Por vezes, entre as leituras que faço, escolho a Ciência, talvez por curiosidade sobre determinados assuntos relacionados com o estado do nosso Planeta.
Normalmente, é outro o meu género de leitura... mas este artigo despertou-me a atenção pelo que o transcrevo aqui, para quem se interessar, ler e comentar, se assim o entender.
A mim até me assuntam estes fenómenos...
" Estrela 'engolida' por buraco negro em galáxia a 3,9 biliões de anos-luz !!!
Astrónomos da NASA e da agência espacial japonesa seguem desde Março de 2011 uma invulgar actividade cósmica na constelação de Draco, com intensa emissão de raios X e gama captados pelo satélite Swift e pelo telescópio de raio-X a bordo da Estação Espacial Internacional.Dois estudos publicados no jornal 'Nature' defendem que a actividade observada é o resultado de um “evento extraordinário”, nunca antes observado, ocorrido numa galáxia distante, mais precisamente a 3,9 biliões de anos-luz da Terra.
Segundo os artigos publicados (consultar texto no site da NASA), o que inicialmente foi encarado como uma supernova será afinal o resultado da interacção entre um buraco negro no centro da galáxia Swift J1644+57 e uma estrela demasiado próxima do primeiro para escapar à força da sua massa.
(Artigo publicado no dnoticias.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário