Número total de visualizações de páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2015

BRAGA - SÁBADO CULTURAL VISITANDO EXPOSIÇÕES




Neste sábado de fim de Janeiro, dia 31, após o almoço fui visitar duas Exposições, em dois espaços diferentes da cidade. Foi uma tarde virada para o "cultural " ...

Comecei por visitar a Exposição dos Cavaquinhos que estava a decorrer no Teatro Circo.

Só o facto de ser no Teatro Circo, considerado o mais prestigiado teatro bracarense, classificado como imóvel de Interesse Público desde 1983, já me encantava pois nunca me canso de lá ir e o contemplar.
Este Teatro, em 21 de Abril de 1915, foi inaugurado pela Companhia do "Éden Teatro de Lisboa", com a opereta de Ruggero Leoncavallo La reginetta delle rose (A Rainha das Rosas), com Palmira Bastos no papel principal.



A Exposição  "70 Cavaquinhos 70 Artistas" é uma Exposição itinerante produzida pela Associação Cultural e Museu do Cavaquinho e que se vai realizar em 10 municípios transversais à prática do cavaquinho  - BRAGA, COIMBRA, FUNCHAL, GUIMARÃES, HORTA, LISBOA, PORTO, S. ROQUE DO PICO, VIANA DO CASTELO E VILA FRANCA DO CAMPO, durante o ano 2015. A inauguração desta Exposição teve lugar já no passado dia 27 de Novembro, em Lisboa. 
Estas obras são de artistas, na maioria jovens criadores, de vários pontos do País.

Além das belas obras de cavaquinhos que vão poder ver retratados nas minhas fotos poderão também deliciar-se com a visão do Salão Nobre que é um dos espaços mais emblemáticos do Teatro Circo com os seus elementos decorativos  - talha, frescos, gessos marmoreados, lustres e a iónica conversadeira que eu, no final das fotos da exposição, em duas fotos, também retratei e legendei.
Trata-se de um elemento lindíssimo, em veludo vermelho, que tem o nome de conversadeira pois, tal como o nome deixa perceber, era o local onde as senhoras chiques, nos intervalos das óperas ou espectáculos, exibindo os seus lindos vestidos, se sentavam conversando.

Todas as fotos desta Exposição poderão ser vistas AQUI

Embora o sábado estivesse, da parte da tarde, muito cinzento, meio pardo e a ameaçar chover, dali fui até à Avenida Central, à Casa Museu Nogueira da Silva (UM) onde decorriam duas exposições.

 Das exposições patentes escolhi a que mais curiosidade me suscitou - Barry Ace !

Barry Ace é um artista visual que vive em Otava (Canadá).
As suas pinturas de técnica mista, fotografias e as assemblagens têxteis exploram vários aspectos da continuidade cultural e da confluência da história e da contemporaneidade.

Todas as fotos da Exposição que fiz podem ser vistas AQUI

E pronto, terminei a minha tarde cultural por ali, o tempo não convidava para muito mais e ainda fiz umas fotos do Convento dos Congregados e a sua bela Igreja (exteriores) que aqui deixo.


O Convento dos Congregados é um exemplar de arquitectura religiosa em estilo barroco. Foi erguido  nos finais do século XVII pela Congregação do Oartório (Oratorianos), vindos para a cidade a convite do Cónego João de Meira Carrilho.

Este Convento também é referido como Convento da Congregação de São Filipe de Néri. O conjunto compreende a Basílica dos Congregados e o Colégio dos Congregados.



A Avenida estava assim, cinzenta... e ía chover. Toca a caminhar para casa, pois as patudas esperavam-me !