Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE CÃES E GATOS


Os cães suam através das patas e do focinho.


Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado.


A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.


Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária serviam para matar um cão de 22 kg.


Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados Dingos.


O olfato dos cães é dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores do que o próprio cão.


Se um cão tiver a cauda erguida, é um sinal de dominância. Significa que é o líder da matilha.


Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.


Já não há Huskies Siberianos na Sibéria.


Os cães vêem a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.


Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.


Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles estivessem lá.


Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebê.


Cinofobia - medo dos cães e da raiva.


Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.


O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pelo branco.


Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.


Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.


Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.


Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.


A menor raça de cão é o Chihuahua cujo peso reconhecido se encontra entre 90 gramas até 2,75 kg.


As raças mais altas de cães são o Grand Danois, o Wolfhound Irlandês, o São Bernardo, o Mastim Inglês, o Borzoi e o Karabash da Anatólia (cão pastor turco). Todas essas raças podem chegar a 90 cm de altura.


A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães São Bernardo surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cães foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de ir buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool freqüentemente visto em ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.


Você sabia que dar chocolate ao seu cãozinho pode matá-lo?


Porque os cães têem olhos verdes nas fotos?
Esse fenômeno não acontece só com os cachorros, mas também com gatos, leões, texugos e muitos outros animais quando tiramos uma foto com flash em um local de baixa luminosidade. É o mesmo processo que ocorre quando uma pessoa sai com os olhos vermelhos em uma foto.


A diferença de cor é explicada por estruturas de olhos diferentes. Nos seres humanos, a luz do flash penetra no balão ocular através da retina e se reflete na parede posterior do olho, mostrando a cor avermelhada que vem da irrigação sanguínea dessa parte do olho.


Alguns animais, como os cachorros, têm uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que reflete a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que passe duas vezes pela retina. Alguma luz refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e é refletida para fora das pupilas.


A estrutura permite que os animais tenham melhor visão em locais poucos iluminados ao dar a chance da retina absorver a luz duas vezes. O Tapetum Lucidum é brilhante e pode ter várias cores, como verde, amarelo ou azul.


Os gatos siameses não têm esta membrana, e seus olhos poderão aparecer vermelhos em fotos. Este fenômeno também pode ser percebido quando, no escuro, os olhos dos cachorros são iluminados por uma lanterna.


Fonte: nutriara




. Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.


· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.


· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.


· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.


· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.


· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.


· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.


· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.


· Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.


· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..


· O campo de visão de um gato é de 185 graus.


. Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.


. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.


. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.


· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.


· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.


· O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.


· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.


· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.


· Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.


· Os gatos andam na ponta dos dedos.


. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.


· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h


· Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.


· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.


· Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.


. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.


. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.


· O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.


· O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.


· Existem cerca de 100 raças de gatos.


· Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".


· O gato treme quando sente muita dor.


· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.


. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.


· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.


· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.


· Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.


· Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.


. O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.


· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.


. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.


· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.


·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

DEDICADO A MINHA MÃE

Embora o poema não seja da minha autoria ele insere em si tudo aquilo que sinto e que desejava exprimir !




Para ti, mãe, escrevi este poema
É muito pouco para expressar o que sinto
Talvez seja um grão de areia no oceano
Não traduz todo o meu amor tão profundo
Diante do que para mim foste no mundo!

A ti devo o que sou e o que tenho
Deste-me a vida, o carinho, a mão amiga
Hoje sei que estás de mim muito distante
Mas enquanto nesta vida eu existir
Tu estarás sempre comigo a cada instante!

Apesar de não poder mais te abraçar
Nem tuas mãos e teus cabelos afagar
Trarei sempre viva em mim tua lembrança
Pude estar ao teu lado desde criança
Em meu peito hás de sempre ter lugar!

Desde a tarde de domingo em que partistes
Dói a saudade e o meu ser se entristeceu
Dentro de mim deixastes imenso vazio
Que faz a lágrima brotar dos olhos meus
Mas reconforta-me, mãe, a grande certeza
De que no céu vives feliz junto de Deus.

(Autora:Lurdes Neves Curcio)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UM POUCO SOBRE MIM


Nasci há muitos anos... à bordinha do Rio Mondego, em Porto da Raiva, concelho de Penacova, distrito de Coimbra.


O Mondego foi, durante séculos, a única e principal via de comunicação entre as populações do interior e do litoral. A inexistência de caminhos-de-ferro, estradas, transportes internos e a rapidez e baixo custo do transporte fluvial transformaram o Mondego, da nascente até à foz, no responsável pela subsistência e economia das populações por ele banhadas, transportando de Penacova embarcações (Barca Serrana) carregadas de madeira, lenha, carqueja e carvão, com destino a Coimbra e Figueira da Foz e, trazendo, no regresso, sal, pescado, milho, pipas de vinho e outras mercearias.


Porto da Raiva, em meados do séc. XIX, era considerado o porto mais importante de todo o curso navegável do Mondego, desempenharia até à primeira metade do séc. XX o papel de grande entreposto comercial, ligando o litoral com a região beirã.


Hoje, na casa onde nasci, existe um Típico e conhecido Restaurante onde se pode saborear a Lampreia à moda de Penacova, a bela Chanfana além de outros manjares...




Aos 2 anos e meio de idade (meados de 1950) fui com meus pais para Moçambique, para a minha saudosa e querida cidade da Beira onde cresci, estudei e me fiz mulher. Foi a bordo no navio Angola, que naquele tempo levava um mês ou mais, que eu deixei o Continente com destino a Àfrica, mais própriamente para desembarcar na cidade da Beira!


Durante os anos que vivi naquele maravilhoso país, tive alguns períodos da minha vida em que permaneci na Metrópole... como se dizia, por ocasião de férias graciosas de meus pais, etc.


Vivi muitos belos e marcantes anos, no nosso Moçambique.


Só em 1974, por motivos da sua precipitada independência, como por todos é sabido, tivémos de abandonar Lourenço Marques e voltar para Portugal pois a instabilidade era muita e não reuníamos condições para lá continuar a viver, sobretudo com uma filhinha de 3 anos e uma gravidez de 7 meses e meio!


Ao tomar a decisão de voltar, profissionalmente, surgiu-nos a oportunidade de virmos para Braga, para a Universidade do Minho e assim aconteceu.


Apesar de todos os graves problemas políticos na saída de Lourenço Marques e também, posteriormente, na chegada a Portugal e própriamente em Braga, pois foram muito complicados os primeiros tempos, finais de 1974 e 1975, aqui fiquei a viver nesta linda e agradável cidade de Braga, neste Minho maravilhoso. Aqui trabalhei, aqui criei os meus lindos filhotes, e hoje, aposentada, gozo a sua companhia assim como a dos três netinhos que são a luz dos meus olhos.


Além de gostar imenso de conviver com amigos, a paixão da fotografia e das viagens marcaram os últimos anos da minha vida.


Inicei as minhas viagens com uma ida aos Estados Unidos, Flórida, onde estive um mês, o fatídico Setembro de 2011! Corri toda a Flórida, incluíndo a visita de dois dias à Disney World, em Orlando. Mesmo sem sermos crianças é difícil esquecer aquele mundo da Disney World ! A Flórida é lindíssima e fez-me sentir, de novo, aquela sensação de que estava em Moçambique... as praias são muito parecidas.




Mas, como toda a vida fui campista, e o bichinho não passa, a partir dos finais de 2001, tornei-me autocaravanista.


Dessa forma, percorri inúmeros países da Europa (Espanha,França, Luxemburgo, Inglaterra (UK, Escócia e País de Gales), Bélgica, Itália, República de San Marino, Principado de Liechtenstein, Principado de Mónaco, Alemanha, Suiça, Suécia, Slovénia, República Checa, Lituânia, Estónia, Letónia, Noruega (com 3 dias no Cabo Norte), Gibraltar, Marrocos, enfim não sei se me estarei a esquecer de algum.




Assim reuni milhares de fotografias, milhares de recordações, que podem ser vistas nos meus álbuns Picasa-Google. Quem quiser aceder a esses álbuns basta clicar na minha foto em Benidorm, na capa deste Blog, onde diz "As minhas fotografias". Aí, depois de abrir o link actual de álbuns (Graça Moreira nº 8), é só procurar ao lado direito, em galerias ligadas, todos os restantes links com os núneros 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, sucessivamente. Os álbuns das viagens encontram-se no link Graça Moreira nº 1.


Não me posso esquecer de incluir aqui a minha fiel companheira, a Farrusca, que, desde 2001, me faz companhia, tendo ela também corrido todos, mas todos os países por onde viajei. Já está velhota... quando a recolhi, abandonada, em 2001, tinha aproximadamente 1 ano.


E aqui ficou um resumo da minha existência...



Agora, enquanto não parto para outra, vivo um dia de cada vez, partilhando o convivio com a família, com os muitos e bons amigos, aceitando convites daqui e dali, organizando e participando em tudo para o que sou convidada, gozando a vida... enquanto ELE me deixar.