Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ÓBIDOS, SOBRAL DO PARELHÃO E CARVALHAL

Depois de Mira, o destino era Óbidos, também para revisitar e curtir a beleza que ali se encontra e que, em qualquer época do ano nos encanta.
Eu gosto imenso de Óbidos e no dia 27, quarta-feira, pela manhã, foi esse o meu destino.





Aproveitei a manhã e o almoço em Óbidos não faltando, como aperitivo, beber uma ginginha em copo de chocolate branco como eu gosto !!!




Foi óptimo o passeio, estava um dia lindo e fiz imensas fotos como nem podia deixar de ser...



As fotos de Óbidos podem ser vistas AQUI

Nesse mesmo dia, depois do almoço, rumei ao Sobral do Parelhão (Bombarral) onde fui ter com os amigos e companheiros que organizavam o Encontro que ali ía ter lugar a partir de sexta-feira. 



Nessa tarde, visitei mais uma vez, a aldeia do Carvalhal, a aldeia "ficticiamente" chamada de Beirais onde decorre a série tão conhecida da RTP1.







A minha amiga Luisa levou-me a conhecer o Santuário do Bom Jesus do Carvalhal, mais propriamente Igreja Paroquial do Senhor Jesus e São Pedro, mas também referido como Igreja Paroquial de São Pedro de Finisterra e que se localiza na freguesia do Carvalhal. 



Este Santuário remonta a uma primitiva ermida sob a invocação de São Pedro, padroeiro da freguesia desde o século XIV.
O actual templo remonta ao século XIX, tendo ruído a primitiva ermida.
É um local de peregrinações, círios, feiras e romarias, das mais diversas partes da região.



De acordo com a lenda local, um homem andava a caminhar junto ao mar, em Peniche, quando encontrou um grande caixote que as ondas tinham atirado à praia. Pegou nele sem esforço, apesar das dimensões, e continuou a caminhar trazendo-o até à ermida de S. Pedro. Ao chegar à ermida, o caixote ficou tão pesado, tão pesado que, ele sem poder mais com ele, pousou-o e foi chamar o padre, que o abriu. Depararam-se então com a imagem de Jesus, que foi recolhida e exposta à veneração pública, tendo início desse modo os  círios.
O certo é que, a partir de 1762, a paróquia de São Pedro passou a denominar-se "do Bom Jesus e São Pedro".






Fotos lindas do Santuário podem ser vistas AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário