Número total de visualizações de páginas

sábado, 10 de janeiro de 2015

DIAS 8 E 9 DE JANEIRO NO PORTO, COM ZÉ CANELAS

Durante estes dois dias eu e o Zé Canelas andámos muito atarefados pelo Porto, em trabalho...

Aproxima-se a data do 9º Aniversário do Grupo de Amigos da Gorongosa GAG e o habitual almoço anual que este ano se vai realizar na cidade invicta e tínhamos de ir ver o Hotel e tratar das consequentes tarefas.

No primeiro dia, tivémos uma pré-reunião, os dois, no Ipanema Hotel...



Apesar do trabalho e das tarefas que tínhamos para fazer fomos fazendo algumas fotos giras enquanto nos deslocávamos  ...
Nesse dia o nosso almoço foi no Restaurante "Rotunda da Boavista" . Quem trabalha tem de se alimentar... e nós assim fizémos !



Como tínhamos trabalho para fazer da parte da tarde lá fomos para a nossa reunião e assim passou a tarde de quinta-feira que correu muito bem.

Na sexta-feira, de novo no Porto, nova reunião no Porto Palácio ...
Depois das reuniões a fome apertava e tínhamos que ir "matá-la" ...
Desta vez, o almoço, foi no "Capa Negra", muito bom com comida muito saborosa...


Ainda houve tempo para umas fotos na Casa da Música ...




e, também no lindo Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, projecto do escultor Alves de Sousa e do Arquitecto Marques da Silva e que se tornou no elemento identificador e estrutural da Praça de Mouzinho de Albuquerque, popularmente conhecida como Rotunda da Boavista e que é a maior praça da cidade do Porto.




Quanto ao trabalho que fomos fazer terminámos estes dois dias, satisfeitos, com o dever cumprido, e com êxito. 
O tempo esteve magnífico, não muito frio, um sol lindo que fomos aproveitando consoante íamos tendo uns bocadinhos livres...

Podem ser vistas todas as fotos destes dias AQUI

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIA DE REIS, 06 DE JANEIRO DE 2015




DIA DE REIS E AS SUAS TRADIÇÕES


O Dia de Reis, segundo a tradição Cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 06 de Janeiro. A noite do dia 05 de Janeiro e o dia 06 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos Santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos, os festejos natalícios  - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em Portugal, o Bolo de Reis, possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o Bolo de Reis no ano seguinte. 



Por todo o País as pessoas costumam "cantar os reis" ou as "reisadas" de porta em porta. 


São convidados a entrar para o interior das casas e oferecidas pequenas refeições com doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. 
Neste dia eram também muito comuns os Autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho País.
A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupos de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas Festas das Folias de Reis.





Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela, com capim (ervas), para que os camelos dos Reis Magos possam alimentar-se e retomar a viagem.  Em troca, os Reis Magos, deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.
A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.
Esta imagem é do bolo tradicional "Roscón de Reyes", em Espanha.


Em França e no Quebec (Canadá) come-se o "Galette des Rois" (Bolo de Reis), que contem um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.



E pronto... aqui ficaram algumas tradições e histórias sobre este Dia de Reis.


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A SAÍDA DE 2014 E A ENTRADA EM 2015, EM ESPANHA


Este ano o meu réveillon, com alguns amigos, estava planeado para ser passado em Espanha, mais propriamente, em Mérida.
A partida foi do Porto com uma viagem em Grupo com partida no dia 30 de Dezembro de 2014 e regresso a 02 de Janeiro do novo ano.



A viagem correu muito bem, fomos muito bem instalados, com umas jovens Guias muito simpáticas e ao final do dia 30 chegámos ao Hotel Las Lomas, em Mérida. 

Fomos parando pelo caminho, destacando-se a primeira paragem na zona de Azambuja, para almoço, numa zona muito agradável ...



Depois, muito mais tarde, já no Alentejo, outra paragem numa área de serviço muito bonita, em Estremoz.
Aqui estamos nós, os quatro amigos, eu, Graça Gaio, Isi e Zé Manel Simões.



Lindíssimo artesanato do alentejo e peças incríveis feitas em cortiça, desde pequenos presépios, objectos de decoração, calçado, chapéus de chuva, bonés, carteiras, enfim até gravatas... tudo em cortiça. Peças lindíssimas, acreditem.












Continuámos a viagem, já estávamos perto, e foi num instante que chegámos a Mérida embora já fosse bem escuro.





Depois foi subir aos aposentos e fazer a preparação para o jantar que foi servido às 21.30H, hora espanhola, claro.



Cá estamos nós os quatro brindando à amizade e à nossa Manga (Beira) Moçambique !

No dia 31, dia do Réveillon, o programa da viagem incluía um passeio no Centro Histórico da cidade a fim de visitar os principais monumentos romanos de Mérida que são de grande valor histórico e muito bonitos. 
Estava muito frio nessa manhã, todos se queixaram mas lá fomos no nosso autocarro ... Na foto, a Sara, a nossa Guia dando algumas indicações.


Infelizmente, por ser a data que era, os Museus e Anfiteatro Romano estavam fechados embora o Operador Turístico tivesse obtido a garantia escrita de que seriam abertos para a nossa visita. Encontrava-se no local, munida da referida autorização escrita a outra Guia, espanhola, que nos acompanhou  mas, infelizmente, concluíram que não abriam esses dois espaços ao grupo. Eu já conhecia, já tinha visitado tanto o anfiteatro como o museu, há uns anos,  mas tive pena da minha amiga não ter podido ver. 


Visitámos todo o "casco histórico", a lindíssima Ponte Romana de Mérida sobre o Guadiana,  o Aqueduto dos Milagres, o Aqueduto de San Lázaro, o Arco de Trajano , o Templo de Diana, enfim, tudo isto sempre ouvindo a Guia espanhola que dava todas as explicações em pormenor. 




 Nós na lindíssima Praça de Espanha onde se podem ver lindíssimos edifícios como aquele, amarelo, de 1883, onde se encontra instalada a "Câmara Municipal" ou seja o Ayuntamento de Mérida.

A outra foto à esquerda foi tirada no Templo de Diana, lindíssimo.

Nesta foto, estamos enquadradas numa 
vista magnífica, com a Ponte Santiago 
Calatrava ao fundo ...


Aqui, nesta rotunda, chamada a "Rotunda da Loba" pode-se apreciar a estátua da Loba que, segundo a lenda, alimentou Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Se repararem por baixo da loba estão as figuras dos dois irmãos gémeos a mamar na loba.


Depois de todas estas visitas, já cerca das duas horas fomos para o Hotel para almoçar pois a fome já apertava...

À noite tinha lugar o jantar de Gala e o Réveillon e tínhamos de estar repousados ...
Cerca das 21.30h começámos a descer para o salão de festas onde ía ser servido o jantar e ter lugar a festa.






O jantar decorreu bem, animado e a festa também... Estávamos juntos, num grupo que se divertiu muito e, imaginem que até tínhamos no nosso Grupo de viagem um ex-professor da nossa Escola Técnica da Beira (Moçambique) que só soubémos que o era quando este, pelas nossas conversas, se apercebeu que éramos Moçambicanos, que tínhamos crescido naquelas terras à beira do Índico. 
Foi engraçado quando este encontro se deu...
Aqui está ele e mais atrás, a Anabela, sua esposa que também estudou lá. O Mundo é mesmo pequeno ...


Como as fotos são muitas, mostrando a animação e não só e há os videos também, não vou colocar muito mais nesta minha descrição pois será melhor verem, no fim da mensagem, a reportagem fotográfica.

Há um video, maior,  que mostra a passagem da meia noite (hora espanhola) que foi a mais evidenciada, como se compreende ... estávamos em Espanha ! 
A essa hora é k foram distribuídas as uvas (fruta fresca) pois eles não usam passas nem sultanas, e foi servido também o champanhe.


Depois, há outro video, mais pequeno, que gravei uma hora depois, ou seja quando fizeram também menção à passagem do ano pela hora portuguesa.

Há um outro gravado com a animação da "dança do serrote" em que foram chamados os homens mas que acabou por ser também dançado por algumas jovens e senhoras. Por tudo isto acho que será melhor ver a reportagem...

O primeiro dia de 2015 foi passado em Mérida, o almoço de Dia de Ano Novo servido no Hotel, também.
Para nós, portugueses,  esse dia e o almoço desse dia tem bastante importância mas não sentimos isso naquele almoço... Ninguém gostou e achou próprio para o dia que era mas lá se passou !
Aqui estamos nós no primeiro almoço do ano 2015 !!!



O resto do dia foi passado calmamente, com passeio por Mérida, ao sol que estava bem quente !




No dia 02 de Janeiro foi o dia da nossa partida. Íamos regressar a Portugal !
Após o pequeno almoço preparativos para deixar o hotel e ir para o autocarro para ocupar os nossos lugares e dar início à viagem de regresso.


A viagem decorreu muito bem, quando saímos estava um frio de rachar mas um dia lindo e logo o sol começou a aquecer...

Quando se parou na estação de serviço de Estremoz, para café, aproveitou-se para tirar a foto de Grupo...


Depois foi andar até Lisboa onde se almoçou e continuar a viagem...

Cada um já estava ansioso por chegar a casa embora tivéssemos gostado da "rambóia" destes dias...

Para verem toda a minha reportagem desta viagem e da nossa passagem de ano é só clicar AQUI