Este ano o meu réveillon, com alguns amigos, estava planeado para ser passado em Espanha, mais propriamente, em Mérida.
A partida foi do Porto com uma viagem em Grupo com partida no dia 30 de Dezembro de 2014 e regresso a 02 de Janeiro do novo ano.
A viagem correu muito bem, fomos muito bem instalados, com umas jovens Guias muito simpáticas e ao final do dia 30 chegámos ao Hotel Las Lomas, em Mérida.
Fomos parando pelo caminho, destacando-se a primeira paragem na zona de Azambuja, para almoço, numa zona muito agradável ...
Depois, muito mais tarde, já no Alentejo, outra paragem numa área de serviço muito bonita, em Estremoz.
Aqui estamos nós, os quatro amigos, eu, Graça Gaio, Isi e Zé Manel Simões.
Lindíssimo artesanato do alentejo e peças incríveis feitas em cortiça, desde pequenos presépios, objectos de decoração, calçado, chapéus de chuva, bonés, carteiras, enfim até gravatas... tudo em cortiça. Peças lindíssimas, acreditem.
Continuámos a viagem, já estávamos perto, e foi num instante que chegámos a Mérida embora já fosse bem escuro.
Depois foi subir aos aposentos e fazer a preparação para o jantar que foi servido às 21.30H, hora espanhola, claro.
Cá estamos nós os quatro brindando à amizade e à nossa Manga (Beira) Moçambique !
No dia 31, dia do Réveillon, o programa da viagem incluía um passeio no Centro Histórico da cidade a fim de visitar os principais monumentos romanos de Mérida que são de grande valor histórico e muito bonitos.
Estava muito frio nessa manhã, todos se queixaram mas lá fomos no nosso autocarro ... Na foto, a Sara, a nossa Guia dando algumas indicações.
Infelizmente, por ser a data que era, os Museus e Anfiteatro Romano estavam fechados embora o Operador Turístico tivesse obtido a garantia escrita de que seriam abertos para a nossa visita. Encontrava-se no local, munida da referida autorização escrita a outra Guia, espanhola, que nos acompanhou mas, infelizmente, concluíram que não abriam esses dois espaços ao grupo. Eu já conhecia, já tinha visitado tanto o anfiteatro como o museu, há uns anos, mas tive pena da minha amiga não ter podido ver.
Visitámos todo o "casco histórico", a lindíssima Ponte Romana de Mérida sobre o Guadiana, o Aqueduto dos Milagres, o Aqueduto de San Lázaro, o Arco de Trajano , o Templo de Diana, enfim, tudo isto sempre ouvindo a Guia espanhola que dava todas as explicações em pormenor.
Nós na lindíssima Praça de Espanha onde se podem ver lindíssimos edifícios como aquele, amarelo, de 1883, onde se encontra instalada a "Câmara Municipal" ou seja o Ayuntamento de Mérida.
A outra foto à esquerda foi tirada no Templo de Diana, lindíssimo.
Nesta foto, estamos enquadradas numa
vista magnífica, com a Ponte Santiago
Calatrava ao fundo ...
Aqui, nesta rotunda, chamada a "Rotunda da Loba" pode-se apreciar a estátua da Loba que, segundo a lenda, alimentou Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Se repararem por baixo da loba estão as figuras dos dois irmãos gémeos a mamar na loba.
Depois de todas estas visitas, já cerca das duas horas fomos para o Hotel para almoçar pois a fome já apertava...
À noite tinha lugar o jantar de Gala e o Réveillon e tínhamos de estar repousados ...
Cerca das 21.30h começámos a descer para o salão de festas onde ía ser servido o jantar e ter lugar a festa.
O jantar decorreu bem, animado e a festa também... Estávamos juntos, num grupo que se divertiu muito e, imaginem que até tínhamos no nosso Grupo de viagem um ex-professor da nossa Escola Técnica da Beira (Moçambique) que só soubémos que o era quando este, pelas nossas conversas, se apercebeu que éramos Moçambicanos, que tínhamos crescido naquelas terras à beira do Índico.
Foi engraçado quando este encontro se deu...
Aqui está ele e mais atrás, a Anabela, sua esposa que também estudou lá. O Mundo é mesmo pequeno ...
Como as fotos são muitas, mostrando a animação e não só e há os videos também, não vou colocar muito mais nesta minha descrição pois será melhor verem, no fim da mensagem, a reportagem fotográfica.
Há um video, maior, que mostra a passagem da meia noite (hora espanhola) que foi a mais evidenciada, como se compreende ... estávamos em Espanha !
A essa hora é k foram distribuídas as uvas (fruta fresca) pois eles não usam passas nem sultanas, e foi servido também o champanhe.
Depois, há outro video, mais pequeno, que gravei uma hora depois, ou seja quando fizeram também menção à passagem do ano pela hora portuguesa.
Há um outro gravado com a animação da "dança do serrote" em que foram chamados os homens mas que acabou por ser também dançado por algumas jovens e senhoras. Por tudo isto acho que será melhor ver a reportagem...
O primeiro dia de 2015 foi passado em Mérida, o almoço de Dia de Ano Novo servido no Hotel, também.
Para nós, portugueses, esse dia e o almoço desse dia tem bastante importância mas não sentimos isso naquele almoço... Ninguém gostou e achou próprio para o dia que era mas lá se passou !
Aqui estamos nós no primeiro almoço do ano 2015 !!!
O resto do dia foi passado calmamente, com passeio por Mérida, ao sol que estava bem quente !
No dia 02 de Janeiro foi o dia da nossa partida. Íamos regressar a Portugal !
Após o pequeno almoço preparativos para deixar o hotel e ir para o autocarro para ocupar os nossos lugares e dar início à viagem de regresso.
A viagem decorreu muito bem, quando saímos estava um frio de rachar mas um dia lindo e logo o sol começou a aquecer...
Quando se parou na estação de serviço de Estremoz, para café, aproveitou-se para tirar a foto de Grupo...
Depois foi andar até Lisboa onde se almoçou e continuar a viagem...
Cada um já estava ansioso por chegar a casa embora tivéssemos gostado da "rambóia" destes dias...
Para verem toda a minha reportagem desta viagem e da nossa passagem de ano é só clicar AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário