Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

1º ENCONTRO DE CARAVANAS E AUTOCARAVANAS NO BOMBARRAL


Este Encontro foi organizado pelos companheiros Luisa Eusébio e Mário Matias e realizou-se no Sobral do Parelhão (Bombarral), nas instalações da Sociedade Recreativa Sobralense durante os dias 29, 30 e 31 de Janeiro.



As autocaravanas ficaram distribuídas pelo espaço da Sede da Sociedade, no largo junto à capela e em ruas e espaços adjacentes a estes. 






O Encontro teve uma organização 5 estrêlas, um programa muito interessante e foi extraordinariamente elogiado por todos os companheiros.

A manhã do dia 29 foi a recepção da maior parte dos companheiros embora alguns de nós já tivéssemos chegado antes, ao local do Encontro.
Às 14.30H, de autocarro, fomos para o Bombarral onde tínhamos duas visitas: Teatro Eduardo Brazão e Museu do Bombarral.






Poderão ser vistas as fotos no álbum que colocarei.

Às 21.00H dessa sexta-feira, após o jantar, teve início o Concerto "Banda Filarmónica do Carvalhal" no salão da Sede da Sociedade Recreativa Sobralense.




No sábado, dia 30, pelas 09.00H fizémos um passeio pedestre para conhecer a localidade.



Às 11.00H teve lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira com a presença das Entidades Oficiais.





Seguiu-se o almoço que foi servido às 13.00H cuja ementa foi um belo cozido à portuguesa seguido de diversas sobremesas. 
O almoço estava divinal e as sobremesas nem vos conto ...




Ainda durante o almoço ouvimos o representante da Federação de C. M. P., Dr. Paulo Sousa, que por motivos de força maior não tinha podido estar presente na cerimónia das 11.00H.




O resto da tarde decorreu calma, entre jogos de cartas, cantorias e outras actividades praticadas pelas companheiras e por volta das 19.30H  foi servida uma "sopa de cozido" , bem quentinha e bem saborosa.




A Noite Musical teve lugar a partir das 21.00H com "CFLuis Eventos" e esteve super animada.
O excelente profissional Luis animou e fez toda a gente vibrar com as suas contagiantes músicas, danças  e brincadeiras que foi incluíndo.








A participação do companheiro Carlos Nuno foi, como sempre, brilhante ... Ele e a "velha" fez-nos rir até às lágrimas ... Vão ver o video incluído no álbum e depois me dirão de vossa justiça !



Mais tarde e já próximo da meia noite o companheiro Manel Dias brindou-nos, como é habitual, com as suas brilhantes  "gaitadas" .




Depois chegou o momento da despedida e lá cantámos todos unidos ... "É só até à vista... " que gravei e podem ver também.

Para que todos fossem quentinhos para a caminha foi servido um cacau quente que sabe sempre bem, acompanhado de uns saborosos bolinhos ...



Todas as fotos e videos... e são muitas, deste Encontro, poderão ser vistas clicando AQUI

ÓBIDOS, SOBRAL DO PARELHÃO E CARVALHAL

Depois de Mira, o destino era Óbidos, também para revisitar e curtir a beleza que ali se encontra e que, em qualquer época do ano nos encanta.
Eu gosto imenso de Óbidos e no dia 27, quarta-feira, pela manhã, foi esse o meu destino.





Aproveitei a manhã e o almoço em Óbidos não faltando, como aperitivo, beber uma ginginha em copo de chocolate branco como eu gosto !!!




Foi óptimo o passeio, estava um dia lindo e fiz imensas fotos como nem podia deixar de ser...



As fotos de Óbidos podem ser vistas AQUI

Nesse mesmo dia, depois do almoço, rumei ao Sobral do Parelhão (Bombarral) onde fui ter com os amigos e companheiros que organizavam o Encontro que ali ía ter lugar a partir de sexta-feira. 



Nessa tarde, visitei mais uma vez, a aldeia do Carvalhal, a aldeia "ficticiamente" chamada de Beirais onde decorre a série tão conhecida da RTP1.







A minha amiga Luisa levou-me a conhecer o Santuário do Bom Jesus do Carvalhal, mais propriamente Igreja Paroquial do Senhor Jesus e São Pedro, mas também referido como Igreja Paroquial de São Pedro de Finisterra e que se localiza na freguesia do Carvalhal. 



Este Santuário remonta a uma primitiva ermida sob a invocação de São Pedro, padroeiro da freguesia desde o século XIV.
O actual templo remonta ao século XIX, tendo ruído a primitiva ermida.
É um local de peregrinações, círios, feiras e romarias, das mais diversas partes da região.



De acordo com a lenda local, um homem andava a caminhar junto ao mar, em Peniche, quando encontrou um grande caixote que as ondas tinham atirado à praia. Pegou nele sem esforço, apesar das dimensões, e continuou a caminhar trazendo-o até à ermida de S. Pedro. Ao chegar à ermida, o caixote ficou tão pesado, tão pesado que, ele sem poder mais com ele, pousou-o e foi chamar o padre, que o abriu. Depararam-se então com a imagem de Jesus, que foi recolhida e exposta à veneração pública, tendo início desse modo os  círios.
O certo é que, a partir de 1762, a paróquia de São Pedro passou a denominar-se "do Bom Jesus e São Pedro".






Fotos lindas do Santuário podem ser vistas AQUI

PASSEIOS PELA PRAIA DE MIRA

Depois de alguns dias em casa, em Braga, e como ía ter um Encontro de Autocaravanas no final do mês, no dia 25, depois de cumprido o dever das votações para o Presidente da República... "ala moça, que se faz tarde " !!!

Passando pela Maia (Porto) aproveitando tratar de um assunto relacionado com a autocaravana rumei a Praia de Mira, ao Parque de Campismo, onde cheguei e me instalei,  depois de uma óptima viagem.








Passei aqui dois dias super calmos e agradáveis revendo locais e recantos onde há muito já não ía.

O tempo esteve bom, passeios junto à praia, junto à barrinha de Mira, Museu, etc. preencheram aqueles dias.







As fotos destes dias podem ser vistas em dois álbuns com o nome de MIRA (Dia 25 e Dia 26) numa colecção de fotos que se encontra  AQUI