De Braga a Santiago foi um pulo, como se diz por aqui...
A cidade de Santiago de Compostela é a capital da Galiza e a sua Catedral é um templo católico, situado na Plaza do Obradoiro, de arquitectura românica e gótica.
A Catedral foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1896 e a chamada cidade velha de Santiago de Compostela que se concentra à volta da Catedral foi classificada como Património Mundial da Unesco em 1985.
A tradição de que a Catedral acolhe o túmulo do Apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protector de Espanha torna-a no principal destino de peregrinação cristã, na Europa, a seguir a Roma.
Aqui estou eu à chegada a Santiago, à Catedral...
Algumas fotos do interior da Catedral que consegui tirar, embora com imensa dificuldade...
Nesta foto, à esquerda, evidencio o botafumeiro que é um gigantesco incensário de latão, banhado a prata, que, vazio, pesa 62Kgs. e mede 1,60m sendo o maior incensário do Mundo.
Presenciei, neste dia, no final da missa a cerimónia da perfumação ou defumação como lhe queiram chamar.
Segundo a tradição o uso deste incensário que remonta ao século XI, tinha como objectivo perfumar a Igreja para eliminar o mau cheiro que os peregrinos deixavam, suados, sujos e até doentes.
O botafumeiro é cheio com cerca de 40Kg de carvão e incenso e atado a uma corda. Depois um mecanismo de roldanas eleva-o e move-o ao longo da nave e de seguida, um grupo de 8 homens que são chamados de "tiraboleiros" começam a empurrá-lo pondo-o em movimento e puxando cada um deles um cabo preso à corda que faz o movimento pendular, largando o incenso. É lindo de ver, sem dúvida...
Depois da visita à Catedral fiz mais uns passeios e umas fotos pelo centro histórico, revisitando todos aqueles recantos lindos.
No regresso parámos em Tui onde também fiz algumas fotos na visita à Catedral de Santa Maria.
Bem, vou deixar aqui o link para verem o álbum todo pois acreditem que vale a pena ... Clicar AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário