Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O CONVÍVIO DO BUÇACO, 4 DE SETEMBRO DE 2011

Anualmente, no primeiro domingo de Setembro, realiza-se, há 32 anos, um Convívio de Moçambicanos, na mata do Buçaco, na Cruz Alta. Este Convívio dá pelo nome de "Amigos do Planalto" pois foi iniciado por gentes do Chimoio, chamuares nossos que trabalhavam e viviam pelas terras de Vila Pery, Manica, Gondola, etc.

Durante imensos anos este Convívio, para o qual não é necessário qualquer inscrição mas sim aparecer, a partir das 10h da manhã, na Cruz Alta, dizia eu... era um mundo de gente, carros cheios, fartos farnéis, famílias inteiras de "farmeiros" como dizíamos, muita alegria e muita animação. 

Apesar de todas as dificulades que tínhamos, com a nossa vinda conturbada de Moçambique, sempre havia forma de todos se juntarem, de se dividirem por carros de amigos e marcarem presença naquele dia, naquele lugar tão aprazível como é o Buçaco. Recordo-me, de uma chamuar de Vila Praia de Âncora, que todos os anos participava e trazia umas panelas enormes, como as dos quartéis, cheias de boa comida e de onde todos os seus amigos petiscavam. Como este caso havia muitos mais... Agora, com o passar dos anos, os mais velhos já partiram e o grupo foi diminuíndo, pese embora alguns familiares dos fundadores continuem a participar bem como outros que apesar de não terem vivido no Chimoio, não deixam de aparecer fazendo com que este evento não acabe.

Pela parte que me toca, bem como aos meus amigos mais chegados, não deixaremos que isso aconteça, enquanto pudermos.

Para verem as fotos deste último Convívio...
CLICAR AQUI

#