Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O MEU NATAL EM FAMÍLIA, NATAL 2011



Como habitualmente, o nosso Natal foi passado em Braga, em casa da minha filha Rita, marido e filhotes. Éramos dez à mesa, na Consoada e também no dia 25.

Tudo estava brilhante, muito bem feito, a alegria dos meus netinhos reinava, sobretudo dos dois mais novos que, como é normal, ainda dão aquela importância ao abrir dos presentes, etc.

Escusado será dizer que a Consoada foi tradicionalmente minhota, como nós gostamos, pois além do bacalhau, batatas, couves e ovos não faltou também o polvo... O jantar, bem regado, terminou com as inúmeras sobremesas natalícias, bolo rei, rabanadas, "belhós", letria, broinhas, pão de ló e os típicos e excelentes mexidos !

Depois, a seguir ao café, tivémos de ir entretendo os pequenos, com um joguito de póker,  para que o tempo não parecesse tão longo, para eles, para chegar o momento dos presentes...

Esse momento, foi de grande alegria e, é sem dúvida, a razão pela qual  me importa o Natal. Acreditem que sim! 
Foi demais, eles rasgavam os papéis, eles liam em voz alta as dedicatórias dos presentes, eles riam-se, enfim, um delírio e o momento mais lindo da noite.
Devia ser Natal todos os dias, como se costuma dizer, mas eu não sou muito apologista do consumismo desta quadra, de certos exageros e de alguma hipocrisia que, nalguns e muitos casos acontece, em que por ser Natal tudo parece estar bem, nas famílias, na sociedade e na realidade isso não acontece. Não que seja muito o meu caso mas todos sabemos que assim é, infelizmente!


Bem, mas vou deixar essas divagações e continuar a minha narrativa...


Este resto da noite foi passado à volta dos presentes e já era bem tarde quando cada um foi para sua casa com a promessa de, no dia seguinte, nos juntarmos, de novo, para o almoço do dia 25.


Domingo, dia 25, cerca das 13.30H lá estávamos todos reunidos para almoçar a tradicional "roupa velha".

No final do almoço os variadíssimos doces e bolos seguidos do cafézinho, terminaram a refeição.


A seguir, havia a promessa de jogar e brincar com os presentes novos... 

Foi uma tarde muito bem passada, jogando, vendo fotografias, recordando momentos da infância do João, meu neto mais velho, que já um homenzinho, ía achando piada a algumas passagens (apanhados como o meu genro lhe chamava...) que via nos filmes que íam passando no Mac.


E pronto, chegou assim ao fim, este dia de Natal que foi passado com muita saúde, paz e alegria, graças a ELE !


Poderão ver as minhas fotos  AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário