Número total de visualizações de páginas

sábado, 20 de julho de 2013

BRAGA, UM DIA NA PISCINA, COM OS NETOS


Na quinta-feira, dia 18, eu e os meus três netos, resolvemos ir passar o dia a uma das piscinas de Braga. Juntaram-se a nós, depois a Cláudia, minha futura neta... e mais uns amigos dela e do meu neto mais velho, o João.






Escusado será dizer que foi um dia magnífico pois além do calor e sol que fazia todos eles curtiram ao máximo a piscina, nadando, mergulhando, fazendo brincadeiras dentro de água.

O meu neto do meio, o Miguel, esse então não pára nunca, mergulhando sucessivamente e dá cada mergulho que eu até me assusto !





A Joana também fez as suas avarias e eu, num dos seus melhores saltos, fazendo a "bomba" como eles dizem apanhei-a mesmo em cheio...



O mais velho, o João,  atirando com o irmão pelo ar...



 O João, antes e depois de uma das travessias feitas ao longo da piscina.

Dentro de água, os mais velhos brincavam com os mais novos e eu, depois do meu banho, apreciava...







Foi um dia que todos gostaram, bem passado, e cujas fotos e videos podem ser vistas AQUI

PASSEIO A ESPINHO E ÍLHAVO COM VISITA AOS MUSEUS

No dia 16 de Julho fui, com uns amigos,  a Espinho, onde se passou a manhã e almoçou seguindo depois de tarde para Ílhavo onde tínhamos um programa já idealizado para fazer.


Apesar do tempo estar encoberto à chegada a Espinho foi muito agradável e houve alguém que até andou na água... e disse que a temperatura estava boa! Por vezes, no Norte, acontece isso, quando o tempo está um pouco encoberto, a água está menos fria...

Havia bastante gente pela praia, foi-se fazendo uma caminhada na marginal que está muito bonita e tirando umas fotos, até à hora do almoço.









Após o almoço rumámos então para Ílhavo a fim de visitar os dois Museus, apesar de eu já os conhecer. No Museu Marítimo, eu ainda não conhecia o "acrescento" da parte do aquário dos bacalhaus, pois foi feito recentemente. O outro Museu é o  Navio-Museu Stº André, que se trata de um  pólo do Museu Marítimo de Ilhavo. Esse navio fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto.



Este arrastão lateral (ou "clássico") foi construído em 1948, na Holanda, e tinha sido encomendado pela Empresa de Pesca de Aveiro. Era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe. Ver aqui: O Santo André... 
Foi interessante a visita, ouvindo sempre as explicações dadas pela Guia, visitando bombordo e estibordo, apreciando como trabalhavam e viviam enquanto andavam na faina... Poderão ver depois no meu álbum, no final desta mensagem.

De seguida, fomos visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, hoje uma obra de arte pública.

O Museu Marítimo de Ílhavo, designado normalmente por MMI foi fundado há muitos e muitos anos... em 1937 começando por ter uma característica etnográfica e regional, lugar de memória dos ilhavenses que o criaram.
Hoje, o Museu, obra de arte pública como já acima disse, edifício inaugurado a 21 de Outubro de 2001, é um belo exemplar de arquitectura moderna e já foi distinguido, pela crítica, em diversos momentos. Possui uma riqueza em colecções e exposições e permite-nos "viver" uma aventura de conhecimento e lazer.

Cada tema corresponde a uma exposição permanente, muito interessante.

Na Sala dos Mares podemos observar uma vasta e variada colecção de modelos de embarcações que mostram a diversidade do património marítimo-fluvial português e também a fortíssima ligação dos ilhavenses ao mar. Ver aqui: O MMI


Para mim, a novidade foi, como já disse a parte do aquário dos bacalhaus onde os podemos ver nadando e fazendo "asneiras" pois no final da nossa visita, inesperadamente, um deles resolveu quase engolir um outro que nadava junto dele ! Único acontecimento, disseram tanto a Guia como o tratador e mergulhador. Nunca tinha acontecido tal coisa... Numa das minhas últimas fotos vê-se o "menino mau" com o outro na boca. Felizmente tudo acabou em bem pois o desgraçado que estava para ser engolido, libertou-se, quando o "mau" viu as manobras do tratador para descer e ver o que se passava. Abriu a boca e o outro disparou, libertando-se a nadar, aparentemente bem.

Aqui está a nossa chegada ao Museu...


Sempre ouvindo as explicações da Guia do Museu foi-se visitando as diversas salas...






Com atenção visitámos as quatro exposições permanentes no Museu, acabando depois na parte do Aquário dos Bacalhaus.





Esta secção foi uma aposta na promoção da cultura marinheira e, no âmbito das Comemorações do 75º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi inaugurada Câmara Municipal, em Janeiro deste ano, conforme podem ver pela minha foto, acima. Sobre este assunto podem ver aqui: Aquário dos Bacalhaus

Foi muito giro vê-los nadando, ouvindo a Guia que explicou tudo ao pormenor sobre a sua constituição, formas, etc. Sabiam, por exemplo, que as barbichas que o bacalhau possui por baixo da boca são para ele se orientar??? É verdade, o que se aprende..







Aqui está o incidente no final... (para mim já estava a ver o bacalhau a ser comido pelo outro e não suportava vê-lo morrer assim) que já contei acima e que podem ver nesta minha foto (reparem ele está apanhado pelo rabo e ía ser comido pelo outro...) Tudo acabou em bem, felizmente.


Adorei conhecer esta parte do Museu que ainda não tinha visitado.

À saída, o Sr. Bacalhau coroado !



E pronto, terminada a nossa visita preparámo-nos para regressar a Braga depois de um dia bem passado cujas fotos podem ser todas vistas
 AQUI


domingo, 14 de julho de 2013

O MÊS DE JULHO




Nesta primeira quinzena deste encalorado mês, não houve nada de especial a registar, não sendo actividades de Verão, na nossa linda cidade de Braga, alguns passeios e encontros com "chamuares".

Os meus dois netos mais novos foram passar uma semana a Paris, viajaram sós, ao cuidado das hospedeiras e portaram-se muito bem, muito responsáveis. Regressaram hoje, domingo, dia 14 e eu já estava cheia de saudades e enquanto não os vi, de novo, em casa... não descansei! 
Costuma-se dizer que avó é mãe duas vezes e é bem verdade... também sofre como a mãe, ou mais. 

Chegaram contentes, desta vez já com os primos,  todos entusiasmados com tudo o que viram embora bem diferente da semana que no ano passado passámos todos em Londres. Foi bom para eles experimentarem a sensação e a responsabilidade de se deslocarem sem os pais mas, para mim, avó galinha... foi uma preocupação, ehehehehe.

E o mês continua e os meus programas também... 
Até breve!