Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de abril de 2012

MINI FÉRIAS EM BUDAPESTE - HUNGRIA

Aeroporto de Lisboa.
Como companheira da minha amiga Ester Machado, parti no dia 22 de Abril, de Lisboa, com destino a Budapeste. Tínhamos partido de Braga, na véspera, sábado, com o Raul, mais conhecido pelo Cacana, para participar no 1º Encontro de Basquet da Beira, que o Tonito Almeida tinha organizado. No Domingo demanhã o Raul foi-nos levar a Lisboa, ao Aeroporto, e antes de arrancar ainda nos fez esta foto à porta do Terminal 1, às escondidas do polícia que teimava em não deixar parar por muito tempo, ali, os carros. Obrigada Cacana !


Lá fomos as duas para o local marcado como ponto de encontro para os restantes membros do Grupo. Como era cedo, conversámos, fizémos festinhas a todos os cães que passavam por nós, e foram bastantes... e fomos também fazendo umas fotos ! 
Chegada a hora marcada começaram a chegar os restantes membros do Grupo, o Gonçalo, o simpático guia que nos acompanhou sempre e deu-se início então aos procedimentos necessários e exigidos para o check-in e posterior embarque. 
E lá estava o nosso voo anunciado 


No avião, durante a viagem, tudo correu muito bem, o grupo ía animado, íam conversando uns com os outros, colegas, passeando de lugar em lugar  e eu, com a ajuda da Ester,  ía conhecendo as pessoas, fixando os seus nomes, etc.
Aqui estamos nós as duas, sem medos nem receios, em pleno voo !














Ao chegarmos a Budapeste, estava à nossa espera a outra guia, a simpática e linda Scilla, jovem húngara mas que falava português e que, a partir dali, juntamente com o Gonçalo, nos acompanharam sempre até ao fim da nossa estadia. Depois de deixarmos o aeroporto, antes de nos levarem para o Hotel, fomos fazer um passeio turístico ao Monte Gerardo onde nos pudémos deliciar com as belas vistas para a cidade de Budapeste. Eu, embora conhecesse já Budapeste e parte da Hungria, portanto não era novidade para mim,  fiquei maravilhada com esta vista à noite, para a cidade.
Depois fomos para o hotel, jantar, dormir e no dia seguinte demanhã dar início ao cumprimento do programa para aqueles dias. Seria impossível e cansativo narrar aqui todos os momentos desta viagem, todos os acontecimentos e brincadeiras em que participámos. Deixo aqui expresso que adorei a companhia de todos, gostei muito desta experiência em grupo, adorei aqueles dois jovens que sempre nos acompanharam e aturaram. Digam lá se não são os dois lindos...


Custou-me, no dia da partida, a despedida da Scilla. Parece que a vontade de todos era que ela continuasse connosco...






Dizia eu, mais acima, que não poderia descrever aqui tudo e sem o complemento das fotos seria impossível transmitir a "pseudo-realidade" que gosto de transmitir com a legendagem e por vezes um pouco de História com que complemento a minha reportagem. Todos os dias foram lindos, todos os dias foram bons, o hotel, a alimentação, o serviço, tudo esteve à altura. O Grupo esse é 5 estrêlas...
Então, sendo assim, aconselho a seguirem os meus álbuns da viagem, divididos por dias (1º, 2º. 3º e 4º dia) onde, com a ajuda das legendas, certamente, farão a viagem também... No final colocarei, como sempre o "caminho" para as reportagens.


Na última noite em Budapeste, o programa incluíu, um jantar medieval, em ambiente da época, no Restaurante Lancelot, onde toda a comida era servida em travessas e pratos de madeira e tínhamos de comer com as mãos à excepção da sopa que era servida, bem quentinha, em pão fresco! Antes da sopa ser servida as empregadas vieram colocar-nos uns babetes para podermos jantar ! O pão era redondo, trazia a sopa dentro e com um pedacinho cortado, em cima, que fazia de tampa e que eu, na foto, tenho numa das mãos.


Para comer esta sopa foram-nos distribuídas as colheres mas para o resto... népia, tudo com as mãos !
Esta sopa era divinal, eu gostei mesmo. 
Era forte, com muitos legumes e pedacinhos de carne misturados.


A restante comida, tudo à base de carnes, espetadas, pernil, frango, perú, etc, vinha com os acompanhamentos e saladas em travessas como esta...
A Hungria não tem mar, não tem portanto peixe, nem do rio, pois até é proibido pescar devido às condições do Danúbio. Antigamente o povo ainda consumia algum peixe do rio mas isso deixou de acontecer há muito. Todas estas carnes estavam uma delícia e eram bem regadas com os vinhos que escolhíamos e que eram servidos em canecas e copos de barro. Todo o jantar foi acompanhado de música da época e vários espectáculos, artes circenses, dança do ventre, etc. como poderão ver nas minhas fotos.
Um aspecto do salão onde comemos..
E pronto, no dia seguinte o dia foi livre, para as ultimas compras e passear sem programa por onde quiséssemos e escusado será dizer que eu e a Ester na companhia da Arlete aproveitámos esse dia muito bem para visitar ainda aquilo que tinhamos planeado. 
Chegou depressa a hora de deixar a cidade, rumo ao aeroporto. Lá estava, à hora combinada, o nosso autocarro que nos levou e a hora das despedidas chegou ...



Aqui estamos nós as duas, junto ao grupo, aguardando a ida para o balcão fazer o check-in.


Embarcámos, fizémos uma bela viagem, muita conversa e muitas brincadeiras, troca de endereços electrónicos, contactos, etc. e chegámos a Lisboa já a falar numa próxima viagem !  
No aeroporto, as três, antes das despedidas...
E pronto, fica aqui o "caminho" para clicarem e poderem ver as fotos que fiz e que são imensas... 


Depois de clikarem no AQUI, em baixo,  para abrir o  link dos álbuns, é so ver os álbuns na sequência dos dias, e viajarem também !


Cliquem
AQUI



1º ENCONTRO DE BASQUET DA BEIRA (MOÇAMBIQUE)



Organizado pelo Tonito Almeida, realizou-se no dia 21 de Abril de 2012 o 1º Encontro de Basquet da Beira.


Aqui está o Tonito, vestindo a camisola original da Selecção da Beira, guardada, todo este tempo, religiosamente !


A concentração foi no Pavilhão de Desportos de Óbidos, junto às Piscinas, onde íam decorrer os jogos. Os nossos colegas e amigos, desportistas do nosso tempo de juventude, disseram presente ao Tonito e foram muitos os jogadores. O Tonito tinha afixado o Calendário de Jogos bem como a formação das 4 equipas, chamando-as por autênticos "icons" da nossa Beira. Então eram assim os nomes das Equipas:  " Café Capri", Café Riviera", "Xiveve" e "Estação C.F.". 
Como podem ver as equipas, dos nossos desportistas sexagenários estavam lindas ... 


Os jogos decorreram durante a toda a manhã, num espírito de camaradagem lindo e com muito entusiasmo. Estavam presentes antigos treinadores, massagistas, etc. que reencontraram naquele dia as "suas meninas" e os "seus meninos" e todos se emocionaram quando se abraçaram. Foi o caso do Sr. David Pina que deu a todos uma enorme alegria com a sua presença. 


Após a parte desportiva vinha a parte do repasto, tão merecido, principalmente para os jogadores que tão bem jogaram e se esforçaram tanto !
Assim, partimos de Óbidos em direcção às Caldas da Rainha onde ía ter lugar o almoço/convívio, no Restaurante Lisboa.


Dificilmente conseguiria aqui  transmitir-vos a categoria deste almoço, desde a abundância de tudo, a variedade, enfim, a confecção extraordinária dos pratos, a forma como foram servidos já para não falar nas bebidas, à descrição. 
Para isso terão de ver as minhas fotos...
O salão estava cheio, éramos muitos e bem dispostos, como sempre e, sobretudo gente bonita !  Olhem só para essa mesa que aqui está...


Depois do almoço, dos cafés, dos digestivos, das conversas e convívio chegou a cerimónia do bolo que estava lindo e bom !


A festa continuou, cada um ía fazendo mais e mais fotografias e lá para o final do Evento foram passadas na TV do salão as nossas reportagens que tinhamos feitos e todos foram seguindo, com interesse, como podem apreciar, todos recostados e apreciar.
Para verem a minha reportagem completa deste Encontro clikem AQUI