Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

BRAGA, DIA DE SÃO GERALDO



Braga celebra a 05 de Dezembro, revestido de um significado particular,  o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade.

São Geraldo, nasceu na Gasconha, de uma família nobre, professou entre os beneditinos do Mosteiro Clunisino de Moissac, onde desempenhou cargos de Bibliotecário, Mestre dos oblatos e cantor, e depois foi Arcebispo de Braga, tendo falecido em 05 de Dezembro de 1108, em Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar. 
Encontra-se sepultado na Capela de São Geraldo, na Sé Catedral de Braga.


São Geraldo foi o primeiro Arcebispo de Braga e, segundo a lenda, enquanto doente e “no ardor das suas febres” terá pedido que lhe trouxessem fruta durante o inverno. Como que confiante na graça divina, São Geraldo insistiu com os servos para procurarem fruta, embora estes dissessem que não havia no inverno.   Os servos foram para fora e encontraram as árvores repletas de frutos contradizendo a lei natural. Devido a este milagre a capela é decorada com frutos no dia em que se faz a memória do seu padroeiro.

Como forma de assinalar o “Milagre da Fruta”, o Município de Braga distribui fruta a toda a população no Largo D. João Peculiar, ao longo de todo o dia. 

Muitos alunos das escolas básicas da cidade, tiveram a oportunidade de visitar a capela de São Geraldo. 

Pelas 10:30 horas, nas naves da Sé Catedral, teve lugar uma representação teatral do milagre de São Geraldo protagonizado pela Escola Básica da Sé.



Depois da representação teatral na Sé, as crianças vieram pelos seus claustros, saíndo junto à Capela de São Geraldo onde lhes eram entregues as diversas peças de fruta que íam escolhendo... 


Todas as fotos feitas, por mim,  nesta manhã de São Geraldo, em Braga, podem ser vistas AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário