Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A MINHA PÁSCOA EM 2013

A Páscoa este ano calhou no final do mês de Março e no dia 28 vieram para Braga, para minha casa, dois amigos muito queridos que já não vinham cá há anos e nunca tinham assistido a esta quadra solene que põe Braga nas bocas do Mundo... 

Foram eles o Zé Fernando e a Júlia Santos que, apesar do tempo não ter estado muito seguro, alguma chuva, sobretudo à noite, impedindo até a saída das procissões, adoraram a sua estadia na nossa cidade. 

Na quinta-feira à noite, quando chegaram, foi uma festa à Sporting... e as minhas patudas a ajudar, todas contentes por conhecerem os amigos. 




O melhor de tudo foi a minha prenda eheheheheh !



Depois de petiscar, beber uns copos e colocar a conversa em dia, brincar com as patudas que estavam estéricas, sobretudo a Sabrina... lá fomos dormir pois "amanhã é outro dia" , dizíamos nós!

Na sexta-feira, demanhã, parecia que a chuva tinha vindo para ficar mas, felizmente, após o almoço, e bem cedo, lá fomos para o Centro Histórico visitar as "capelinhas" e as Igrejas e tudo o mais. Tivémos uma tarde óptima, a Júlia andou às compras aproveitando os "preços do Norte" e, como poderão ver depois pelas fotos aproveitou-se bem a tarde.


Nos vários trajectos pelo recentemente restruturado centro histórico, nas várias visitas às Igrejas,  tivémos, como é habitual de ir fazer um postal ao Jardim de Santa Bárbara... Não chovia, mas a Júlia, prevenida, não tirava o capuz !!!



À noite, em casa, saíu uma bela de uma mariscada, não sem primeiro ser tomado o nosso whisky da prache com os aperitivos... para abrir o apetite, comendo uns camarões divinais confeccionados pelo Zé Fernando e que estavam de comer a chorar por mais... Era sexta-feira santa, não se podia comer carne !!! Portámo-nos muito bem...




No Sábado, logo após o pequeno almoço, deixámos as patudas a guardar a casa (a patudinha do Zé e da Júlia teve de ficar com os "manos",  com a filhota deles, pois senão iria haver aqui guerra com estas duas..) e lá fomos ver o que faltava, almoçar no meu sítio habitual, passear e eu, levava na ideia "baptizar" o Zé pois na véspera, uma mudança de planos já o tinha evitado !!!



Pela cidade andámos e chegada a hora, como a fome começava a aparecer... fomos almoçar.



Ora vejam o nosso almoço, bem regadinho com o que cada um escolhia ...


O menu, costeleta à salsicheiro (duas em cada prato, como podem ver), sopa, pão, vinho ou sumo, fruta e café no fim, pela simpática quantia de 3€. Que tal acham ? E se estava bom...

Continuámos o nosso passeio, ainda fomos visitar uns Beirenses, que por sinal não estavam na sua loja, mas, também estivémos na braqueta um bom bocado, junto às Frigideiras do Cantinho, com um chamuar da Manga, o Barbosa (um dos dois irmãos) do Talho da Manga que se fartou de perguntar por gente do seu tempo, ao Zé Fernando...



Como a famosa Arcada e a Av. Central estavam cheias de animação com todas as "barraquinhas" de artesanato, licores e doces conventuais, belos enchidos, pão e muitos mais artigos fomos andando, passando pela Brasileira, velho e belo "símbolo" desta nossa bela cidade.

A Arcada, também não podia deixar de ser registada ... Foi um amigão bracarense que eu conheço desde menino... e que já não via há muito tempo que nos tirou esta e outra foto. 


Na Avenida havia de tudo como já mencionei...



Os meninos Zé e Júlia resolveram começar por provar o Nectar dos Deuses  -  o Hidromel e depois passaram para o Licor de Singeverga...





E pronto, depois de visitar a Igreja dos Congregados, fizémos uma sessão de fotos à maneira no lindíssimo Coreto da Avenida Central, cuja reestruturação do ano de 1914 o preservou até 1868 e que foi projectado pelo Engº Joaquim Pereira da Cruz e executado na Fábrica de Fundição do Ouro, do Porto.



 Bem e com toda esta tarde tão variada ainda faltava ir tomar um Moscatel de Favaios ao célebre Bananeiro onde o dono esperava pela nossa visita para fazermos o "baptismo" ao Zé Fernando. Aquele ambiente daquela casa encanta todos quantos lá entram e eles gostaram logo, mal entraram...
Comecei por explicar as fotos nas paredes, a tradição da noite de consoada, antes do jantar... empatando um pouco e conseguindo assim levar "as visitas" para o local próprio !










No fim, depois "daquela coisa" ter empurrado o dito cujo do Zé Fernando e depois da risota até às lágrimas, dos três, lá fizémos o nosso brinde com aquele saboroso Moscatel bem geladinho... não comemos a banana, como manda a tradição, levámos falta !!!

No fim fomos para casa, descansar, jantar e preparar o dia seguinte, o Domingo de Páscoa pois íamos estar todos juntos com os meus filhotes, genro e netos.

Em Braga, no Domingo e Segunda-Feira de Páscoa ainda se mantem a tradição de virem a casa das pessoas dar Cristo a beijar, anda o compasso pelas diversas ruas de todas as freguesias da cidade. Nas aldeias ainda é feito com mais rigor. O Zé e a Júlia nunca tinham assistido a estas coisas nem sabiam como se processavam... Gostaram imenso de ver e participar. 





Entretanto aproximava-se a hora do almoço e começava a família a chegar... 



Ao almoço, éramos 9 ao todo, almoçámos na Paz do Senhor, saboreámos as comidas e as sobremesas não faltando o tradicional Pão de Ló.







As fotos que tirei durante estes dias todos foram imensas e podem ser vistas AQUI