Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A NOSSA CONSOADA E DIA DE NATAL 2014

Como habitualmente a minha filha Ana Rita reuniu a família na sua casa
que estavamuito bem enfeitada, começando por esta enorme árvore de Natal salpicada de envelopes presentes e rodeada de prendas...

Os mais pequenos, como é óbvio, deliram com este cenário e, apesar dos meus netos já não serem "pequenitos" os primos são mais novinhos e andavam todos a contar as horas que faltavam para jantar e chegar a hora de abrir as prendas!

Apesar de não estarem todos a família era muita e era uma mesa cheia ... 18 pessoas ! Quando cheguei a casa da minha filha já estava esta mesa divinamente preparada, lugares personalizados, marcadores da autoria da minha neta Joana...




Na cozinha, a azáfama era alguma, apesar da minha Rita ter "tudo dominado" e organizado ... Aqui está ela, ainda olhando pelas panelas, linda como sempre...



Ao lado, a ser organizado para mais tarde ir para a mesa já estava a ser preparada a doçaria... e não só !





O nosso jantar decorreu muito bem, o tradicional prato de bacalhau com batatas, couves e ovos cozidos, bem regado... muito bem regado, acompanhado com broa caseira deliciosa.




Depois das sobremesas e dos cafés a miudagem, a fim de passar melhor o tempo que faltava para a hora de abrir as prendas resolveu, como sempre, organizar uns passatempos, desta vez com umas apostas de perguntas e respostas !!!
Assim, chegou rapidamente o momento tão esperado e foi uma alegria enorme para todos.













O Putsky, o cão da casa, que andava pelo meio de todos também teve a sua prendinha... os gatos, que são três presas, esses estavam retirados da confusão !


E pronto, depois das prendas abertas, começou a chegar o "joão pestana" aos mais pequenos e lá foi cada um para suas casas dormir para, no dia seguinte, dia 25, voltarmos para o almoço de Natal.


Dia 25 cerca das 13 horas lá nos juntámos de novo e já a minha Rita tinha a mesa pronta para os 14, desse dia... um dos cunhados e família tinham ido para outros familiares e éramos então menos 4 que na consoada.




O almoço consistiu na tradicional "roupa velha" que é feita com tudo o que sobra do prato de bacalhau com todos da consoada. Tudo partidinho, misturado, temperado com azeite, vinagre e alho e assim é servido. Estava muitíssimo saborosa a "roupa velha".

Depois vieram as tradicionais sobremesas que eram mais que muitas ... 



E pronto, assim se passou o meu Natal em família, e tomaríamos nós que, em todo o Mundo, toda a gente tivesse tido o que nós tivémos à mesa e não só !

Agora, a seguir, já estou a preparar-me para o fim do ano !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário