrever por muito que eu escreva. Só visto e vivido como foi o nosso caso.



O Resort Pestana Equador reune tudo quando é de melhor e proporciona-nos uma estadia inesquecível, podem acreditar. Ora apreciem um pouco estas fotos lindas...




 Alguns momentos do nosso Grupo no Resort,  onde saltávamos da praia para as piscinas quentinhas, de água salgada e vice-versa ... Saudades !!!



















Durante a nossa estadia no Ilhéu percorremos toda a ilha, conhecendo todas as belas praias e recantos, sempre acompanhados com o guia Gaspar, visitando Miradouros e o importante Monumento Marco do Equador onde todos, depois de uma longa caminhada, chegámos ofegantes mas ansiosos e felizes. Todos queríamos uma recordação daquele momento e daquele local, como era evidente...



Aqui estamos os doze, "Grupo Must", na linha do Equador, para a posteridade !



Esta parte da estadia no Ilhéu das Rolas, com todas estas caminhadas, visitas às praias, miradouros, monumento, almoços, jantares, festas, aposentos, etc. poderá ser vista no segundo álbum (de 26 a 29 de Outubro) clicando AQUI

Depois desta estadia embarcámos, guiados pelo belo e simpático Comandante Pedro Carvalho que nos encantou a todas... rumo a Ponta Baleia, de novo. Aqui fica, para não dizerem que é exagero, a foto do nosso ilustre Comandante ...



No dia 29 de Outubro, depois do desembarque em Ponta Baleia seguimos, no Bus Pestana, em direcção à "Roça com os Tachos", conhecida Roça S.João de Angolares mas não sem, durante a viagem visitar e apreciar num passeio magnífico, lugares fabulosos e interagir com a população, simpatiquíssima, cumprindo o Programa que a nossa querida Alda Diakos tinha organizado para esta viagem. Antes da chegada à Roça de João Silva vão ter oportunidade de ver lindíssimas fotos, no terceiro álbum que irei colocar aqui no final desta descrição...





Um cheirinho de beleza antes de chegar à Roça...





Para almoçar eis que chegamos a Angolares, à Roça S. João, já todos com um apetite devorador e curiosos sobre todos os pitéus e pratos tradicionais de S. Tomé que íamos comer...





A Alda,  com a esposa de João Silva,  que, com bastante pena nossa não estava no país nessa altura. Como já o conhecíamos tanto da Televisão, do seu Programa de Culinária ao ar livre, na Roça, teria sido muito agradável poder privar com ele, também.


Naquele salão enorme onde fomos recebidos e onde nos foram servidas saborosas iguarias, numa de boas-vindas, tais como côco no forno, por exemplo, via-se a azáfama do pessoal na cozinha e cheirava-se um agradável aroma que nem vos digo...





 O nosso almoço, escusado será dizer, foi divinal, com as deliciosas entradas e a "moqueca" que estava soberba, tudo bem regado com a cerveja ROSEMA, a cerveja de S. Tomé.




Aqui podem ver a nossa mesa de pêso... os doze magníficos ! Se contarem... estávamos treze pois à cabeceira da mesa está também o Sr. Carlos que nos conduzia. Excelente condutor e excelente companhia !

Após as diversas sobremesas elaboradas todas elas com frutos e compotas de frutos da roça, muito boas...





... e depois o café de S. Tomé,  esperava-nos um espectáculo que nem vos digo nada...a actuação de um Grupo de Dança que nos apresentou o folclore de Angolares, animadíssimos e que, no final terminou com um divertido e animado baile misturando os músicos, as dançarinas, nós os do Grupo, outros hóspedes, enfim um final de festa digno de se registar !












No final de toda esta festança seguimos viagem indo visitar  Boca do Inferno, situada na Roça Água-Izé, da qual existem várias lendas... A que nos foi contada naquele dia foi que, em tempos idos, um nobre português, montado no seu cavalo, entrou naquele buraco nas rochas tendo ir saído ao Guincho (eles dizem a Cascais) à Boca do Inferno, em Portugal !





A Boca do Inferno é um pequeno canal que foi erodido pelo mar (rocha basáltica, de uma das erupções vulcânicas que formaram aquela ilha). Tem uma forma peculiar e quando as ondas são canalizadas para o buraco, vê-se aquela espuma toda e devido a todo este aspecto o local ficou com fama de muito perigoso e ligado a malefícios do demónio ! 

Dali continuámos a nossa viagem rumo a capital, onde chegámos ao princípio da noite, ao Hotel Miramar Pestana.



Na manhã do dia seguinte, dia 30, todos equipados lá fomos tomar o pequeno almoço pois o programa ditava para esse dia um grande passeio em 4X4 à parte Norte de S. Tomé.



Já na sala de pequenos almoços, com esta vista fantástica para a piscina e jardins...



De saída para o grande passeio, a Elvira, Directora Financeira do Grupo Pestana e nossa amiga que nos acompanhou sempre,  dava as indicações necessárias ao guia...



Como podem ver, em cada Jeep íam sete pessoas. Este era conduzido pelo simpático Quim. Eu e a Graça Gaio assim como duas outras pessoas do Grupo no outro Jeep ocupámos os lugares de "perder pêso" e fazer "sarrabulho" ... Não podem imaginar nunca a risota que foi, o que nós as duas naquele passeio chorámos, lágrimas pela cara a baixo, de tanto rir !!! Perguntem ao Barata Coelho, à Tendinha, ao Brízido, enfim a quem ía neste 4X4 que eles contam-vos ... O Quim até estava intrigado com tanto riso... dizia assim "aquelas duas senhoras ali, são demais " !!!

Desde S. Tomé passámos por sítios importantes e lindos que irão ver neste terceiro álbum, como a passagem por Trindade, segunda cidade de S. Tomé, salientando-se a Igreja da Santíssima Trindade, o Batepá, símbolo da maior revolta de S. Tomé, em 1953, contra os colonos portugueses. 

Este monumento chama-se Revolta de Batepá.



Depois foi a visita à Roça Café, antiga roça que pertenceu à família portuguesa Espirito Santo. Fizémos uma visita guiada à Fábrica e no fim quem quis comprou o café de S. Tomé...






 Continuando por aquelas estradas mesmo para 4X4...





... a Elvira, linda no seu estilo, mostra-nos a Cascata de S. Nicolau onde todos fizémos imensas fotografias.






O passeio foi muito lindo, e a seguir fomos fazer o nosso pic-nic no Jardim Botânico, lambusámo-nos todas com as mangas, comemos jaca até fartar, enfim foi fabuloso tanto a parte dos "comes e bebes" como a parte de convívio com muita amizade.












No Jardim Botânico fomos acompanhados pelo Francisco. 

Ele,  explicou-nos com sabedoria, tudo sobre as árvores, plantas medicinais e não só, flores, chás, micocó e pau esteira que foram as que mais risota deram... malandrices nossas claro !






 Aqui estão três fotos do célebre "pau esteira"

Daqui, com destino a Bombaím há a registar a nossa passagem pela Pousada da Boavista, antiga Pousada Salazar, onde ficou hospedada a tripulação da TAP quando esta companhia realizou o primeiro voo para S. Tomé e Príncipe. Podem ver nas fotos seguintes... 




E na estrada para Bombaim era assim...




E lá chegámos nós à Pousada Roça Bombaim, um autêntico refúgio na floresta tropical, ponto de passagem de roteiros pedestres que atravessam o Parque Ôbo de S. Tomé. Fica situada numa região limítrofe de acesso ao Parque Ôbo, a cerca de 5kms da cidade da Trindade.



 Esta Pousada surgiu da excelente recuperação das ruínas da antiga casa de administração da plantação Roça Bombaim. É linda, linda, como poderão ver.


















Aqui, à esquerda, podem ver a árvore que dá o mangustão e ao centro o fruto mangustão !



 Daqui foi o regresso a S. Tomé, ao Hotel, para nos prepararmos para outro dos magníficos jantares e baile, no Pestana S. Tomé. 
Era a nossa "Noite Branca". Noite Branca porquê, perguntam vocês. Porque tínhamos instituído no nosso Grupo Must que uma das noites de jantar e baile teríamos todas e todos de levar vestido, pelo menos uma peça de roupa branca. E assim foi... como vão poder ver. A Neli, como foi do contra, fez o inverso ehehehehe não conseguimos que vestisse branco mas divertiu-se à grande !

Cá estamos nós, antes de sairmos para o Bus...






Já no Bus Pestana lá íamos nós para a festa, todos contentes...




Já no Pestana S. Tomé, no início do jantar, onde tudo estava nos trinques. a comida muito boa e a companhia excelente...

















A nossa mesa brilhava acreditem !















Vão poder apreciar muito melhor, nas fotos e vídeos que estão no terceiro álbum que vou aqui colocar no fim desta narrativa, pois isto foi uma loucura total. Não deixem de ver o vídeo que está excepcional... um show !


E estávamos no final da festa e a embalagem era esta...

Aqui estamos a sair do Hotel, todas frescas...



E pronto, como podem ver a nossa resistência aos 50 e 60 anos ainda é a dos "Anos 60 " pois ao fim de um dia inteiro de muitos Kms de passeio em 4X4 , chegar ao hotel e ir de seguida para uma noite destas, de jantar e baile, mas curtição de verdade como acabam de ver, à saída, não íamos dormir ehehehe  ainda íamos até ao Casino !!!

Todo este período descrito entre o dia 29 até 31 de Outubro ou seja o terceiro álbum, poderá ser visto clicando AQUI



Na manhã do dia 31, com esta vista para a piscina, tomámos o nosso pequeno-almoço para cumprir o programa conversado na véspera. Estava a chegar ao fim a nossa estadia !




Deixámos o Hotel, a pé, com a manhã livre, para irmos visitar o Mercado, comprar artesanato, capulanas, enfim o que cada um quisesse.














No caminho para o Mercado eu e a Bela Teixeira fizemos logo sociedade na compra de uma capulana, que ambas gostámos e que tinha bué de metros e nos foi oferecida para venda logo ali na rua ...









A ida ao Mercado foi complicada mas apesar de tudo nós corremos todo o espaço, em baixo e em cima, cuscámos os tecidos, as roupas, as capulanas (lá não chamam capulanas), apreciámos todos os géneros de frutas, legumes, especiarias, da terra, o  peixe (aí foi mais difícil... que o diga a Neli !).





 Quando eu referia acima que era complicado andar pelo Mercado em S. Tomé não me referia só à multidão de gente que se acotovela, que passa com caixas e bacias por nós, etc. mas sim, porque algumas vendedoras (não todas) recusam-se a ser fotografadas nas suas bancas, tapam a cara, deixam fotografar os produtos mas a elas não. Para eu conseguir tirar esta foto a estes exemplares de espadartes nem queiram saber a habilidade que tive de ter... eheheheh,  enquanto a Neli quase "apanhava" e era corrida pela vendedora por ter a máquina na mão, eu, à sucapa consegui esta bela foto.



No entanto, os restantes, sobretudo os vendedores masculinos, esses pediam-nos que lhe tirasse fotos e pedia para ver logo de seguida... Um deles, depois de ver, virou-se para mim e disse-me: "amiga, manda para mim" !!!

Foi justamente este, de camisola às riscas azuis que me fez esse pedido.


















Estes jovens, como aqui pode ser visto, enquanto não tinham clientes jogavam às Damas, com tudo feito por eles, improvisado e segurando eles mesmo o "pseudo" tabuleiro. Era isto que muita criança e jovens de hoje, que tudo têem e tudo pedem, deviam ver. E eles estavam felizes jogando a sua partida... Quem não conhece melhor é feliz mesmo assim. 
Simpático povo o de S. Tomé. 
Educados e afáveis, sem haver pedintes nas ruas mesmo sendo um País pobre não se vê a mendicidade nas ruas.



 À saída do Mercado lá estava o PINGO DOXI e os 
ICE CREAM , ali bem destacados...
Reparem neste pequeno edificio azul. 
Sabem o que é?

Os Sanitários públicos, logo ali junto do Mercado e quando passámos perto, eu reparei que estavam limpos e não vinha mau cheiro lá de dentro.

E faltava mostrar a praça de taxis, frente ao Mercado...



Depois desta visita e compras havia que rumar à zona do nosso Hotel pois tínhamos um belo de um almoço para comer, composto, essencialmente, de peixe grelhado, peixe divinal, fresquinho.

Lá fomos rumo ao Papa Figo ...




Ali estávamos todos, com apetite que bastava, para saborear o peixe grelhado e os acompanhamentos que ainda hoje me fazem crescer água na boca, quando me lembro...
a macabala, banana frita, fruta pão... 





Este peixinho grelhado que aqui vêem e que nos soube uma maravilha chama-se peixe bonito. 
Recomendo, a quem lá for, para experimentar ...


Este belo almoço foi muito bem regado... ora vejam, bom e geladinho...





Durante este almoço eu, sempre de olho bem atento, vejo parar uma moto que me fez arregalar o olho ainda mais quando vejo a pessoa tirar o seu capacete... Inconfundível, era o nosso galã, o nosso Comandante Pedro Carvalho, à paisana, que vinha também ao restaurante. Foi só acenar-lhe... veio logo ter com o Grupo e cumprimentar-nos a todos.

Ficámos logo babadas com esta sobremesa mesmo antes de almoçar ...




Estávamos portanto no dia 31 de Outubro e as férias perto do fim e nós já com saudades... A seguir ao almoço fomos para o Hotel, uns dormirem a sesta, outros lerem e eu, as duas Graças fomos para a piscina do Hotel gozar aquele sol maravilhoso e descansar pois à noite havia jantar e discoteca !






E ali ficámos quase até anoitecer com uma paisagem lindíssima e nem apetecia sair dali.
Mas, a festa continuava e havia mais programa para a noite, que seria a última que passávamos em S. Tomé.

Depois das banhocas tomadas já a pensar nas santolas, lá fomos direitos ao Restaurante do Mendes para o nosso jantar de santola. 










Para quem não comia santola havia este peixinho muito saboroso e bem acompanhado...

Foi muito agradável, como sempre, estava tudo bem disposto, juntou-se a nós também a Elvira e a Bela, sua irmã, e o grupo ficou maior e mais animado ainda ...



Aqui está o grupo durante o jantar... o fotógrafo foi o Sr. Mendes que, apesar da boa vontade não conseguiu uma foto muito boa mas deu para registar o momento.

Para despedida, e como planeado, após o jantar fomos para o "Cacau" ...






O edifício da Cacau foi construído no início do séc. XX (1909-1912) para albergar e fazer a manutenção dos primeiros comboios que circulavam por conta do Estado que, na altura, permitiam ligar a cidade de S. Tomé às zonas periféricas como a Trindade e o Pantufo. Mais tarde foi transformado em Oficinas de Obras Públicas.

Em 2008 este espaço foi arrendado e mandado reconstruir por João Carlos Silva (o dono da Roça S. João dos Angolares, onde já vos mostrei que almoçámos) para apresentação da V Bienal de Arte e Cultura de S. Tomé e Príncipe. Em 2009 foi adquirido com o intuito de albergar o projecto Cacau.
É um espaço de iniciativa privada, com várias parcerias estratégicas e múltiplas actividades culturais que visam a sua sustentabilidade.

Foi aqui no Cacau que fomos curtir a nossa última noite em S. Tomé e dar um pé de dança...

















E pronto, estava terminada a noite de "forró" e tínhamos umas escassas horitas para passar pelo sono ou fazer uma directa, como alguns fizeram, para nessa madrugada do dia 01 de Novembro, embarcarmos.

Às três da madrugada, cá estávamos nós já na sala dos pequemos almoços, frescas para outra...











Prontos na recepção aguardando o Bus que nos ía levar ao Aeroporto de S. Tomé...













E era este nascer do sol São Tomense, que fui fotografando, sucessivamente, que me ficou na memória, gravado, e que não vou esquecer nunca... 
Lindo demais !



Já na sala de embarque...



E aqui já eu espreitava o nosso avião...
Tudo a postos para o nosso embarque.



E lá ía a Aldinha à minha frente, entrando no avião ...



Já no avião, como sempre, todas animadas, nas "pelingrafias" e a hospedeira a querer passar ehehehe !






Levantámos voo de S. Tomé com enorme atraso.

Naquele Aeroporto tudo é feito "leve leve" e nós que praticamente nem tínhamos dormido só pensávamos que aquele tempo podia ter sido apara dormir um pouco mais mas não podia ser... Íamos dormir na viagem !



Por esta altura já a malta falava em aterrar ...


Depois de uma viagem de seis horas, boa e sem precalços, salvo o atraso na  saída de S. Tomé, como já referi,  lá nos vimos a sobrevoar solo português...








E pronto chegava a hora do nosso desembarque em Lisboa...










Esta parte que descrevi e que diz respeito aos dias 31 de Outubro e 01 de Novembro pode ser vista no quarto álbum clicando AQUI

Tudo isto é apenas um resumo de uma viagem e estadia de sonho, inesquecível e que tentei resumir neste meu Blog. Aconselho, sem qualquer vaidade ou petulância da minha parte, a visitarem, mesmo que pausadamente, os quatro links dos álbuns pois têem fotografias e videos lindíssimos para ver. Por exemplo,  no que diz respeito às flores nem calculam como vão ficar fascinados...

Esta Galeria Picasa contém os quatro álbuns completos de toda a viagem, embora eles estejam "espalhados" ao longo deste texto, enquadrados nos dias e na sequência da viagem.

Galeria completa de toda a viagem  AQUI