Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A NOSSA CONSOADA E DIA DE NATAL 2014

Como habitualmente a minha filha Ana Rita reuniu a família na sua casa
que estavamuito bem enfeitada, começando por esta enorme árvore de Natal salpicada de envelopes presentes e rodeada de prendas...

Os mais pequenos, como é óbvio, deliram com este cenário e, apesar dos meus netos já não serem "pequenitos" os primos são mais novinhos e andavam todos a contar as horas que faltavam para jantar e chegar a hora de abrir as prendas!

Apesar de não estarem todos a família era muita e era uma mesa cheia ... 18 pessoas ! Quando cheguei a casa da minha filha já estava esta mesa divinamente preparada, lugares personalizados, marcadores da autoria da minha neta Joana...




Na cozinha, a azáfama era alguma, apesar da minha Rita ter "tudo dominado" e organizado ... Aqui está ela, ainda olhando pelas panelas, linda como sempre...



Ao lado, a ser organizado para mais tarde ir para a mesa já estava a ser preparada a doçaria... e não só !





O nosso jantar decorreu muito bem, o tradicional prato de bacalhau com batatas, couves e ovos cozidos, bem regado... muito bem regado, acompanhado com broa caseira deliciosa.




Depois das sobremesas e dos cafés a miudagem, a fim de passar melhor o tempo que faltava para a hora de abrir as prendas resolveu, como sempre, organizar uns passatempos, desta vez com umas apostas de perguntas e respostas !!!
Assim, chegou rapidamente o momento tão esperado e foi uma alegria enorme para todos.













O Putsky, o cão da casa, que andava pelo meio de todos também teve a sua prendinha... os gatos, que são três presas, esses estavam retirados da confusão !


E pronto, depois das prendas abertas, começou a chegar o "joão pestana" aos mais pequenos e lá foi cada um para suas casas dormir para, no dia seguinte, dia 25, voltarmos para o almoço de Natal.


Dia 25 cerca das 13 horas lá nos juntámos de novo e já a minha Rita tinha a mesa pronta para os 14, desse dia... um dos cunhados e família tinham ido para outros familiares e éramos então menos 4 que na consoada.




O almoço consistiu na tradicional "roupa velha" que é feita com tudo o que sobra do prato de bacalhau com todos da consoada. Tudo partidinho, misturado, temperado com azeite, vinagre e alho e assim é servido. Estava muitíssimo saborosa a "roupa velha".

Depois vieram as tradicionais sobremesas que eram mais que muitas ... 



E pronto, assim se passou o meu Natal em família, e tomaríamos nós que, em todo o Mundo, toda a gente tivesse tido o que nós tivémos à mesa e não só !

Agora, a seguir, já estou a preparar-me para o fim do ano !!!

BRAGA NATALÍCIA

A cidade de Braga continuou linda durante todo o Dezembro e cheia de vida com os variadíssimos programas culturais e de Natal de Rua que atraíram montanhas de gente, moradores da cidade e não só...

Durante o dia, pela cidade, havia sempre imensa animação, música, grupos de crianças de colégios e escolas, enfim, uma alegria.



Na zona Liberdade Fashion ao sábado havia o mercado de rua, muito interessante, muito variado, cheio de bancas onde se encontrava desde o artesanato até roupas, doçarias, etc. e onde se podia também cruzar com bandas, grupos de bombos que alegravam imenso o ambiente.





À noite, a cidade, estava simplesmente maravilhosa. Todos foram unânimes em dizer que este ano a nossa Braga estava mais bonita que nunca !

Como na mensagem anterior, neste Blog, eu já tinha colocado várias fotos das iluminações de Natal no centro histórico, deixo agora aqui, uma que vos vai dar uma ideia praticamente real do que foi a noite do dia 20 de Dezembro, na rua, na Arcada, com os espectáculos que incluíram vários coros e não só. 
Apreciem a quantidade de gente que estava a ver o "Natal de Rua" nessa noite !