Josina, que se juntou à Luta Armada de Libertação Nacional, é considerada uma heroína de Moçambique.
Este ano, devido ao dia ter coincidido com as Festas Pascais, a Embaixada adiou a comemoração daquela data para o sábado seguinte, dia 14 de Abril.
Assim, como a minha amiga Alda Diakos logo que recebeu o convite para estarmos presentes me avisou, começámos logo a tratar das nossas toiletes pois íamos estar presentes na cerimónia e no almoço mas a rigor... de capulanas, à Moçambique e representando a nossa querida Beira.
No sábado demanhã lá chegámos e assim... Aqui estamos nós á entrada da Embaixada, aguardando a chegada dos nossos outros amigos do grupo.
Depois, já lá dentro, antes da sessão ter inicio aqui estou eu com a minha capulana, pulseiras, colares, missangas, enfim à boa maneira africana, sem faltarem as trancinhas no cabelo...
A cerimónia cumpriu todo o seu programa, com intervenções da Dra. Filomena Malalang, Conselheira da Embaixada, da Dra. Ana, Secretária Geral da OMM e da Dra. Marta Carvalho, Representante das Mulheres para a Paz em Portugal, sempre abordando o tema da Mulher.
Depois chegou a hora do almoço que foi servido nas salas da Embaixada e também no agradável pátio.
O almoço foi constituído por vários pratos africanos, deliciosos, incluíu também um churrasco à cafreal e costeletas de porco, bem como uma mesa de doces e bolos muito bons também. Havia vinho, cerveja, coca-cola e outros refrigerantes à descrição.
Os convidados espalhavam-se pelas salas e pelo pátio e, nesta foto, aqui estamos nós, os Beirenses, saboreando o caril de cabrito que estava do além... e o churrasco e ao mesmo tempo trocando conversas e factos vividos em anteriores convívios. O Aly até parecia que estava num harém... reparem é só ele e nós todas à sua volta !
A música enchia de alegria estes espaços e escusado será dizer que mal se acabou de comer tudo saltou para o meio do pátio, para as marrabentas e não só. Todos dançaram e o ambiente esteve muito animado até ao final da festa.
No final foi a abertura do bolo comemorativo, distribuído por todos os convivas e regado com champanhe.
Sem comentários:
Enviar um comentário