Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

REUNIÃO DE ADMINISTRADORES DE GRUPOS E ORGANIZADORES DE EVENTOS TEMÁTICOS SOBRE MOÇAMBIQUE

No dia 06 de Outubro, em Leiria, pelas 14.30H, teve lugar a 2ª Reunião de Administradores de Grupos e Organizadores de Eventos Temáticos sobre Moçambique, reunião essa que tinha ficado já marcada naquela que, em 23 de Junho passado tínhamos realizado em Oeiras, na Pousada da Juventude de Catalazede (1ª Reunião) convocada pelo Paulo Batista com a minha ajuda.

Ao final da manhã íamo-nos juntando junto à Sede da Acrenarmo...

Como aproveitamos também estas Reuniões de Trabalho para conviver um pouco e nos juntarmos um tempinho e matar saudades, pois uns são do Norte, outros do Centro e outros do Sul,  foi combinado e aberta a inscrição para um almoço antes da Reunião, a realizar na Sede da Acrenarmo, em Leiria, local onde, na sua sala de reuniões iria decorrer a nossa. Assim éramos 9 os inscritos para o almoço que tinha uma ementa bem apelativa... Cerca das 13h deu-se início ao nosso almoço com umas entradas que nos souberam super bem !
De seguida foi o almoço que estava mito bem confeccionado, lombo de porco assado, reheado com molho de farinheira, acompanhado com salada mista, uma boa pinga e uma sobremesa deliciosa... uma mousse de chocolate, caseira, divinal. Esteve de parabéns o cozinheiro... tudo estava excelente. 
Aqui estamos nós almoçando.









Após o almoço fomos tomar o café para a esplanada, ao ar livre, onde se juntaram a nós os restantes participantes que, entretanto íam chegando.



E pronto, trabalho é trabalho, e às 14.30h descemos para a sala de reuniões onde o Paulo Batista deu início à nossa 2ª Reunião.
Decorreu muito bem, com a intervenção e empenhamento dos presentes embora tenhamos pena que não estivessem mais Grupos representados pois teria sido ainda muito mais proveitoso o nosso trabalho.

Houve um pequeno intervalo, a meio e depois continuámos com os assuntos agendados tendo chegado a um consenso e alcançado o objectivo proposto que, já em primeira mão, seria o de voltar a fazer com que se realizasse um Convívio/Pic-nic de Moçambicanos, pelo menos anual, como os de antigamente a fim de tentar manter unidos todos os que têem Moçambique no coração e, sobretudo, com custos mínimos, convivermos e "arrastar" com os mais velhos os familiares mais jovens. Com a preciosa ajuda do Zé Fernando, ficámos de brevemente, ter um local e directrizes formadas para cimentar esta ideia e marcar então uma 3ª Reunião que já será, em princípio, no local onde irá ter lugar, para o ano, o tal grande Pic-Nic de Moçambicanos que queremos fazer.
Depois de tratados os vários asuntos em debate, cerca das 17.30H mais ou menos, terminou a nossa Reunião.
Aqui está o Paulo Batista, o grande impulsionador deste Grupo e desta ideia, encerrando os trabalhos. 

Agradecendo a todos a presença e o empenhamento não posso deixar de, mais uma vez, louvar a acção do Paulo Batista que se "vira" e "revira" para que não deixemos morrer este espírito moçambicano que nos une, rema contra marés e tempestades, muitas das vezes roubando tempo ao seu descanso e família, incompreendido por vezes por tanta gente e que veio daquelas terras que temos no coração APENAS COM 3 MESES DE IDADE! 
O Paulo já não pertence à Direcção da Acrenarmo, como todos sabem mas muitos ainda me perguntam.. se sim, lutou anos a fio por aquela Associação, deu alma e coração e sofre quando de facto não consegue unir os Moçambicanos e vê que as coisas não correm como ele tanto desejava, assim como eu, por exemplo. Obrigada Paulo pelo exemplo que dás, por tudo o que fazes pela união e convivência de nós todos os chamados "retornados" e acredita que ainda vais conseguir conhecer aquele país onde nasceste e de onde viéste tão pequenino. És uma lição para muita gente, pois tantos, tantos que lá viveram vidas inteiras não dão sequer uma hora do seu tempo em prol desta união que não queres ver desaparecer. Eu sei o quanto "bebes" os relatos que a tua mãe e nós todos fazemos da vivência, da cultura, usos e costumes, camaradagem e beleza daquele Moçambique onde vivemos. 
Esta capulana, lindíssima, está no corredor da Sede da Acrenarmo assim como outras pinturas.
No salão e Bar existem pinturas africanas, maravilhosas e que, tristemente vi tapadas com panos pretos, parecia uma sala para velório o que não compreendi pois sendo aquela casa uma Associação de Naturais e Ex-Residentes de Moçambique porquê encobrir o espírito Moçambicano? Não compreendi e a resposta só poderá ser dada pela Direcção actual e pelo Presidente da Assembleia Geral, Sr. Dr. Sapinho.



E pronto, agora podem ver as minhas fotos no álbum que preparei, deste dia, clicando AQUI

MINI FÉRIAS NO GERÊS


Depois de Londres, e para finalizar em beleza o mês de Setembro, eu a São e o Zé Teixeira marcámos umas mini férias de três dias, entre 28 e 30, no Gerês.

Eu tinha marcado o nosso alojamento na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas, bem inseridos no Parque e lá partimos de Braga no dia 28. Nesse dia, visitámos a Barragem do mesmo nome, eles ficaram encantados com a paisagem e como íamos no jeep do Zé nem nos cansámos a descer a escadaria... ele levou-nos até bem ao fundo da Barragem, junto mesmo ao lindo espectáculo da saída brutal da água que é realmente uma beleza como irão poder ver pelas fotos que lá fizémos. Eu própria já lá não ía há algum tempo, de modo que foi super agradável. Eles adoraram !

Durante os outros dias foi percorrer o Parque da Peneda Gerês, visitar as suas lagoas e cascatas e encher os pulmões daquele ar maravilhoso. As paisagens nem se fala... parece a Suiça, como costumamos dizer. O Gerês é lindíssimo em qualquer época do ano e nós, nestes dias, apanhámos bastante calor e tivémos uns dias de sol óptimos.



Bem, haveria imenso a descrever, imenso para contar mas o melhor mesmo é verem o álbum inteiro de fotos, destes dias no Gerês, clicando AQUI

Após estes dias  no Gerês, no último dia, de regresso a Braga, o Zé Teixeira ainda tinha uma surpresa... 

Em Amares, uma passagem por duas Quintas lindíssimas na segunda das quais passámos o final da tarde curtindo um ambiente cheio de visitantes na parte pública e para nós... ainda uma visita privada ao interior da Quinta, na parte onde se realizam os Eventos.

Tudo isto poderá ser também visto, num outro álbum, clicando AQUI