Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

25ª ACAMPOVANA DO CLUBE DE CAMPISMO E CARAVANISMO DE BARCELOS

VALENÇA DO MINHO - 23, 24 E 25 DE MAIO


Esta foto mostra a nossa entrada, junto à Fortaleza, para o Parque de Estacionamento que nos estava reservado. Eu cheguei cedo, na sexta-feira, mas a maioria dos companheiros chegaria ao final da tarde.

Foi um fim de semana muito agradável e muito marcante para mim pois foi o meu regresso ao Autocaravanismo, ao seio dos companheiros, alguns que não via há bué de tempo !



As minhas patudas a explorar, mal me instalei...


Aqui estou eu mais o meu camping car... 

A recepção pronta, instalada, para receber os participantes como se pode ver pelas fotos.





Foi mais uma Acampovana organizada pelo nosso Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos com o apoio da Câmara Municipal de Valença do Minho e Junta de União de Freguesias de Gandra e Taião.

No dia seguinte, sábado, pela manhã, era esta a vista para o nosso espaço...






O Programa de sábado começava logo pela manhã e lá íamos partir para as visitas...




O dia decorreu ocupadíssimo, poderão depois ver pelas minhas fotos, os passeios, os monumentos visitados mas tínhamos o programa da noite de sábado, para gozar.



Tivémos um jantar e baile no Restaurante Maritone, em Valença do Minho.


Aqui estamos nós, na primeira foto deixando o parque em direcção ao Restaurante e depois, na segunda, chegando ao mesmo.

Aspectos do jantar...







Durante o jantar houve karaoke, música muita música...



 



No final do jantar, e depois da troca de lembranças entre o CCC de Barcelos e a Edilidade de Valença do Minho e da assinatura de mais um Protocolo com os nossos companheiros espanhóis, neste caso o Clube da Croruña, continuou a música, desta vez com o animado baile que não podia faltar.






Nestes dias fiz bastantes fotos e videos que reuni num álbum que pode ser visto  AQUI

quinta-feira, 5 de junho de 2014

IDA A SANTIAGO DE COMPOSTELA

Como já não ía a Santiago de Compostela há bastante tempo e se proporcionou um passeio no dia 19 de Maio meti pés ao caminho e lá fui eu...


De Braga a Santiago foi um pulo, como se diz por aqui...

A cidade de Santiago de Compostela é a capital da Galiza e a sua Catedral é um templo católico, situado na Plaza do Obradoiro, de arquitectura românica e gótica.
A Catedral foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896 e a chamada cidade velha de Santiago de Compostela que se concentra à volta da Catedral foi classificada como Património Mundial da Unesco em 1985.

A tradição de que a Catedral acolhe o túmulo do Apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protector de Espanha torna-a no principal destino de peregrinação cristã, na Europa, a seguir a Roma.

Aqui estou eu à chegada a Santiago, à Catedral...





Algumas fotos do interior da Catedral que consegui tirar, embora com imensa dificuldade...







Nesta foto, à esquerda,  evidencio o botafumeiro que é um gigantesco incensário de latão, banhado a prata, que, vazio, pesa 62Kgs. e mede 1,60m sendo o maior incensário do Mundo.

Presenciei, neste dia, no final da missa a cerimónia da perfumação ou defumação como lhe queiram chamar. 
Segundo a tradição o uso deste incensário que remonta ao século XI, tinha como objectivo perfumar a Igreja para eliminar o mau cheiro que os peregrinos deixavam, suados, sujos e até doentes. 
O botafumeiro é cheio com cerca de 40Kg de carvão e incenso e atado a uma corda. Depois um mecanismo de roldanas eleva-o e move-o ao longo da nave e de seguida, um grupo de 8 homens que são chamados de  "tiraboleiros" começam a empurrá-lo pondo-o em movimento e puxando cada um deles um cabo preso à corda que faz o movimento pendular, largando o incenso. É lindo de ver, sem dúvida...






Em Espanha, a  importância simbólica deste botafumeiro é enorme e a prova disso era o facto dele figurar nas moedas de cinco pesetas de 1993.


Depois da visita à Catedral fiz mais uns passeios e umas fotos pelo centro histórico, revisitando todos aqueles recantos lindos.




No regresso parámos em Tui onde também fiz algumas fotos na visita à Catedral de Santa Maria.














Bem, vou deixar aqui o link para verem o álbum todo pois acreditem que vale a pena ... Clicar AQUI