Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

BRAGA - SEMANA SANTA 2012

Era impossível deixar passar esta quadra religiosa tão importante para a nossa cidade sem dedicar algumas linhas a este assunto.
Braga, é, como todos já sabem, por natureza, uma cidade religiosa mas nesta quadra enche-se de fiéis, de turistas, sobretudo espanhóis, e, devidamente ornamentada com os panos, paramentos e outros ícons da Páscoa, roxos, como é característica da Quaresma. Há várias procissões, na quarta-feira, dia 04, foi a da "Burrinha - Cortejo bíblico,  "que é organizado, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo - «Vós sereis o meu povo» - e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo."




Depois, na quinta-feira santa, à noite a Procissão Ecce Homo "popularmente designada por Procissão do Senhor da Cana Verde a lembrar as palavras proferidas por Poncio Pilatos aos Judeus: "Eis o homem" quando lhes mostrou JesusCristo coroado de espinhos, com uma cana verde nas mãos a servir-lhe de ceptro. Nesta procissão incorporam-se obrigatoriamente todos os irmãos da Irmandade da Misericórdia. À frente, descalços e encapuçados, caminham os «farricocos», vestidos com túnicas negras até meio da perna (os «balandraus»), uma corda atada à cintura, outra a cingir-lhes a testa e a cabeça, sobre uma espécie de capuz com dois buracos para os olhos.



Depois na sexta-feira santa, à noite, realiza-se a Procissão do Enterro do Senhor.

"A procissão do enterro do Senhor estabeleceu-se em Portugal nos fins do século XV ou princípios do XVI. Foi trazida de Jerusalém pelo padre Paulo de Portalegre, tendo começado a fazer-se no convento de Vilar de Frades, em Barcelos, donde se propagou por todas as catedrais.
No caixão ia uma das hóstias consagradas em Quinta-feira Santa (daí o nome de “teofórica”, ou seja a que leva Deus). Na Sé de Braga, as naves são escurecidas e assistem ao passar da procissão, enquanto pequenos cantores entoam lamentos: «Heu, heu Domine; heu Salvator Noster» (Ai, ai Senhor; ai Nosso Salvador).
Ouvindo estes lamentos, podemos lembrar que nos funerais do tempo de Jesus as lamentações dos mortos cabiam aos parentes, amigos e conhecidos. Às vezes, a todo o povo. Também se chegava a pagar a pessoas, geralmente mulheres. ".



E aqui ficou um pequeno resumo destes dias santos tão importantes de Braga.