Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2018

FEVEREIRO, MÊS DO ENTRUDO

Chegou Fevereiro ! 


Chegou um mês muito frio onde já se notam os dias maiores mas com temperaturas muito baixas.
Já se nota, nalguns pontos do País, alguns preparativos para a época carnavalesca.

Por Braga anuncia-se, entre outras, uma nova festividade, ligada à Cultura, ou seja, a Celebração do Ano Novo Chinês, a 11 do corrente mês.
É uma comemoração do ICUM, Instituto Confúcio da Universidade do Minho, e vai ter lugar no Shopping do Braga Parque.



Poderá ser vista a notícia, com a descrição das actividades, AQUI 


domingo, 28 de janeiro de 2018

JANEIRO ESTÁ A ACABAR

O mês está a chegar ao fim e estes últimos dias têm sido um pouco mais de reflexão... pensando na vida.


É bom fazer-se uma pausa nas viagens, há outros afazeres para cumprir e gozar um pouco a casa, o lar, a proximidade e convivência com os filhos e netos. 
É engraçado participar nas conversas dos netos, sobretudo dos mais novos, fazer as suas refeições uma vez por semana, quando voltam das aulas, e enfim gozar a sua alegre companhia...




COMEÇOU O NOVO ANO, VEIO JANEIRO!


E foi num ápice que nos vimos todos no Novo Ano.
O Janeiro entrou rápido e frio... ou é de eu estar mais velha que tenho mais frio ! 
O início do mês, depois da passagem do ano, foi de viagens, subindo... com destino ao Norte,  a casa,  mas ainda com algumas paragens e encontros pelo caminho.
Depois do Sobreiro, em Mafra, levava eu já em mente, passar por Chão de Couce (Ansião) a fim de fazer uma visita a uma colega e grande amiga de infância, de Moçambique, e que não via há décadas. 


E assim foi... aqui vão ver o nosso reencontro, no dia 03 de Janeiro. Dia agradável que foi estarmos juntas eu, e a Lena Ramos.


Dali rumei a Soure para nova visita, desta vez aos meus queridos compadres que já não via há imenso tempo.
Passei um dia também muito agradável na sua companhia, conversámos imenso, pondo a conversa em dia, vimos fotografias e tivémos um rico almoço feito pela minha comadre Mira, que estava uma delícia. Sabem o quê ? Uma "massada de carne" deliciosa!



Ainda deu para, antes de deixar Soure, estar com um chamuar de Moçambique (para quem não sabe, chamuar quer dizer amigo) o Carlos Gaspar que vive também em Soure e apareceu para me ver e dar um abraço. É sempre bom estar com os amigos e não passaria por ali, sem o contactar também.


O destino, depois disto tudo era Coimbra.
Estava marcada para o dia 06 de Janeiro, sábado, a inauguração da nossa Sala de Reuniões/Museu do Clube Autocaravanista do Centro (CAC-CL) e ainda havia alguns trabalhitos a fazer antes, pelo que imperava a necessidade de ir dia 05 para Coimbra.
No dia marcado, cerca das 11.30H da manhã, teve lugar a dita Inauguração que correu muitíssimo bem tendo estado presentes, além de muitos sócios de vários pontos do País que não quiseram deixar passar aquela ocasião em branco, as entidades oficiais. 
Seguiu-se um Porto de Honra com alguns pequenos discursos alusivos ao acto. 






Todas as fotos da Inauguração AQUI

Este Evento do CAC-CL saíu noticiado na Imprensa da Região, nomeadamente no Jornal "As Beiras" e também no "Diário de Coimbra" como se pode ver pela foto.


A seguir, fomos todos fazer um almoço convívio, para festejar, num restaurante local, Restaurante Terra Mar, muito agradável também. 
Éramos 30 convivas muito animados... e festejámos super bem este nosso dia "de festa" não faltando o brinde como poderão ver no video...




Todas as fotos e video pode ser vistas AQUI

Continuando a subir... ainda havia mais visitas, passeios e depois um Jantar de Reis para fazer, o meu destino foi a Praia de Mira, Parque de Campismo Municipal, onde gosto muito de ficar.


Ver fotos lindas AQUI

Com uma passagem por Estarreja, levando como destino Esmoriz onde ía ficar e visitar os amigos Lena e Mário Jorge ainda tive a agradável visita, em Estarreja, na ASA, da companheira Alice Maia que passou a visitar-me....

Em Esmoriz foi muito agradável a minha estadia com os amigos já referidos, Lena e Mário que foram surpreendidos pela minha visita ficando super contentes. 
Deu para passear, conversar trocar impressões sobre o Autocaravanismo e Caravanismo e sobretudo gozar a companhia deles.


No dia 11 pela manhã, cedinho, rumei mais a Norte, atravessei o Porto e fui para Vila Chã (Vila do Conde). 
Segundo a História a freguesia de Vila Chã foi, segundo o dicionário corográfico, abadia do colégio da Companhia de Jesus, de Braga e depois da Universidade de Coimbra.
Consta das Inquisições de 1258 que Raimundo Martins doou uma herdade que aí possuía a D. Maria Paes Ribeiro, a "Ribeirinha", para aí edificar uma casa, a fim de que esta vila continuasse a ser uma honra.
Fez parte do concelho da Maia e foi integrada no concelho de Vila do Conde desde a divisão administrativa de 1836.

É assim a Praia de Vila Chã de que tanto gosto...


Chegada ao Parque de Campismo de Vila Chã, muito bem recebida pelos seus proprietários, D. Almerinda e Sr. Carlos , não esquecendo a incansável e simpatica Maria da Luz foi só instalar-me, eu e as patudas...
Daí por pouco tempo chegavam também os companheiros São e Albano, vindos de Chaves, com a sua Nina. Isto na quinta-feira,  dia 11 de Janeiro e o Jantar dos Reis iria ter lugar no sábado, dia 13.


As fotos deste dia podem ser vistas AQUI

Na sexta-feira, dia 12 já começaram a chegar mais companheiros conforme se pode ver AQUI

A seguir ao almoço, durante a tarde,  fizémos os três um rico passeio a Vila do Conde, visitando monumentos e passeando.


Fotos lindas a ver AQUI

Sábado, dia 13 era o dia em que íamos ter o nosso jantar de Reis, ali no Parque. O dia foi-se passando pelo Parque de Campismo, uns ficavam por ali preparando os seus churrascos, outros saíam e passeavam pela praia e assim se passou o dia. Ver AQUI

A noite chegou e às 20.00H foi servido o Jantar numa das salas preparadas pela D. Almerinda e família.



Éramos mais de 50 pessoas e o ambiente esteve muito agradável e tudo correu muito bem. 
A ementa era "bacalhau lascado com broa" que estava uma verdadeira delícia. Para sobremesa, como podem ver pelas fotos acima, tínhamos rabanadas e bolo-rei, tudo isto muito bem regado com bons vinhos.





Depois do jantar houve a tradicional troca de prendas, grandes sacos com prendinhas para todos e onde o nosso amiguinho Luís brilhou anunciando os números sorteados e entregou as prendas ... 




Depois, aproximava-se a meia-noite e com ela a hora da "queimada galega" com a leitura do "conjuro" feita pelo companheiro Monteiro. Estava bem boa...



No final cantámos a "Canção da Despedida" e foi tudo dormir. 


Todas as fotos do Jantar de Reis podem ser vistas clicando AQUI