Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

FENÓMENOS QUE ME ASSUSTAM

Por vezes, entre as leituras que faço, escolho a Ciência, talvez por curiosidade sobre determinados assuntos relacionados com o estado do nosso Planeta.

Normalmente, é outro o meu género de leitura... mas este artigo despertou-me a atenção pelo que o transcrevo aqui, para quem se interessar, ler e comentar, se assim o entender.

A mim até me assuntam estes fenómenos...


" Estrela 'engolida' por buraco negro em galáxia a 3,9 biliões de anos-luz !!!




Astrónomos da NASA e da agência espacial japonesa seguem desde Março de 2011 uma invulgar actividade cósmica na constelação de Draco, com intensa emissão de raios X e gama captados pelo satélite Swift e pelo telescópio de raio-X a bordo da Estação Espacial Internacional.Dois estudos publicados no jornal 'Nature' defendem que a actividade observada é o resultado de um “evento extraordinário”, nunca antes observado, ocorrido numa galáxia distante, mais precisamente a 3,9 biliões de anos-luz da Terra.


Segundo os artigos publicados (consultar texto no site da NASA), o que inicialmente foi encarado como uma supernova será afinal o resultado da interacção entre um buraco negro no centro da galáxia Swift J1644+57 e uma estrela demasiado próxima do primeiro para escapar à força da sua massa.



A estrela acabaria puxada, desfiada e consumida pelo buraco negro, libertando uma enorme quantidade de energia observável. "

(Artigo publicado no dnoticias.pt)








ENCONTRO EMOCIONANTE COM DOIS AMIGOS DA ADOLESCÊNCIA

Foi na passada quarta-feira, dia 24 de Agosto, que em Lisboa fui ter um encontro há muito programado com dois colegas e amigos de quem gosto muito e que não via há longos anos !

A ida a Lisboa foi na companhia de um colega e grande amigo meu, o Zé Teixeira,  também amigo comum deles. A São não nos pôde acompanhar, pois teve de ficar a trabalhar, e nós dois, depois de tudo bem combinado para nos reencontarmos os quatro, em Lisboa, lá saímos da Póvoa de Varzim, bem cedinho.

A viagem foi óptima, depois dos assuntos do Zé tratados tomámos rumo a Alvalade, mais propriamente à Avenida da Igreja pois era o sítio previamente combinado para o reencontro. Não será preciso dizer que, todo este entusiasmo e ansiedade tem a ver com a nossa forma de estar em Moçambique onde fomos criados, crescemos e estudámos com grande amizade e espírito de união, e que continua a prevalecer após 40 anos e por vezes mais...

Almoçámos no Helsínquia e à hora marcada lá chegou primeiro o colega e amigo Khalid Mussa seguindo-se, pouco depois, o Flávio Sousa. Escusado será dizer que foi uma explosão de alegria, uma emoção enorme quando nós quatro nos vimos, de novo, juntos. Não teria palavras para descrever o quanto amei aquele momento... só visto e vivido !

Ali ficámos, unidos, lembrando os nossos tempos de Escola e não só e parecia que o tempo voava. Conversámos, recordámos, tirámos fotografias e chegou a hora de regressarmos ao Norte.

Tudo o que é bom acaba depressa... mas vamos repetir muito em breve.

VER FOTOS AQUI

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A MINHA REFLEXÃO SOBRE O TEMPO ...

O Agosto vai muito mau... ouve-se por todo o lado ! Mas o Julho, para quem esteve na praia, também não foi nada agradável. Enfim, cada vez mais nos temos de consciencializar, que aquele tempo de estações bem definidas já lá vai... e não volta!

Pelo que tenho lido e ouvido, cientistas,  afirmam algo surpreendente sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Segundo esses cientistas, estes fenômenos são causados por alterações no sol e não devido somente à liberação de gases de estufa da Terra. Estudos cuidadosos durante os últimos vinte anos mostram que seu brilho geral e a energia desprendida aumentam levemente à medida que sobe a atividade das manchas solares até seu ponto mais alto em um ciclo de onze anos. Recentemente satélites tem fotografado explosões cada vez mais intensas na superfície solar. Um trabalho do norte-americano Leon Golub, publicado pela revista Astronomy, mostra que erupções solares podem ser as fontes de aquecimentos na coroa, como se fossem "flashes", carregados de raios alfa, gama e ultra-violeta. A emissão desses raios é uma ameaça à nossa camada de ozônio, pois elas exercem pressão de fora para dentro, forçando a camada.

Existe portanto uma grande preocupação sobre o tema do aquecimento global, e esse assunto já faz parte da agenda dos partidos verdes e institutos científicos ao redor do mundo, que defendem uma nova mentalidade de desenvolvimento social sustentável.
Agora, entrando por outro campo, pergunto?

Mas o que é que a Bíblia diz sobre esse tema? Qual é o conceito da Palavra de Deus sobre a nossa relação com o planeta terra?

Há milhares de anos, Jesus profetizou que haveria mudanças no clima: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados". (Lc 21:25-26).

Assim vejamos...

Deus ao criar o homem, o colocou como mordomo do planeta. O grande gerente da terra que trabalharia para a harmonia de todo o sistema, mas o homem se rebelou contra Deus e alterou sua relação com a natureza, prejudicando a si mesmo e ao planeta. Todas as leis instituídas por Deus na condução e manutenção do ecossistema, devem ser respeitadas. Não somente as leis morais dos dez mandamentos. As leis da natureza, as leis do ar, as leis da camada de ozônio, as leis da física e da química, etc. Toda lei quebrada traz consequências sérias no convívio com a natureza. Hoje o aquecimento global é uma consequência da transgressão das leis da vida e da nossa existência ligada ao ecossistema.

Então, concluíndo, sem sequer entrar no pensamento e crença de cada um, acabo concordando que, todos nós, ao longo de todo este tempo temos realmente contribuído para a destruição do eco sistema e do Planeta.

Será hora, se ainda se for a tempo, de reconsiderarmos bem sobre todo o mal que estamos a fazer, sobretudo para as gerações vindouras.

Li há dias, escrito por um cristão que  "Estes sinais que vemos no clima e na natureza, são um anúncio da breve volta de Jesus, e um prenúncio do juízo determinado por Deus para o fim de toda a terra. Nada há que possa ser feito, e mesmo uma consciência mais “verde” pode retardar, mas não muda os resultados finais desta ação "natural".




domingo, 21 de agosto de 2011

PASSEIO DE NEGÓCIOS... E PÓVOA DE VARZIM

Sábado, dia 20 de Agosto, saímos da Póvoa de Varzim demanhã, com destino a Pombal e posteriormente a S. Pedro do Sul.

Como de costume, nós os três, eu, São e Zé Teixeira, lá fomos, pelo caminho, conversando e ouvindo música pelo que, os muitos Kms que naquele dia fiz, nem me pareceram grande coisa !!!

Almoçámos no Restaurante do Ruben, amigo de carros clássicos tal como o Zé e, após o almoço, partimos em direcção a S.Pedro do Sul, mais propriamente Arcozelo.

Ao final da tarde, depois de tudo tratado, nós e a minha Farrusca, lá iniciámos a viagem de regresso, com destino à Póvoa onde estavam à espera umas sardinhas fresquinhas, bem assadas e bem regadas, no Restaurante habitual do Zé e da São. O jantar foi bem apetitoso, as sobremesas deliciosas e a companhia 5 estrêlas !

Após o jantar o Zé achou por bem que fossemos dar um passeio para a marginal, resmoer o jantarinho... Belíssima ideia ele teve, pois aquela noite estava realmente convidativa. Dado que este Verão não tem estado famoso junto às praias, todos afirmavam, na Póvoa, que aquela seria a melhor noite do Verão 2011 !

Estava quente, não bulia um arzinho, imensa gente no "picadeiro", na marginal, imensos jovens, enfim andava tudo, tudo na rua...

Como somos daqueles que paramos em todas as "capelinhas", ao regressar a casa da São e do Zé, não entrámos sem contudo parar no Bar/Café Milenium, do amigalhaço Rui, para comer uns geladitos e molhar a goela!
Depois daquela paragem na esplanada, ao fresco, lá resolvemos subir... para casa.

No domingo demanhã, depois do pequeno almoço, tendo o Zé Maria saído com um dos Corvettes, eu e São fomos ao seu encontro e, eu, como sempre, antes de regressar a Braga, ainda gozei aqueles belos momentos de prazer junto àquela "bomba".

VER FOTOS AQUI#





ESPOSENDE, DIA 18 DE AGOSTO DE 2011

Quinta-feira, dia 18 de Agosto, o meu dia foi passado praticamente em Esposende depois de ter passado por Barcelos. Apesar de ter assuntos a tratar, com a ajuda do meu amigo Zé Maria, que só chegaria da parte da tarde, ainda houve tempo para combinar tomar um cafézinho com a amiga beirense Guida Vilarinho e marido.

Assim, depois de algumas fotos feitas por Esposende encontrá-mo-nos então na esplanada combinada, no Largo do Município. Foram uns bons momentos passados ali, com aqueles amigos. 

Depois, mais ao final da tarde, ainda tive tempo de gingar um pouco com o Rolls Royce do Zé Maria...

VER FOTOS AQUI#