Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O MEU MÊS DE OUTUBRO

Este mês tem sido fértil em saídas, em encontros com amigos, em eventos, enfim, tem-me sido difícil gerir o tempo e arranjar forma de, vir aqui escrever alguma coisa.


 











Constactei agora que, desde o dia 4, não publiquei nenhuma mensagem... parece-me quase impossível !



Vou tentar resumir os acontecimentos, por ordem cronológica...

No dia 14 fui de Braga para Coimbra onde passei uma dia muito agradável com um grande amigo, o Raul, mais conhecido pelo Cacana, passeando pelos jardins da Quinta das Lágrimas e visitando o Convento de Santa Clara-a-Velha.  As fotos, lindas, poderão ser vistas AQUI

Nesse mesmo dia à noite já fui jantar a casa de uma amiga, a Leiria, onde pernoitei pois no dia seguinte, dia 15, o dever chamava-me..., tinha a Assembleia Geral Extraordinária da Acrenarmo, a nossa Associação de Moçambicanos (http://acrenarmo.blogspot.com/) da qual sou Delegada no Norte.

No dia 15, sábado foi uma reunião muito importante, sobretudo para o futuro daquela Associação que não queríamos de modo algum ver vacilar. Dali saíu uma nova Direcção e portanto valeu a pena todos os esforços, que foram imensos, por parte da Direcção cessante bem como por todos nós para que aquele dia fosse conclusivo. Reportagem completa AQUI

No final dessa reunião foi correr para o meu carro e rumar a Braga. Comigo veio uma amiga do Algarve e um amigo aqui de Braga que ajudaram a que a viagem não tivesse custado nada... pois com conversas e alguma música a distância nem se notou, pelo menos para mim. Vinhamos para descansar um pouco, jantar, dormir e já trazíamos o programa marcado para o dia seguinte, domingo, dia 16 !

MIA COUTO estava em Penafiel e nós as duas não queríamos faltar, nem por nada.


No dia 16, domingo lá fomos as duas para Penafiel. O programa era bem interessante, tinha incluído os dias 15 e 16 com Mia Couto, o grande biólogo, poeta e escritor moçambicano, nascido em Matacuane, na nossa Beira.

Como não pudémos estar no dia 15 neste dia, por nada deste mundo, faltaríamos. Eu nunca deixaria passar a oportunidade de estar pessoalmente com Mia Couto, poder falar-lhe, poder olhá-lo nos olhos, naqueles olhos lindos e sedutores e, claro está, pedir-lhe um autógrafo num dos livros dele, neste caso no "Vinte e Zinco", romance que, pelas palavras de Jessumina, uma das fantásticas personagens que povoam aquele livro nos conta como foi vivido o 25 de Abril em Moçambique através de uma espécie de diário dos últimos dias de um agente da PIDE e a sua família.



Aqui está a dedicatória que Mia Couto escreveu no meu livro e que guardo com tanto carinho, tal como ele me disse "o carinho de um beirense" .



Durante os dias 15 e 16 Penafiel esteve em festa e estão de parabéns tanto a Câmara Municipal, o Museu Municipal e a organização da Escritaria 2011 dedicada ao estudo, à partilha e à fruição da obra do escritor Moçambicano, Mia Couto, marcando assim a abertura do festival à comunidade dos países lusófonos.

Houve danças africanas, comida africana, enfim um vasto programa que contou também com Arte de Rua, pelo grupo de teatro "O Andaime"  que numa autêntica contaminação deu a conhecer a vida e a obra do escritor moçambicano, autor de “O Último Voo do Flamingo”, “Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra” ou “Vozes Anoitecidas”, entre muitas outras obras.


Durante 2 dias, Penafiel transformou-se na cidade de Mia Couto, tornando-se possível a qualquer pessoa, “tropeçar” literalmente na escrita e na língua portuguesa que por esses dias contaminam aquela cidade.
 
A comida moçambicana, maravilhosamente confeccionada pela "Tia Orlanda", nossa grande amiga, marcou presença e de que maneira. O espaço era muito agradável também.

Aqui está a Orlanda, na cozinha, no domingo.
Quem  quiser  pode visitar no Facebook o  " Espaço Moçambique Tia Orlanda".

Como devem calcular fiz imensas fotos em Penafiel e durante toda a Conferência que podem ser vistas AQUI

No dia 17, segunda-feira, o dia foi inteiramente dedicado a Braga. Tinhamos programado, eu e a minha amiga Belita, passear pela cidade, almoçar e conviver com alguns amigos comuns que vivem em Braga. Foi também um dia muito bem passado, a companhia dela é excelente e tirámos montes de fotos que podem ver AQUI

Na terça-feira, dia 18, a minha amiga tinha de voltar ao Algarve e assim aconteceu. Convivemos até ao último minuto disponível e ela lá partiu, com bastante pena minha, mas teve de ser.


Como podem ver foram uns dias bem preenchidos mas muito atarefados.


Fiquei, depois de tudo isto, com imensas fotos para tratar, imenso trabalho para fazer com legendas e não só... Aqui estou eu toda atarefada !!!
E pronto fico-me por aqui, por hoje.

O programa já segue com um almoço de beirenses, para o qual fui convidada e que terá lugar em Oeiras (Lisboa) neste próximo sábado. São amigos de infância e juventude que vivem no estrangeiro e que se encontram cá de férias e não ficam sem reunir os amigos chegados para passarmos um dia juntos.


Prometo depois fazer o resumo e mostrar-vos as fotos que tirar.

E aqui estou eu para descrever o almoço/convívio de sábado, dia 22 de Outubro, em Oeiras, com a Mizé e Moisés Feijão.

Foi um dia fabuloso, de belo convívio, num Restaurante bem acolhedor e já habitual nos encontros do Moisés, o Gift. Eles estiveram rodeados de montes de amigos que não quiseram faltar nem perder a oportunidade de se juntarem e viver aquele dia com eles, durante as suas férias em Portugal.

Fiz, como de costume, montes de fotos que vos deixo para verem... AQUI

Hambanine.