Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SAÍDA DE 2013 E ENTRADA EM 2014

Como estava programado por mim, a seguir ao Natal, deixar Braga rumo a S. Martinho do Porto para uns dias bem passados, com as minhas patudas, naquela zona linda, até chegarem os amigos, assim fiz.

Durante a viagem, a habitual paragem na auto-estrada... 
a Farrusca e a Sabrina aproveitaram também para dar um giro !



Lá seguimos até ao nosso destino, com uma boa viagem, felizmente.
O tempo não esteve mau de todo e deu para mudar de ares, de ambiente, passear, visitar chamuares Beirenses, comer uns bons petiscos, etc.

Chegada a S. Martinho do Porto, Domingo, dia 29 de Dezembro.
Muita gente passeando na marginal, decorria a feira das velharias e o movimento habitual de Domingo, mesmo sendo inverno. A baía estava linda, como sempre.









Na segunda-feira, à hora do almoço, já eu estava no Bar da Estação para ir visitar os nossos chamuares D. Mena e Sr. Barreto, entregar um abraço da São Diniz e... deliciar-me com as famosas chamussas e não só ! Comecei por uns carapauzinhos fritos em molho de escabeche que nem vos digo nada !!!



Aqui estou e a D. Mena, excelente cozinheira de comida goesa...




Aqui, podemos ver o Sr. Barreto (ex funcionário dos Caminhos de Ferro da nossa Beira - Moçambique) acondicionando umas das belas chamussas, acabadinhas de fritar e que teem um recheio que só a D. Mena sabe fazer. Ela faz para todos os gostos... sem picante, normais (com algum picante) e muito picantes... mesmo muito picantes, mas todas elas são boas.

Depois de tudo isto ainda fui tirar umas fotos que poderão ser vistas no álbum que vou colocar no final desta mensagem. Algumas foram feitas lá de cima, do miradouro...



Na terça-feira era o dia da passagem do ano. Amanheceu o dia um pouco cinzento, dei o meu passeio com as minhas patudas, durante a manhã, e fiz os preparativos para a chegada dos amigos Graça Gaio, Júlia e Zé Fernando que chegavam após o almoço. 
A primeira a chegar foi a Graça...Aqui está ela, toda giraça, pronta para descarregar o seu carro.


Logo quase de seguida chegava o casal Santos. Foi uma alegria estarmos os quatro e com os planos que o Zé trazia para o jantar ainda foi melhor ! Grande patuscada a nossa e grande jantarada antes da passagem do ano, feita à maneira do Zé Fernando e muito bem regada. Vou mostrar um pouquinho...

Aqui estamos os quatro, nos aperitivos, saboreando as chamussas da D. Mena, quentinhas, que tínhamos ido buscar !


 Depois o Zé começou a tarefa de temperar "os bicharocos lindos"; à sua maneira, como aqui se vê e, de seguida, começou a grelhá-los



Agora aqui já se vê uma das travessas deles bem grelhadinhos e os restantes petiscos ...



 Bem, quase não consigo descrever o nosso animado jantar que, quando terminou, já era uma risota pegada que se prolongou na ida para a passagem do ano e não só !
Reparem nesta foto que tirei, como todos eles apertam a barriga a rir...




O Zé Fernando estava imparável, dava tiros com o espumante, ria, não se calava e nós estávamos iguais... ou piores ! 
Foi divertidíssimo.







Esta foi a nossa foto à meia-noite e alguns minutos depois do brinde, das passas e durante o fogo de artifício, ali mesmo na baía, lançado de dentro dos barcos...

Depois, no alto do miradouro, tirámos as nossas primeiras fotos de 2014, bem animados e bem quentinhos... apesar do frio !




No primeiro dia de Janeiro o nosso almoço tinha sido marcado para o Viamar em Alfeizerão. Depois de umas horas de sono, com a mesma animação, aqui estamos nós os quatro no belo do almoço que começou por uma bela sopa de pedra !





E pronto, depois deste almoço fomos fazer umas fotos para surpresa à São Diniz e dar mais uns passeios pela zona antes de cada um deles regressar a casa.

As fotos poderão ser vistas, por álbuns, quatro, que se encontram separados por datas AQUI