Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

OS MEUS DIAS ENTRE 22 E 26 DE JUNHO

Na sexta-feira, dia 22 de Junho arranquei de Braga para Leiria onde ía ficar para, no dia seguinte, irmos a Oeiras onde tínhamos uma reunião de trabalho de administradores de grupos, gerentes de páginas, organizadores de eventos, etc... tudo sobre Moçambique.


O jantar foi em casa da amiga Graça Gaio onde no fim, antes da nossa saída para casa do Paulo Batista, se veio juntar o nosso querido amigo Pereirinha que tinha vindo de França. Foi uma festa, revê-lo e todo nice...
Dali fomos para casa do Paulo para acertar "agulhas" e "papelada" para o dia seguinte. Escusado será dizer que foi um serão bem passado com uma ginginha fabulosa e mais uns copos...
No sábado demanhã, dia 23, no local combinado, em Leiria,  lá nos encontrámos para partir com rumo a Oeiras, Pousada de Catalazede, onde ía decorrer o nosso dia - Reunião de Trabalho.
Aqui estamos os quatro... Gilberto Borges, Tonito Almeida, Paulo Batista e eu própria, antes mesmo de partir. A Graça Gaio estava de serviço a registar o momento...
A viagem e a reunião correram lindamente, houve almoço e jantar na Pousada, onde na sala de reuniões da mesma decorreu a nossa produtiva reunião. Estiveram representados vários Grupos, páginas e organizadores de eventos. Poderá ser vista a minha reportagem AQUI
Quando regressámos a Leiria, à noite, já fui ficar a casa dos Tios Celestino e Tia Lurdes, na Marrabenta, em Amor.
Ainda houve uma pequena tertúlia e um brinde com os tios antes do Paulo ir embora...



No dia 24, domingo ensolarado foi um regalo acordar na Marrabenta ! É tão bom estar com aqueles tios, conviver com eles e curtir aquela acolhedora casa, aquela machamba, aquelas comidas feitas pela tia Lurdes !
Após o saboroso pequeno almoço eu e o tio fomos para o quintal e para a machamba curtir aquele sol maravilhoso e aquele ar que só ali se respira.
O tio tirou-me imensas fotos enquanto eu, atenta e toda contente, ouvia e passava revista  a todos os canteiros e cultivos da Marrabenta...
As flores são lindas e eu, cada vez que passava por elas, lá fazia mais uma foto.
Tínhamos de aproveitar a manhã, pois a tarde seria de trabalho... tínhamos de ajudar a tia Lurdes na confecção da matapa de camarão para a almoçarada do grupo dos amigos da Gorongosa que ía ter lugar no dia seguinte.
Ao almoço, como é habitual, juntou-se a nós o Reinaldo... faz parte da família !!! Aqui estamos nós os quatros a almoçar um lombo assado com ameixas, arroz, saladas e uma mousse de chocolate divinal ...

Após o almoço, depois do descanso da tia Lurdes e de uns bocadinhos no PC por minha parte e do tio, lá fomos nós dar início às tarefas para a confecção da matapa. 
Desde o apanhar das folhas de abóbora que podem ver aqui o "patrão" a fazer, até à matapa de camarão já pronta, fervendo a apurar, todas essas etapas podem ser acompanhadas pelas fotos da reportagem deste dia, que aqui vou colocar.
A tarde foi muito trabalhosa, sem dúvida, sobretudo para a tia Lurdes que estava empenhada, como sempre, em elaborar requintadamente os seus petiscos... é que não era só a matapa... era o arroz de pato, os doces, enfim muita coisa boa.


Ao jantar, nesse dia, além do Reinaldo, ainda se juntou a nós um outro amigo, o Quim.
Aqui estamos, desta vez os cinco, ao jantar. Além dos trofeus do tio Celestino e de muitas peças africanas predominam as lindas capulanas, nas mesas. Todos moçambicanos... num ambiente único de Moçambique que é a Marrabenta !
A reportagem completa deste domingo, dia 24, poderá ser vista AQUI


Segunda-feira, dia 25 de Junho, dia do nosso almoço-convívio. Eu desci, assim, após o pequeno almoço com os tios. Tínhamos tudo adiantado mas havia pequenos pormenores a terminar antes da vinda dos amigos Vasco Galante, Maria e Zé Canelas. Infelizmente o grupo vinha reduzido pois por motivos de saúde, o Tó-Jó e a Lurdinhas não podiam vir.

Enquanto a tia terminava as suas tarefas na cozinha eu fui apanhar flores fresquinhas para os arranjos das mesas, mesa principal e mesa de apoio, e depois disso, ajudar o tio a preparar a mesa dos aperitivos...


Estava tudo 5 estrêlas como sempre, naquela agradável casa, esperando pela chegada dos amigos. 


Não tardaram... aqui estão eles acabadinhos de chegar, junto do anfitrião ...
O Zé Canelas acompanhado do belo vinho, a Maria com as sobremesas e cerejas... As surpresas do Vasco não se viam... só mais tarde as vimos e que bonitas !
E pronto, aqui começou o dia deste convívio dos amigos do PNG em que o tempo passou como uma flecha !
Havia que fazer o baptismo ao Zé Canelas, na Marrabenta, antes do almoço e ele, como não puderam ficar para o lanche/jantar ainda escapou de boa ! 
Depois de cumprimentarem a tia Lurdes o tio lá deu instruções para todos irmos para a machamba, eu de máquina fotográfica para registar o momento, e incumbir o Zé Canelas de ir apanhar cebolas e alfaces para o almoço... 






Aqui está ele de "facalhão" , após ter apanhado as cebolas, preparado para o corte das alfaces...







Agora, no canteiro das alfaces, com o mestre a vigiar, o Zé cortava... e bem !




E pronto, não custou nada, não doeu e o Zé apanhou dois belos exemplares, como este que ele aqui exibe...







Para completar o baptismo faltava a sachola !!! 
Ficaste lindo Zé, até pareces um machambeiro de verdade. 


Depois destas provas do Zé fomos todos assinar o mural da Marrabenta no cantinho que o tio Celestino já tinha preparado, de véspera, assinalando mais este encontro.
Este momento solene pode ser visto, em pormenor, com o registo da assinatura de cada um, no link das fotos que irei colocar no final.

Depois da preparação das saladas em que a Maria e o Reinaldo ajudaram, no quintal, fomos todos para dentro para a sala onde nos esperavam os aperitivos.

E a seguir foi o almoço divinal ! 
Tudo estava óptimo, fantástico, todos gostaram da matapa de camarão da tia Lurdes que eu ajudei a servir... Aqui estava a começar de preparar o prato para o Zé Canelas!





E aqui estamos todos a iniciar o nosso almoço.
Depois do momento registado foi começar a saborear  aquela bela matapa de camarão seguida do arroz de pato e óptimas saladas da machamba tudo bem regadinho com um belo de um tintol !
Depois chegou a hora das sobremesas, que eram várias, e muita boas, também. 
Após o almoço passaram ao escritório e foi reviver o passado com emoções fortes: os álbuns do Zé Canelas ! 
Estava previsto e preparado pelos tios Celestino e Lurdes um lanche saloio... belos grelhados, enchidos, etc. mas, devido ao tempo contado do Vasco, com compromissos inadiáveis, eles tiveram de partir ao final da tarde sem o fazermos. Fica para a próxima!
A hora da partida é sempre "chata" e começaram as despedidas...
... mas não partiram sem antes ser tirada a fotografia de grupo. Aqui entrou de serviço o Zé Reinaldo que foi o fotógrafo !
Tia Lurdes, Vasco Galante, Zé Canelas, Maria, Celestino Gonçalves e à frente, Eu... !
A reportagem completa deste dia 25 de Junho, pode ser vista AQUI