Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

BRAGA - LANÇAMENTO DO LIVRO "CONTOS DA GORONGOSA"


Gentilmente convidada pela minha amiga Isabel Silva, Conservadora e Directora do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, e, como representante do Núcleo Coordeandor do GAG (Grupo de Amigos da Gorongosa) estive presente, no sábado, dia 24 de Janeiro, no Lançamento do Livro "Contos da Gorongosa" o que muito me honrou.

Este livro é constituído por narrativas recolhidas por Domingos Muala e Viriana Tackz, na Província de Sofala, em Moçambique. 

Em 2010 estes Contos tinham sido publicados no dialeto local (Chi-Gorongosi) e traduzidos para inglês graças à Fundação Carr (Gorongosa Restoration Project). Agora, com esta edição em Português vai permitir que sejam conhecidos por um vasto leque de leitores da comunidade lusófona difundindo assim a cultura moçambicana de raíz ancestral tal como afirma Domingos Muala na Introdução do livro.


Domingos Muala


O bonito Prefácio, da autoria da Dra. Isabel Silva, é carinhosamente dedicado "Aos Meninos da Gorongosa.
Tal como diz, estes Contos revestem-se de um significado especial e particular, pelos afectos a que estão ligados. Suscitam dentro de nós o crescimento da dimensão humana ao desvendarmos através deles a cultura de outros.


Isabel Silva


A sessão decorreu no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, com a Presença de três membros do Consulado de Moçambique, no Porto, Representante dos Alunos Moçambicanos na Universidade do Minho, Anunciação Matos, autora das ilustrações do livro entre muitos outros convidados e público, em geral.
Durante a sessão assistimos a Dramatização dos Contos, pela Escola "Artes de Palco", momento muito interessante e também a um momento musical pela voz de Alanso Sani...
No final da sessão a Dra. Isabel Silva ofereceu um lanche muito agradável que decorreu na cafetaria do Museu.





Poderão ver todas as fotos e o video que fiz de um "power point" com música pelos Meninos da Gorongosa, tocada em instrumentos feitos com materiais reciclados, e que também foi exibido na sessão, clicando  AQUI

MAIS UM DIA DE TRABALHO NO PORTO, 22 DE JANEIRO

Na quinta-feira, dia 22 lá fomos nós continuar o nosso trabalhinho relacionado com a organização do próximo almoço convívio do GAG mas, desta vez, já acompanhados com o nosso Decano, o meu querido Tio Celestino, recentemente chegado de Moçambique.



Tínhamos de continuar a ver espaços, negociar menus e salas e lá fomos, acompanhados da simpática jovem da CIBIO (U.Porto), a Maria João, Licenciada que está incumbida de tratar dos assuntos relacionados com a apresentação do livro de autoria do Prof. Wilson, sobre a Gorongosa, e que nos acompanhou nas reuniões e no almoço também. 



Como não podia deixar de ser o Tio Celestino e o Zé Canelas, estando no Porto, não ficaram sem comer as tradicionais "tripas à moda do Porto" e, como não há melhor sítio para o fazer o Zé escolheu irmos almoçar a Abadia do Porto, um belo restaurante onde tudo é bom ... Eu comi um polvo à lagareiro que estava divinal e a Maria João, alinhou na pasta com cogumelos ... preferências vegetarianas !


Após o almoço lá fomos para as reuniões e, a primeira foi na Fundação Cupertino de Miranda, na Boavista, junto ao Parque da cidade.

A seguir, encaminhámo-nos para o Hotel Ipanema Park onde íamos ter a segunda reunião da tarde.


Tio Celestino e Zé Canelas, preparando a papelada e eu... registando !


Durante o dia, enquanto andámos pelo Porto fomos fazendo algumas fotos mas como andámos muito ocupados, de um lado para o outro, não houve muitas hipóteses...
O edifício da Brasileira, lindíssimo, é uma pena estar fechado, sem ser recuperado ...




E depois, mais umas, tiradas durante as deslocações, a pé ...






E pronto pouco mais há a acrescentar pois foi um dia de trabalho que, felizmente, foi para nós bem produtivo e cuja companhia, entre os quatro, foi muito bem curtida !

Termino esta jornada com esta foto do Tio Celestino a fazer uma "selfie" comigo, com o seu IPhone...