Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

DEZEMBRO 2018, O ANO VAI TERMINAR



O ano está terminando e dou por mim a pensar que, aprendi muito, conheci pessoas novas, umas boas, puras, e outras que me desiludiram imenso. 
Também descobri amizades onde julgava não haver tanta amizade e descobri também que não havia assim tanta onde eu acreditava que deveria haver... uns até sumiram e, tristemente concluo, que poucos se revelam dignos da minha pura amizade, amor e carinho ou até puro desprezo! Sei que tenho defeitos, como toda a gente tem, até muitos... dirão algumas pessoas,  mas, não consigo ser hipócrita, falsa amiga ou falsa companheira como algumas vezes senti serem, durante este ano.

Geralmente, chega Dezembro, com ele a quadra natalícia e o "ponto" do ano em que se faz o balanço se "valeu a pena" e se começa a contar o quão bom/ruím foi o ano. 
O final do ano é um bom momento para pensar um pouco sobre a vida, as maravilhas que temos a agradecer e também aquilo que nunca mais voltaremos a fazer. 
Deve-se eliminar tudo aquilo que já não nos traz felicidade e pensar sim, no que se tem de melhorar para o ano que vai seguir-se.

"Não é o ano que tem de melhorar, mas sim, as pessoas" é esta, para mim, a pura realidade.


Embora o Natal em si não seja uma época muito importante para mim, não vibro muito com esta quadra de consumismo... vou aqui deixar, desde já, os meus votos para todos os/as seguidores deste meu simples Blog.



BRAGA, DIA DE SÃO GERALDO



Braga celebra a 05 de Dezembro, revestido de um significado particular,  o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade.

São Geraldo, nasceu na Gasconha, de uma família nobre, professou entre os beneditinos do Mosteiro Clunisino de Moissac, onde desempenhou cargos de Bibliotecário, Mestre dos oblatos e cantor, e depois foi Arcebispo de Braga, tendo falecido em 05 de Dezembro de 1108, em Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar. 
Encontra-se sepultado na Capela de São Geraldo, na Sé Catedral de Braga.


São Geraldo foi o primeiro Arcebispo de Braga e, segundo a lenda, enquanto doente e “no ardor das suas febres” terá pedido que lhe trouxessem fruta durante o inverno. Como que confiante na graça divina, São Geraldo insistiu com os servos para procurarem fruta, embora estes dissessem que não havia no inverno.   Os servos foram para fora e encontraram as árvores repletas de frutos contradizendo a lei natural. Devido a este milagre a capela é decorada com frutos no dia em que se faz a memória do seu padroeiro.

Como forma de assinalar o “Milagre da Fruta”, o Município de Braga distribui fruta a toda a população no Largo D. João Peculiar, ao longo de todo o dia. 

Muitos alunos das escolas básicas da cidade, tiveram a oportunidade de visitar a capela de São Geraldo. 

Pelas 10:30 horas, nas naves da Sé Catedral, teve lugar uma representação teatral do milagre de São Geraldo protagonizado pela Escola Básica da Sé.



Depois da representação teatral na Sé, as crianças vieram pelos seus claustros, saíndo junto à Capela de São Geraldo onde lhes eram entregues as diversas peças de fruta que íam escolhendo... 


Todas as fotos feitas, por mim,  nesta manhã de São Geraldo, em Braga, podem ser vistas AQUI