Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

COIMBRA - 8º ANIVERSÁRIO DO GAG

Este ano o nosso Almoço do GAG foi em Fevereiro para se juntar a dois Eventos relacionados também com a Gorongosa e que se realizavam em Coimbra. 
Daí a antecipação na data do almoço bem como a alteração do local onde o mesmo costuma ter lugar... Lisboa !

No dia 14 saí de Braga com destino a Coimbra pois o meu trabalho na organização do Almoço a isso obrigava. Nesse dia eu e alguns dos membros no Núcleo Coordenador do GAG já ficámos em Coimbra. 

A minha viagem, acompanhada das minhas inseparáveis patudas, decorreu lindamente, da parte da manhã, praticamente sem chuva o que foi muitíssimo bem. As fotos da minha ida para Coimbra bem como da minha instalação poder ser vistas  AQUI

Nessa sexta-feira, dia 14 realizou-se uma cerimónia da Universidade de Coimbra com a celebração e assinatura de um Protocolo de Colaboração entre essa importante Instituição e o Parque Nacional da Gorongosa, assinado pelo Reitor, Prof. Doutor João Gabriel Silva e o Filantropo Greg Carr, multimilionário americano, apaixonado pelo PNG. 


Também na sexta-feira foi inaugurada uma Exposição da Gorongosa que ficou à disposição de todos, no Coimbra Shoping, até ao dia 28 do corrente mês.
Aconselhamos a visita para saberem mais e mais sobre este Paraíso na Terra vendo as fotos e filmes e ouvindo os sons da selva da Gorongosa.



No dia 15, sábado, no Hotel D. Luís realizou-se o nosso almoço do 8º Aniversário do GAG que contou, este ano, com 150 participantes e com dois nomes sonantes da TV e da Rádio, também amigos do GAG, Catarina Furtado, Cândida Pinto e José Candeias. 

Lá estamos nós, junto da porta da entrada do Hotel... Primeiro a vista para a "cabra" ... para quem não sabe é assim que chamam à Torre da Universidade de Coimbra.



Depois nós, os primeiros a chegar... Eu, Mizé Coimbra, Angela Mendonça e Tio Celestino. A Lita tomando o seu cafézinho...


A nossa estrêla Catarina Furtado e o seu marido, o actor João Reis, fizeram parte da Mesa de Honra que, além deles, era constituída por Greg Carr e Dr. Vasco Galante (PNG), Drª. Judite Justino (Encarregada de Negócios da Embaixada de Moçambique em Portugal), Prof. Doutor João Gabriel Silva (Reitor da UC) e esposa, Profª Drª Helena Freitas (Vice-Reitora da UC), Drª Catarina Pestana (Visabeira), Paulo e Nicole Azevedo (Grupo SONAE) e eu, Graça Moreira (GAG).


Tivémos um almoço magnífico, cheio de gente linda e simpática que já faz parte desta "família" Gorongosiana que cada vez está maior.

Tentámos que tudo estivésse bem organizado e que as pessoas se sentissem bem. A distribuição das mesas estava feita neste painel, as listas eram encabeçadas por diversos animais pertencentes à fauna bravia da Gorongosa conforme se pode ver nesta foto em que estou eu e o Tio Celestino que foi, mais uma vez, o motor de toda esta organização... com uma pedalada que não é qualquer um que o acompanha ! Parabéns tio pela sua força e energia.



Chegou rapidamente a hora de entrada no salão onde íamos almoçar e, aí, em cada mesa, os participantes que entretanto já tinham visto qual o número da sua mesa e a figura do animal, encontravam então na mesa um lindo cartaz com o nome do animal e todos os nomes que constituíam a sua mesa.

Para poderem ter uma ideia, aqui deixo um exemplo, o da Mesa de Honra, em que na frente tinha um lindíssimo leão, símbolo da Gorongosa e na outra face uma composição de Fernando Gil (membro do GAG) com o mapa de Moçambique e um trecho do poeta Rui Knopfli em que elogia os sentimentos de quem nasceu e viveu em Moçambique e ainda, uma pomba branca, símbolo da Paz.













As restantes 16 mesas foram também assim decoradas, com cartazes semelhantes e cada um deles com fotos de animais diferentes, de várias espécies do PNG: Elefante, Búfalo, Hipópotamo, Impala, Elande, Zebra, Boi-cavalo, Palapala, Cudo, Inhala, Inhacoso, Gondonga, Leopardo, Imbabala, Chango e Oribi.

Alguns aspectos da sala ao início do almoço...




O programa do almoço foi cumprido conforme programado, houve vários oradores, começando pelo Filantropo Greg Carr seguido pelo representante do Nucleo Coordenador do GAG, Celestino Gonçalves, Dr. Vasco Galante, Director de Comunicação do PNG, Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor João Gabriel Silva, Drª Catarina Pestana, Grupo Visabeira e por último a Drª Judite Justino, Representante da Embaixada de Moçambique em Portugal. 



 Greg Carr                                Celestino Gonçalves                 Dr. Vasco Galante





Drª Catarina Pestana                  Prof. DR. João G. Silva          Drª Judite Justino


O nosso membro do NC do GAG, José Canelas de Sousa foi, como habitualmente o orador e moderador.



A parte final do programa foi totalmente dedicada à exibição em ante-estreia do filme "A Aventura da Catarina na Gorongosa" .

A estrêla principal, Catarina Furtado fez uma introdução do filme e descreveu as fortes e inesquecíveis emoções vividas no PNG salientando sobretudo a aproximação aos animais de grande porte, aos leões, em particular assim como os momentos de ternura e carinho que passou com as crianças, momentos esses que disse nunca mais poder esquecer!

Aqui está ela, linda, risonha como sempre, com José Canelas de Sousa, antes da exibição do filme explicando tudo isto ...



E pronto, a seguir todos assistimos com interesse ao filme que irá a público, em estreia nacional, no dia 23 de Fevereiro, na RTP1 às 21.15h.  Não percam pois vale a pena ver.

Eu irei rever, pois mais descansada agora, bem instalada, em casa, ainda irei apreciá-lo melhor e deliciar-me com aquele paraíso que é a Gorongosa vendo a Catarina mais uma vez. 
Parabéns Catarina. É fabuloso o filme e a experiência.

Poderão ser vistas todas as fotos deste dia clicando AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário