Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O MÊS DE AGOSTO


Você sabe por que o mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto, ou do azar ?


Hoje, véspera de feriado de 15 de Agosto, na calmaria do meu dia, resolvi debruçar-me um pouco sobre a curiosidade desta afirmação. Para nós, em Portugal, o mês de Agosto é normalmente intitulado pelo mês do emigrante, pelo mês das  festas e romarias populares e, pelo mês das férias.

Na verdade, pelo que tenho lido, dizem que os romanos deram este nome ao oitavo mês do ano (em latim Augustus) em homenagem ao Imperador Augusto pelas suas grandes realizações, salientado-se entra as mais importantes da sua vida, a conquista do Egipto e sua elevação à categoria de cônsul.
Mas, afinal, quando e porquê começou este mês a ser considerado um mês azarento ??? Mesmo a crença popular  ainda hoje persiste, continuando a citar o velho ditado de: "casamento em Agosto, casamento de desgosto"...

Mas, se olharmos para a História há inúmeros acontecimentos, desastres e factos infelizes que ocorreram durante o mês de Agosto. Algumas dessas datas podem ser vistas aqui:

" • 24 de agosto de 1572 – Catarina de Medici ordenou o Massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas;
• 14 de agosto de 1831 – os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia, e muita gente morreu sonhando com a liberdade;
• 14 de agosto de 1844 – a França invadiu Marrocos;
• 11 de agosto de 1863 – a França dominou o Cambodja;
• 6 de agosto de 1890 – o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica;
• 24 de agosto de 1910 – o Japão invadiu a Coréia, à custa de muito sangue, e de muitas lágrimas;
• 1º de agosto de 1914 – começou a 1ª Grande Guerra Mundial;
• 27 de agosto de 1923 – A Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu;
• 2 de agosto de 1932 – com a morte de Hinderiburgo, Hitler assume o governo da Alemanha;
• 8 de agosto de 1937 – A cidade de Pequim é invadida pelos japoneses;
• Agosto de 1939 Os homens iniciam a II Grande Guerra Mundial;
• 6 e 9 de agosto de 1945 – Primeiros ataques bélicos com bombas atômicas, em Hiroshima e Nagasaki.
Dentre outras catástrofes…
(Fonte: 
Portal vaiDarTudoCERTO
Eu, por mim, penso que a humanidade tem muita tendência em gostar de criar superstições e portanto, por vezes, acabam criando-nas baseadas em tragédias ou factos negativos ao contrário de se motivarem com factos de esperança e positivismo.

Tal como esta rima tão assertiva não poderiam todos dizer antes :

" mês de Agosto, mês de gosto? "








CASAL TOMAZ EM BRAGA - 6 E 7 DE AGOSTO

Como os meus amigos Beirenses, Lúcia e Jorge Tomaz foram viver para Vila Praia de Âncora, quando vêem a Braga, temos sempre de colocar a nossa conversa em dia. Ficam na minha casa, o tempo que necessitam ou querem e fazemos sempre uma perninha como nos velhos tempos...
Desta vez, a nossa amiga comum, de longa data, a Ester não se pôde juntar a nós e ficámos com muita pena mas, no segundo dia deles cá estarem, vinha juntar-se a nós a irmã do Jorge e lá andámos, nesse dia, os quatro.
A Alice tem uma preferência especial por um determinado Restaurante Chinês Buffet e acho k ainda estava a sair de Lisboa já estava a perguntar se ele estava aberto pois já vinha a pensar em irmos almoçar lá...
E assim foi, após a sua chegada, a primeira coisa a fazer foi ir comer pois as "barriguitas já davam horas" ...
Cada um comeu o que lhe apeteceu, comemos muito bem, a Alice deliciou-se com as preferências dela. Obrigada meus amigos pelo convite e por este almoço tão agradável onde, como é habitual, com a vossa presença, reinou a brincadeira e a alegria.



A Lúcia a mandar vir com o Jorge por ele estar sempre no gozo e acabou ficando na foto também a fazer "biquinho" para o maridão !
São um espectáculo de boa companhia este casal e a Alice, apesar de ter mais idade... não fica atrás do mano Jorge !
Após o almoço resolvemos que o café seria tomado num espaço ao ar livre, onde pudéssemos resmoer... e num ambiente agradável e ao fresco. Nada melhor que o chamado Parque da Ponte, que recomendo a quem visitar Braga (http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_da_Ponte ) para onde fomos passar parte da tarde.
Aqui estamos nós, num ambiente bucólico, lindo, fresco, rodeado de muita água...
Fomos ficando na "braqueta" pondo os "massocos" em dia, fizémos várias fotos no local, que poderão ver no álbum no final desta descrição e o Jorge fez-me algumas a mim das quais aqui destaco esta por gostar muito dela...

Agora poderão ver todas as fotos clicando AQUI