Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

BRAGA, SEXTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO

Está a acabar o ano 2011 !!!

Hoje, sexta-feira, aproveitando  o último dia das mini férias da minha filhota, fui almoçar e passar a tarde, com ela e com os dois netos mais novos. O mais velho, já um homenzinho, não alinha muito nestas passeatas, sobretudo se metem compras...

Após o nosso almoço que, não podia deixar de ser, por exigência dos catraios, no MacDonalds, fomos às compras, aproveitar os saldos, ver as novidades, enfim vagueámos pelo centro debaixo de um sol muito quentinho, com um dia magnífico, embora frio, claro.

Nos agradáveis espaços que a Arcada e a Av. Central nos proporciona, descansou-se, o Miguel e a Joana comeram o seu gelado, à tarde, e foi-se apreciando o movimento, que era muito, de pessoas que deambulavam por ali, turistas tirando fotografias e claro está os jovens adolescentes que, junto ao Coreto, aproveitam para se distrair com os seus skates ! 


E assim se passou a tarde que, por volta das 17 horas já fica muito fria e convida a regressar a casa.


Algumas fotos do nosso dia podem ser vistas AQUI

BRAGA, UM DIA COM A CÉU FRANCO

Na quarta-feira, dia 28 de Dezembro a Céu Franco esteve comigo em Braga, onde passámos um dia muito agradável. Após o nosso almoço passeámos pelo Centro Histórico, visitámos alguns espaços novos para a Céu que, embora conheça bem Braga e a visite várias vezes, adorou. Aqui está ela no Liberdade Street Fashion...

Fizémos mais algumas fotos que poderão ser vistas  AQUI

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O MEU NATAL EM FAMÍLIA, NATAL 2011



Como habitualmente, o nosso Natal foi passado em Braga, em casa da minha filha Rita, marido e filhotes. Éramos dez à mesa, na Consoada e também no dia 25.

Tudo estava brilhante, muito bem feito, a alegria dos meus netinhos reinava, sobretudo dos dois mais novos que, como é normal, ainda dão aquela importância ao abrir dos presentes, etc.

Escusado será dizer que a Consoada foi tradicionalmente minhota, como nós gostamos, pois além do bacalhau, batatas, couves e ovos não faltou também o polvo... O jantar, bem regado, terminou com as inúmeras sobremesas natalícias, bolo rei, rabanadas, "belhós", letria, broinhas, pão de ló e os típicos e excelentes mexidos !

Depois, a seguir ao café, tivémos de ir entretendo os pequenos, com um joguito de póker,  para que o tempo não parecesse tão longo, para eles, para chegar o momento dos presentes...

Esse momento, foi de grande alegria e, é sem dúvida, a razão pela qual  me importa o Natal. Acreditem que sim! 
Foi demais, eles rasgavam os papéis, eles liam em voz alta as dedicatórias dos presentes, eles riam-se, enfim, um delírio e o momento mais lindo da noite.
Devia ser Natal todos os dias, como se costuma dizer, mas eu não sou muito apologista do consumismo desta quadra, de certos exageros e de alguma hipocrisia que, nalguns e muitos casos acontece, em que por ser Natal tudo parece estar bem, nas famílias, na sociedade e na realidade isso não acontece. Não que seja muito o meu caso mas todos sabemos que assim é, infelizmente!


Bem, mas vou deixar essas divagações e continuar a minha narrativa...


Este resto da noite foi passado à volta dos presentes e já era bem tarde quando cada um foi para sua casa com a promessa de, no dia seguinte, nos juntarmos, de novo, para o almoço do dia 25.


Domingo, dia 25, cerca das 13.30H lá estávamos todos reunidos para almoçar a tradicional "roupa velha".

No final do almoço os variadíssimos doces e bolos seguidos do cafézinho, terminaram a refeição.


A seguir, havia a promessa de jogar e brincar com os presentes novos... 

Foi uma tarde muito bem passada, jogando, vendo fotografias, recordando momentos da infância do João, meu neto mais velho, que já um homenzinho, ía achando piada a algumas passagens (apanhados como o meu genro lhe chamava...) que via nos filmes que íam passando no Mac.


E pronto, chegou assim ao fim, este dia de Natal que foi passado com muita saúde, paz e alegria, graças a ELE !


Poderão ver as minhas fotos  AQUI

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL

 Salvé 25 de Dezembro de 2011 !

Aproxima-se a passos largos o dia da Consoada e o dia de Natal !

Não queria deixar passar sem antes aqui vos dedicar algumas  palavras alusivas a esta quadra, tão bonita, tão dedicada à família.

Aqui fica a minha mensagem de Natal, que espero gostem. Festas Felizes a todos e que o Novo Ano vos traga tudo o que desejam.

" Que essa Santa Criança esteja sempre em nossos lares, em nossos caminhos, e que Ela sempre nos guie e segure sempre em nossas mãos guiando-nos para o caminho certo.
Hoje a noite está em festa ...
As estrelas brilham mais ...
A harmonia dança com a felicidade ...
A paz desta noite invade todos os lares...
E o AMOR ...
Ah! Esse Infinito AMOR transborda em todos os corações!!! Que essa CRIANÇA DIVINA ilumine sempre os nossos passos,
ilumine sempre a nossa vida,
ilumine sempre esta noite de Natal.
FELIZ NATAL!!! "

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OS CONVÍVIOS DE DEZEMBRO, ANTES DO NATAL

O mês de Dezembro iniciou-se, em festas e convívios, com mais um aniversário da Acrenarmo que foi festejado, em Pombal, no Manjar do Marquês, no passado dia 10.

Foi uma bonita festa, a primeira realizada pela nova Direcção da nossa Associação, correu muito bem, num calor moçambicano e numa alegria contagiante. O nosso grupo de amigos teve, desta vez, alguns estreantes que adoraram o convívio, deram bastante animação à festa e no fim, no caso do chamuar coca-cola Júlio, nos presenteou com belas fotos 3D e com um video da festa, super interessante, tendo por fundo o Parafuso. Obrigada Júlio por todo esse carinho dedicado à Acrenarmo e a nós também.

Podem ser vistas as fotos aqui  AQUI

A partir do dia 14 tiveram lugar as festas de Natal dos netos, no Colégio D. Diogo de Sousa, onde estive sempre presente e que adorei, escusado será dizer. Foram três dias, aliás três serões muito agradáveis vendo a participação do Miguel e da Joana que estiveram 5 estrêlas.

No dia 17, sábado, realizou-se como todos os anos, o Almoço de Natal dos Beirenses, que o Mário Santos organiza e que teve lugar em Santo Amaro de Oeiras, nas instalações dos Antigos Comandos.

Este ano foram alguns colegas e amigos/as pela primeira vez, houve surpresas e muitas alegrias e passámos umas belas horas todos juntos. O almoço tradicional de Natal, bacalhau cozido com batatas, couves e ovos estava muito bom, bem servido e bem regado.


Como sempre, fiz a minha reportagem, que deixo aqui para verem  AQUI

Agora aproxima-se o Natal, época da família, vem aí a Consoada e a alegria enorme de podermos ver os nossos meninos de volta da árvore de Natal, de volta das prendas.



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O RESTO DO MÊS DE NOVEMBRO

O mês de Novembro decorreu super ocupado, variado e divertido... não me posso queixar ! 


Antes do dia 9, dia do meu aniversário, tinha participado no Convívio dos Manguenses, no Barreiro, que foi, como é habitual, uma festa 5 estrêlas! Para terem uma ideia podem espreitar a minha reportagem AQUI


No dia 19 tive em Braga a agradável visita da minha amiga Nela Lopes com a Daniela e o Zé Marinho. Numa onda de muito amor e de franca amizade lá passámos uns momentos fixes e demos umas voltas pela cidade. Adorei tê-los cá e ficou a promessa de uma breve repetição... VER AQUI


Este mês foi o mês das surpresas... Sem contar, pude também abraçar, em Braga, os meus queridos amigos Picotos que, de passagem, numa visita de estudo em que vinham integrados, me fizeram um telefonema surpresa. Há tanto tempo que não estávamos juntos ! Foi muito, muito bom, embora por pouco tempo... VER AQUI


Depois, no fim de semana de 26 é de salientar, uma brilhante Exposição de uma amigo de escola, amigo de adolescência, o Carlos Pinto, o grande artista Carlos Barreira, de seu nome artístico.


A Exposição a que me refiro, foi inaugurada nesse sábado, em Santo Tirso, no Museu Municipal onde fui com os meus amigos Zé e São.  Fiz uma pequena reportagem que deixo aqui para verem... AQUI


Após a Exposição do Carlos rumámos à Póvoa de Varzim onde nos esperava o Zé Coelho para um jantar e um pé de dança que tínhamos combinado para essa noite. 


Foi uma noite agradável, jantámos, convivemos, dançámos, enfim deu para a malta se divertir. Como não podia deixar de ser também há alguns registos fotográficos dessa noite. Ver AQUI


E assim se passou o mês do S. Martinho... 


Hoje, dia 30, dia "fusco" em Braga, aqui me sentei para escrever estas linhas neste meu Cantinho!



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS MEUS 64 ANOS !

No dia 9 de Novembro, portanto há uns dias atrás, festejei o meu aniversário, como habitualmente, em minha casa, em Braga. 

Foi mais uma dia normalíssimo da minha vida, que comecei por agradecer, como todos os os outros mas que, à noite, teria de ser diferençado não fossem os netos "cruxificarem-me" por não haver festinha e não haver bolo com velas para apagar !!!

Foi um jantar super agradável, familiar, também com a companhia de duas pessoas muito amigas que cá estavam em casa e assim se festejou, no final, entre muitos risos e muita alegria o aniversário e se cumpriram os rituais que a ocasião sugere.


Podem ver a risota nas fotos que aqui deixo. 

Ver  AQUI


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O MEU MÊS DE OUTUBRO

Este mês tem sido fértil em saídas, em encontros com amigos, em eventos, enfim, tem-me sido difícil gerir o tempo e arranjar forma de, vir aqui escrever alguma coisa.


 











Constactei agora que, desde o dia 4, não publiquei nenhuma mensagem... parece-me quase impossível !



Vou tentar resumir os acontecimentos, por ordem cronológica...

No dia 14 fui de Braga para Coimbra onde passei uma dia muito agradável com um grande amigo, o Raul, mais conhecido pelo Cacana, passeando pelos jardins da Quinta das Lágrimas e visitando o Convento de Santa Clara-a-Velha.  As fotos, lindas, poderão ser vistas AQUI

Nesse mesmo dia à noite já fui jantar a casa de uma amiga, a Leiria, onde pernoitei pois no dia seguinte, dia 15, o dever chamava-me..., tinha a Assembleia Geral Extraordinária da Acrenarmo, a nossa Associação de Moçambicanos (http://acrenarmo.blogspot.com/) da qual sou Delegada no Norte.

No dia 15, sábado foi uma reunião muito importante, sobretudo para o futuro daquela Associação que não queríamos de modo algum ver vacilar. Dali saíu uma nova Direcção e portanto valeu a pena todos os esforços, que foram imensos, por parte da Direcção cessante bem como por todos nós para que aquele dia fosse conclusivo. Reportagem completa AQUI

No final dessa reunião foi correr para o meu carro e rumar a Braga. Comigo veio uma amiga do Algarve e um amigo aqui de Braga que ajudaram a que a viagem não tivesse custado nada... pois com conversas e alguma música a distância nem se notou, pelo menos para mim. Vinhamos para descansar um pouco, jantar, dormir e já trazíamos o programa marcado para o dia seguinte, domingo, dia 16 !

MIA COUTO estava em Penafiel e nós as duas não queríamos faltar, nem por nada.


No dia 16, domingo lá fomos as duas para Penafiel. O programa era bem interessante, tinha incluído os dias 15 e 16 com Mia Couto, o grande biólogo, poeta e escritor moçambicano, nascido em Matacuane, na nossa Beira.

Como não pudémos estar no dia 15 neste dia, por nada deste mundo, faltaríamos. Eu nunca deixaria passar a oportunidade de estar pessoalmente com Mia Couto, poder falar-lhe, poder olhá-lo nos olhos, naqueles olhos lindos e sedutores e, claro está, pedir-lhe um autógrafo num dos livros dele, neste caso no "Vinte e Zinco", romance que, pelas palavras de Jessumina, uma das fantásticas personagens que povoam aquele livro nos conta como foi vivido o 25 de Abril em Moçambique através de uma espécie de diário dos últimos dias de um agente da PIDE e a sua família.



Aqui está a dedicatória que Mia Couto escreveu no meu livro e que guardo com tanto carinho, tal como ele me disse "o carinho de um beirense" .



Durante os dias 15 e 16 Penafiel esteve em festa e estão de parabéns tanto a Câmara Municipal, o Museu Municipal e a organização da Escritaria 2011 dedicada ao estudo, à partilha e à fruição da obra do escritor Moçambicano, Mia Couto, marcando assim a abertura do festival à comunidade dos países lusófonos.

Houve danças africanas, comida africana, enfim um vasto programa que contou também com Arte de Rua, pelo grupo de teatro "O Andaime"  que numa autêntica contaminação deu a conhecer a vida e a obra do escritor moçambicano, autor de “O Último Voo do Flamingo”, “Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra” ou “Vozes Anoitecidas”, entre muitas outras obras.


Durante 2 dias, Penafiel transformou-se na cidade de Mia Couto, tornando-se possível a qualquer pessoa, “tropeçar” literalmente na escrita e na língua portuguesa que por esses dias contaminam aquela cidade.
 
A comida moçambicana, maravilhosamente confeccionada pela "Tia Orlanda", nossa grande amiga, marcou presença e de que maneira. O espaço era muito agradável também.

Aqui está a Orlanda, na cozinha, no domingo.
Quem  quiser  pode visitar no Facebook o  " Espaço Moçambique Tia Orlanda".

Como devem calcular fiz imensas fotos em Penafiel e durante toda a Conferência que podem ser vistas AQUI

No dia 17, segunda-feira, o dia foi inteiramente dedicado a Braga. Tinhamos programado, eu e a minha amiga Belita, passear pela cidade, almoçar e conviver com alguns amigos comuns que vivem em Braga. Foi também um dia muito bem passado, a companhia dela é excelente e tirámos montes de fotos que podem ver AQUI

Na terça-feira, dia 18, a minha amiga tinha de voltar ao Algarve e assim aconteceu. Convivemos até ao último minuto disponível e ela lá partiu, com bastante pena minha, mas teve de ser.


Como podem ver foram uns dias bem preenchidos mas muito atarefados.


Fiquei, depois de tudo isto, com imensas fotos para tratar, imenso trabalho para fazer com legendas e não só... Aqui estou eu toda atarefada !!!
E pronto fico-me por aqui, por hoje.

O programa já segue com um almoço de beirenses, para o qual fui convidada e que terá lugar em Oeiras (Lisboa) neste próximo sábado. São amigos de infância e juventude que vivem no estrangeiro e que se encontram cá de férias e não ficam sem reunir os amigos chegados para passarmos um dia juntos.


Prometo depois fazer o resumo e mostrar-vos as fotos que tirar.

E aqui estou eu para descrever o almoço/convívio de sábado, dia 22 de Outubro, em Oeiras, com a Mizé e Moisés Feijão.

Foi um dia fabuloso, de belo convívio, num Restaurante bem acolhedor e já habitual nos encontros do Moisés, o Gift. Eles estiveram rodeados de montes de amigos que não quiseram faltar nem perder a oportunidade de se juntarem e viver aquele dia com eles, durante as suas férias em Portugal.

Fiz, como de costume, montes de fotos que vos deixo para verem... AQUI

Hambanine.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS



Comemora-se hoje, dia 04 de Outubro de 2011, o Dia Mundial dos Animais. Desde 15 de Outubro de 1978 que os direitos dos animais estão fixados na Declaração Universal dos Direitos do Animal, criada pela UNESCO. O objetivo deste documento é assegurar a preservação das espécies de todo o planeta e garantir o seu bem-estar.

O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em homenagem a São Francisco de Assis, um protetor dos animais, que morreu a 4 de Outubro de 1226.

Infelizmente, embora esta data seja assinalada mais ou menos por todo o nosso País, ela não quer dizer bem-estar e bons tratos para todos os animais.

É com tristeza que verifico que vamos continuar sem ver cá fora uma nova Lei de protecção aos animais. Aquela que existe é antiquíssima.  Está há décadas, no parlamento, para ser aprovado um  projecto-lei  para a nova Lei de Protecção aos Animais. Infelizmente, como essa lei iria mexer com interesses financeiros de muitas pessoas e possivelmente acabar com alguns espectáculos, esse projecto nunca foi aprovado. Até quando ???

Hoje mesmo diferenciei o dia à minha Farrusca mas, ao longo do dia, quando saí só vi desgraças... Um dos quadros que vi, no centro histórico, foi uma casalito ainda novo, a fazer piruetas e truques e com eles, dois cães, um Husky e um rafeiro, ambos lindos, de porte médio/grande que os seguiam meigamente, obdientes a tudo o que lhes diziam. Não estavam escanzelados mas, como serão alimentados estes cães se eles, donos, mal receberam umas moeditas, algumas dadas por mim, foram logo a correr comprar uma tosta mista que dividiram pelos dois. Fiquei logo arrasada, já nem passeei mais, só me apeteceu vir embora pois fiquei a pensar se os animais íam comer e beber hoje ! Hoje e nos outros dias...

Como este há tantos e tantos casos. Pelo menos não estão abandonados dizem as pessoas mas será que estes animais têm o mínimo de comida e água para caminharem dias e dias atrás dos donos? Normalmente estas pessoas errantes trazem cães com eles por questões de segurança mas também os há que é por amor aos animais e dividem a comida com eles.

Estou cansada para lutar mais e já perdi as esperanças de k esta geração da casa dos trinta vá continuar esta luta pois pelo que tenho visto é mais cómodo dizer, como eu ouço: " não se pode fazer nada legalmente, é melhor não ver, é melhor fazer de conta que não se viu, etc, etc." e isto entristece-me pois não vejo garra para irem à luta, salvo grandes excepções de jovens que dão o seu tempo livre, o seu pouco dinheiro para as Associações onde pertencem e onde fazem voluntariado. Bem-Hajam!

Rezo, como o menino e o cão da foto, para que depressa terminem os maus tratos e o abandono aos animais, as estúpidas touradas e todos os espectáculos que envolvam lutas e sofrimento para os animais e gozo para os humanos que se dizem racionais.





Termino com algumas frases célebres de autores célebres...

"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci

"Os animais são meus amigos...e eu não como meus amigos." - George Bernard Shaw (Nobel - 1925)


"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." - Charles Darwin


"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." - Charles Darwin

"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações." - Sigmund Freud

"Os animais dividem connosco o privilégio de terem uma alma." - Pythagoras

"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." - Victor Hugo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ENCONTRO DO LICEU PÊRO DE ANAIA, BEIRA, MOÇAMBIQUE

Em Sintra, no Restaurante Villa Eugénia, no passado sábado, dia 17 de Setembro, teve lugar o Encontro do Liceu onde participei, embora não tenha sido ali que estudei. Antigamente ainda havia um certo rigor e distinção nas divisões dos colegas pelos convívios organizados de acordo com os estabelecimentos de ensino (Escola Técnica, Liceu, Maristas, Camões, Meres, etc.) mas hoje isso não acontece pelo que todos confraternizamos juntos, comemos e bebemos, dançamos, enfim divertimo-nos.

O Encontro correu 5 estrêlas, o Rui e a Isabel Salbany estiveram de parabéns pela organização e o Gonzaga Coutinho e a sua Banda também. Com eles, tocando as músicas do nosso tempo e não só,  foi dançar, dançar até cair !

Vejam as fotos AQUI

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O CONVÍVIO DO BUÇACO, 4 DE SETEMBRO DE 2011

Anualmente, no primeiro domingo de Setembro, realiza-se, há 32 anos, um Convívio de Moçambicanos, na mata do Buçaco, na Cruz Alta. Este Convívio dá pelo nome de "Amigos do Planalto" pois foi iniciado por gentes do Chimoio, chamuares nossos que trabalhavam e viviam pelas terras de Vila Pery, Manica, Gondola, etc.

Durante imensos anos este Convívio, para o qual não é necessário qualquer inscrição mas sim aparecer, a partir das 10h da manhã, na Cruz Alta, dizia eu... era um mundo de gente, carros cheios, fartos farnéis, famílias inteiras de "farmeiros" como dizíamos, muita alegria e muita animação. 

Apesar de todas as dificulades que tínhamos, com a nossa vinda conturbada de Moçambique, sempre havia forma de todos se juntarem, de se dividirem por carros de amigos e marcarem presença naquele dia, naquele lugar tão aprazível como é o Buçaco. Recordo-me, de uma chamuar de Vila Praia de Âncora, que todos os anos participava e trazia umas panelas enormes, como as dos quartéis, cheias de boa comida e de onde todos os seus amigos petiscavam. Como este caso havia muitos mais... Agora, com o passar dos anos, os mais velhos já partiram e o grupo foi diminuíndo, pese embora alguns familiares dos fundadores continuem a participar bem como outros que apesar de não terem vivido no Chimoio, não deixam de aparecer fazendo com que este evento não acabe.

Pela parte que me toca, bem como aos meus amigos mais chegados, não deixaremos que isso aconteça, enquanto pudermos.

Para verem as fotos deste último Convívio...
CLICAR AQUI

#

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DIVAGANDO...

Já passaram alguns dias sem que escrevesse duas linhas neste meu cantinho. Não por nenhum motivo especial mas sim por ter andado deveras ocupada com tarefas domésticas que me impediram, o que é de estranhar, de estar mais tempo no PC.

O tempo também tem estado nublado, com aguaceiros até, o que leva as pessoas a "preguiçar" um pouco...

Na quarta-feira, tive em Braga a minha amiga Isa Guerra e marido e ainda deu, apesar dos afazeres que a tinham trazido a esta linda cidade, para passarmos um bocado juntos, almoçarmos e até tirar umas fotos no centro da cidade. Podem vê-las AQUI

Hoje, sexta-feira, não chove mas está um sol muito envergonhado... parece que o verão quer dar as suas despedidas. Será? Talvez o Setembro venha com bom tempo e espero que sim pois estão agendadas algumas passeatas e farras, uma delas já neste domingo. Depois colocarei fotos...

sábado, 27 de agosto de 2011

FENÓMENOS QUE ME ASSUSTAM

Por vezes, entre as leituras que faço, escolho a Ciência, talvez por curiosidade sobre determinados assuntos relacionados com o estado do nosso Planeta.

Normalmente, é outro o meu género de leitura... mas este artigo despertou-me a atenção pelo que o transcrevo aqui, para quem se interessar, ler e comentar, se assim o entender.

A mim até me assuntam estes fenómenos...


" Estrela 'engolida' por buraco negro em galáxia a 3,9 biliões de anos-luz !!!




Astrónomos da NASA e da agência espacial japonesa seguem desde Março de 2011 uma invulgar actividade cósmica na constelação de Draco, com intensa emissão de raios X e gama captados pelo satélite Swift e pelo telescópio de raio-X a bordo da Estação Espacial Internacional.Dois estudos publicados no jornal 'Nature' defendem que a actividade observada é o resultado de um “evento extraordinário”, nunca antes observado, ocorrido numa galáxia distante, mais precisamente a 3,9 biliões de anos-luz da Terra.


Segundo os artigos publicados (consultar texto no site da NASA), o que inicialmente foi encarado como uma supernova será afinal o resultado da interacção entre um buraco negro no centro da galáxia Swift J1644+57 e uma estrela demasiado próxima do primeiro para escapar à força da sua massa.



A estrela acabaria puxada, desfiada e consumida pelo buraco negro, libertando uma enorme quantidade de energia observável. "

(Artigo publicado no dnoticias.pt)








ENCONTRO EMOCIONANTE COM DOIS AMIGOS DA ADOLESCÊNCIA

Foi na passada quarta-feira, dia 24 de Agosto, que em Lisboa fui ter um encontro há muito programado com dois colegas e amigos de quem gosto muito e que não via há longos anos !

A ida a Lisboa foi na companhia de um colega e grande amigo meu, o Zé Teixeira,  também amigo comum deles. A São não nos pôde acompanhar, pois teve de ficar a trabalhar, e nós dois, depois de tudo bem combinado para nos reencontarmos os quatro, em Lisboa, lá saímos da Póvoa de Varzim, bem cedinho.

A viagem foi óptima, depois dos assuntos do Zé tratados tomámos rumo a Alvalade, mais propriamente à Avenida da Igreja pois era o sítio previamente combinado para o reencontro. Não será preciso dizer que, todo este entusiasmo e ansiedade tem a ver com a nossa forma de estar em Moçambique onde fomos criados, crescemos e estudámos com grande amizade e espírito de união, e que continua a prevalecer após 40 anos e por vezes mais...

Almoçámos no Helsínquia e à hora marcada lá chegou primeiro o colega e amigo Khalid Mussa seguindo-se, pouco depois, o Flávio Sousa. Escusado será dizer que foi uma explosão de alegria, uma emoção enorme quando nós quatro nos vimos, de novo, juntos. Não teria palavras para descrever o quanto amei aquele momento... só visto e vivido !

Ali ficámos, unidos, lembrando os nossos tempos de Escola e não só e parecia que o tempo voava. Conversámos, recordámos, tirámos fotografias e chegou a hora de regressarmos ao Norte.

Tudo o que é bom acaba depressa... mas vamos repetir muito em breve.

VER FOTOS AQUI

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A MINHA REFLEXÃO SOBRE O TEMPO ...

O Agosto vai muito mau... ouve-se por todo o lado ! Mas o Julho, para quem esteve na praia, também não foi nada agradável. Enfim, cada vez mais nos temos de consciencializar, que aquele tempo de estações bem definidas já lá vai... e não volta!

Pelo que tenho lido e ouvido, cientistas,  afirmam algo surpreendente sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. Segundo esses cientistas, estes fenômenos são causados por alterações no sol e não devido somente à liberação de gases de estufa da Terra. Estudos cuidadosos durante os últimos vinte anos mostram que seu brilho geral e a energia desprendida aumentam levemente à medida que sobe a atividade das manchas solares até seu ponto mais alto em um ciclo de onze anos. Recentemente satélites tem fotografado explosões cada vez mais intensas na superfície solar. Um trabalho do norte-americano Leon Golub, publicado pela revista Astronomy, mostra que erupções solares podem ser as fontes de aquecimentos na coroa, como se fossem "flashes", carregados de raios alfa, gama e ultra-violeta. A emissão desses raios é uma ameaça à nossa camada de ozônio, pois elas exercem pressão de fora para dentro, forçando a camada.

Existe portanto uma grande preocupação sobre o tema do aquecimento global, e esse assunto já faz parte da agenda dos partidos verdes e institutos científicos ao redor do mundo, que defendem uma nova mentalidade de desenvolvimento social sustentável.
Agora, entrando por outro campo, pergunto?

Mas o que é que a Bíblia diz sobre esse tema? Qual é o conceito da Palavra de Deus sobre a nossa relação com o planeta terra?

Há milhares de anos, Jesus profetizou que haveria mudanças no clima: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados". (Lc 21:25-26).

Assim vejamos...

Deus ao criar o homem, o colocou como mordomo do planeta. O grande gerente da terra que trabalharia para a harmonia de todo o sistema, mas o homem se rebelou contra Deus e alterou sua relação com a natureza, prejudicando a si mesmo e ao planeta. Todas as leis instituídas por Deus na condução e manutenção do ecossistema, devem ser respeitadas. Não somente as leis morais dos dez mandamentos. As leis da natureza, as leis do ar, as leis da camada de ozônio, as leis da física e da química, etc. Toda lei quebrada traz consequências sérias no convívio com a natureza. Hoje o aquecimento global é uma consequência da transgressão das leis da vida e da nossa existência ligada ao ecossistema.

Então, concluíndo, sem sequer entrar no pensamento e crença de cada um, acabo concordando que, todos nós, ao longo de todo este tempo temos realmente contribuído para a destruição do eco sistema e do Planeta.

Será hora, se ainda se for a tempo, de reconsiderarmos bem sobre todo o mal que estamos a fazer, sobretudo para as gerações vindouras.

Li há dias, escrito por um cristão que  "Estes sinais que vemos no clima e na natureza, são um anúncio da breve volta de Jesus, e um prenúncio do juízo determinado por Deus para o fim de toda a terra. Nada há que possa ser feito, e mesmo uma consciência mais “verde” pode retardar, mas não muda os resultados finais desta ação "natural".




domingo, 21 de agosto de 2011

PASSEIO DE NEGÓCIOS... E PÓVOA DE VARZIM

Sábado, dia 20 de Agosto, saímos da Póvoa de Varzim demanhã, com destino a Pombal e posteriormente a S. Pedro do Sul.

Como de costume, nós os três, eu, São e Zé Teixeira, lá fomos, pelo caminho, conversando e ouvindo música pelo que, os muitos Kms que naquele dia fiz, nem me pareceram grande coisa !!!

Almoçámos no Restaurante do Ruben, amigo de carros clássicos tal como o Zé e, após o almoço, partimos em direcção a S.Pedro do Sul, mais propriamente Arcozelo.

Ao final da tarde, depois de tudo tratado, nós e a minha Farrusca, lá iniciámos a viagem de regresso, com destino à Póvoa onde estavam à espera umas sardinhas fresquinhas, bem assadas e bem regadas, no Restaurante habitual do Zé e da São. O jantar foi bem apetitoso, as sobremesas deliciosas e a companhia 5 estrêlas !

Após o jantar o Zé achou por bem que fossemos dar um passeio para a marginal, resmoer o jantarinho... Belíssima ideia ele teve, pois aquela noite estava realmente convidativa. Dado que este Verão não tem estado famoso junto às praias, todos afirmavam, na Póvoa, que aquela seria a melhor noite do Verão 2011 !

Estava quente, não bulia um arzinho, imensa gente no "picadeiro", na marginal, imensos jovens, enfim andava tudo, tudo na rua...

Como somos daqueles que paramos em todas as "capelinhas", ao regressar a casa da São e do Zé, não entrámos sem contudo parar no Bar/Café Milenium, do amigalhaço Rui, para comer uns geladitos e molhar a goela!
Depois daquela paragem na esplanada, ao fresco, lá resolvemos subir... para casa.

No domingo demanhã, depois do pequeno almoço, tendo o Zé Maria saído com um dos Corvettes, eu e São fomos ao seu encontro e, eu, como sempre, antes de regressar a Braga, ainda gozei aqueles belos momentos de prazer junto àquela "bomba".

VER FOTOS AQUI#





ESPOSENDE, DIA 18 DE AGOSTO DE 2011

Quinta-feira, dia 18 de Agosto, o meu dia foi passado praticamente em Esposende depois de ter passado por Barcelos. Apesar de ter assuntos a tratar, com a ajuda do meu amigo Zé Maria, que só chegaria da parte da tarde, ainda houve tempo para combinar tomar um cafézinho com a amiga beirense Guida Vilarinho e marido.

Assim, depois de algumas fotos feitas por Esposende encontrá-mo-nos então na esplanada combinada, no Largo do Município. Foram uns bons momentos passados ali, com aqueles amigos. 

Depois, mais ao final da tarde, ainda tive tempo de gingar um pouco com o Rolls Royce do Zé Maria...

VER FOTOS AQUI#

domingo, 14 de agosto de 2011

GALIZA - FÉRIAS NA PRAIA COM A FAMÍLIA

No dia 06 de Agosto parti de Braga, com a minha filhota, meu genro e os meus três netinhos, para férias, em Paxariñas, Portonovo - Sanxenxo.  Os dois carros íam bem recheados...

Como todos gostamos imenso do Camping Paxariñas e das suas praias, aluguei lá um bungalow dos grandes (6 pessoas), como de costume, para todos e ali passámos uns dias maravilhosos de praia num ambiente formidável, com um tempo que parecia encomendado... calor, sol, água boa, ondas boas... !!!

Os meus netos deliciaram-se com a praia, com a possibilidade de andar na água sempre que lhes apetecia, brincando com as pranchas, mergulhando, jogando raquetes, futebol, o jogo da petanca, enfim cada dia brincavam mais.

De regresso ao Camping, enquanto podiam, faziam as suas corridinhas e passeios com as bicicletas o que os consolava pois naquele espaço, naquele ambiente, podiam fazer praticamente de tudo o que mais gostavam. Brincavam também com os amiguitos galegos que entretanto íam conhecendo, sobretudo com o Alex, amigo de Orense, cuja amizade já vem de longa data.

À noite, além da net, jogava-se Scrable, jogava-se às cartas e outros jogos, via-se TV e quando o sono aparecia... caminha, pois demanhã estava tudo com o fogo no rabo para ir para a praia.

Assim se passou uma semana feliz, com um tempo fabuloso, e chegou o dia 13 de Agosto data da nossa saída.

Deixámos o Camping com destino a Vigo pois íamos acabar de passar o dia na Praia do Samil, íam às piscinas e logos e depois almoçar. A avó tinha de cumprir a promessa habitual, de fim de férias, que o almoço no MacDonalds !!!

De tarde, uma breve paragem no Alcampo, para a Ritinha fazer umas comprinhas e toca a marchar para Braga.

Chegámos a casa após uma óptima viagem, felizmente. As fotos foram inúmeras !!!

VER FOTOS AQUI


MINI FÉRIAS COM A NATUREZA, NO CENTRO DO PAÍS

Entre o dia 02 e o dia 05 de Agosto, na companhia dos meus amigos Zé Maria Teixeira e São, passei umas mini-férias super agradáveis, em locais lindos e aprazíveis, no Concelho de Arganil. Eles não conheciam aquelas zonas, as praias fluviais, os recantos da natureza inesquecíveis que visitámos e que curtimos !


Ficámos instalados num apartamento dentro do Parque de Campismo da Ponte das Três Entradas, explorado por uns holandeses, a Karin, minha amiga do Facebook... e portanto inseridos num ambiente natural e bem campista.


Comíamos diariamente no Restaurante "A Ponte", localizado mesmo junto ao Camping, num ambiente familiar e com uma comida bem caseira. De tal forma fomos acolhidos que parecia que estávamos em família... Obrigada D. Cristina, que satisfez sempre os meus desejos dos pratos típicos da região que eu já não comia há tanto tempo... por exemplo, os peixinhos do rio fritos com molho de escabeche !!! Isto para não falar na típica chanfana... Não podia deixar de recordar aqui a nossa grande "pequena" amiga, a Carolina, filha dos donos do Restaurante, que, com apenas cinco anos, com o seu aventalinho e touca ajudava, à noite, nas mesas. Temos várias fotos com ela como poderão ver.

Assim passámos aqueles dias calmos, andando por Avô, Pomares, Fraga da Pêna, Coja, Arganil, etc. A São e o Zé não conheciam, como já referi, gostaram de tudo mas em especial daquele lugar fascinante que é a Fraga da Pena !

E pronto, aqui ficou um pequeno resumo.
 
VER AS FOTOS AQUI

domingo, 31 de julho de 2011

ALMOÇO DO LICEU PÊRO DE ANAIA, EM MATOSINHOS

Hoje, dia 30 de Julho, realizou-se em Matosinhos um almoço da malta do Liceu, da Beira, para o qual fui convidada. Foi num espaço muito agradável, na esplanada do Restaurante Gavião do Mar, e estivémos todos super bem dispostos.


O almoço decorreu num ambiente bem beirense, numa amizade muito sã que é a nossa, com a alegria habitual dos nossos grupos.


Desta vez o almoço foi no Norte, organizado pela Marita Moreno mas os colegas de Lisboa, de Àgueda, enfim de outros pontos do país não faltaram...
O Carlinhos Manaia não chegava para as encomendas... mas ainda teve tempo para os miminhos a que já me habituou !




Foram estreantes no nosso grupo os meus amigos João Silva e Nandinha que adoraram estar na nossa companhia. Já ficaram convenciados de que não podem faltar aos futuros encontros... O pior de tudo é que o João Silva é médico cirurgião e por vezes não estará tão livre como nós, mas irão tentar. Para já estamos a apontar para o próximo do Liceu, em Setembro, em Sintra, organizado pelo nosso querido Rui Salbany.




Enfim, pouco mais há a acrescentar...
Éramos um grupinho bem jeitoso!
Nesta foto só está o Carlinhos Manaia e o seu HARÉM ! Ele é assim.

VER AS FOTOS AQUI

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CURIOSIDADES SOBRE CÃES E GATOS


Os cães suam através das patas e do focinho.


Os cães são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, do que um que esteja parado.


A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.


Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate de leite, ou apenas 146 gramas de chocolate de culinária serviam para matar um cão de 22 kg.


Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados Dingos.


O olfato dos cães é dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores do que o próprio cão.


Se um cão tiver a cauda erguida, é um sinal de dominância. Significa que é o líder da matilha.


Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.


Já não há Huskies Siberianos na Sibéria.


Os cães vêem a cores, mas não tão nitidamente como os humanos.


Quando os cães têm dores de estômago, comem relva para vomitar.


Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva-vidas, que levavam tão pouca gente que ninguém se importou que eles estivessem lá.


Os americanos gastam mais dinheiro em comida de cão do que em comida de bebê.


Cinofobia - medo dos cães e da raiva.


Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.


O cão de guarda húngaro Kuvasz não é geneticamente um cão branco. O Kuvasz é um cão preto com pelo branco.


Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.


Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.


Os cães machos urinam com muito mais frequência do que as cadelas. Isso porque a urina também age, em parte, como marcador de seu território.


Na hora da refeição, o cão é mais receptível a ensinamentos. Um filhote aprende mais rápido seu nome quando você o chama para se alimentar.


A menor raça de cão é o Chihuahua cujo peso reconhecido se encontra entre 90 gramas até 2,75 kg.


As raças mais altas de cães são o Grand Danois, o Wolfhound Irlandês, o São Bernardo, o Mastim Inglês, o Borzoi e o Karabash da Anatólia (cão pastor turco). Todas essas raças podem chegar a 90 cm de altura.


A imagem de salvador de viajantes sustentada pelos cães São Bernardo surgiu na Suíça em meados do século XVIII. Foi em Valais, na Pousada do Grande São Bernardo, que os monges começaram a treinar os cães, inicialmente como auxiliares em trabalhos domésticos. O tempo foi passando e os cães foram também ensinados a guiar os viajantes que passavam pelas redondezas, além de ir buscar vítimas de avalanches que pudessem estar soterradas vivas na fria região da Pousada, o desfiladeiro do Grande São Bernardo. Apesar de serem realmente cães de salvamento, nunca levaram amarrado ao pescoço o barrilzinho com álcool freqüentemente visto em ilustrações e desenhos animados. O mais conhecido desses cães chamava-se Barry, dono da fama de ter salvo mais de 40 pessoas em toda a sua vida. Ele ainda pode ser visto, empalhado, no Museu de História Natural de Berna.


Você sabia que dar chocolate ao seu cãozinho pode matá-lo?


Porque os cães têem olhos verdes nas fotos?
Esse fenômeno não acontece só com os cachorros, mas também com gatos, leões, texugos e muitos outros animais quando tiramos uma foto com flash em um local de baixa luminosidade. É o mesmo processo que ocorre quando uma pessoa sai com os olhos vermelhos em uma foto.


A diferença de cor é explicada por estruturas de olhos diferentes. Nos seres humanos, a luz do flash penetra no balão ocular através da retina e se reflete na parede posterior do olho, mostrando a cor avermelhada que vem da irrigação sanguínea dessa parte do olho.


Alguns animais, como os cachorros, têm uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que reflete a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que passe duas vezes pela retina. Alguma luz refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e é refletida para fora das pupilas.


A estrutura permite que os animais tenham melhor visão em locais poucos iluminados ao dar a chance da retina absorver a luz duas vezes. O Tapetum Lucidum é brilhante e pode ter várias cores, como verde, amarelo ou azul.


Os gatos siameses não têm esta membrana, e seus olhos poderão aparecer vermelhos em fotos. Este fenômeno também pode ser percebido quando, no escuro, os olhos dos cachorros são iluminados por uma lanterna.


Fonte: nutriara




. Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.


· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.


· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.


· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.


· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.


· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.


· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.


· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.


· Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.


· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..


· O campo de visão de um gato é de 185 graus.


. Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.


. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.


. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.


· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.


· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.


· O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.


· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.


· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.


· Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.


· Os gatos andam na ponta dos dedos.


. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.


· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h


· Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.


· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.


· Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.


. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.


. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.


· O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.


· O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.


· Existem cerca de 100 raças de gatos.


· Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".


· O gato treme quando sente muita dor.


· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.


. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.


· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.


· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.


· Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.


· Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.


. O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.


· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.


. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.


· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.


·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

DEDICADO A MINHA MÃE

Embora o poema não seja da minha autoria ele insere em si tudo aquilo que sinto e que desejava exprimir !




Para ti, mãe, escrevi este poema
É muito pouco para expressar o que sinto
Talvez seja um grão de areia no oceano
Não traduz todo o meu amor tão profundo
Diante do que para mim foste no mundo!

A ti devo o que sou e o que tenho
Deste-me a vida, o carinho, a mão amiga
Hoje sei que estás de mim muito distante
Mas enquanto nesta vida eu existir
Tu estarás sempre comigo a cada instante!

Apesar de não poder mais te abraçar
Nem tuas mãos e teus cabelos afagar
Trarei sempre viva em mim tua lembrança
Pude estar ao teu lado desde criança
Em meu peito hás de sempre ter lugar!

Desde a tarde de domingo em que partistes
Dói a saudade e o meu ser se entristeceu
Dentro de mim deixastes imenso vazio
Que faz a lágrima brotar dos olhos meus
Mas reconforta-me, mãe, a grande certeza
De que no céu vives feliz junto de Deus.

(Autora:Lurdes Neves Curcio)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UM POUCO SOBRE MIM


Nasci há muitos anos... à bordinha do Rio Mondego, em Porto da Raiva, concelho de Penacova, distrito de Coimbra.


O Mondego foi, durante séculos, a única e principal via de comunicação entre as populações do interior e do litoral. A inexistência de caminhos-de-ferro, estradas, transportes internos e a rapidez e baixo custo do transporte fluvial transformaram o Mondego, da nascente até à foz, no responsável pela subsistência e economia das populações por ele banhadas, transportando de Penacova embarcações (Barca Serrana) carregadas de madeira, lenha, carqueja e carvão, com destino a Coimbra e Figueira da Foz e, trazendo, no regresso, sal, pescado, milho, pipas de vinho e outras mercearias.


Porto da Raiva, em meados do séc. XIX, era considerado o porto mais importante de todo o curso navegável do Mondego, desempenharia até à primeira metade do séc. XX o papel de grande entreposto comercial, ligando o litoral com a região beirã.


Hoje, na casa onde nasci, existe um Típico e conhecido Restaurante onde se pode saborear a Lampreia à moda de Penacova, a bela Chanfana além de outros manjares...




Aos 2 anos e meio de idade (meados de 1950) fui com meus pais para Moçambique, para a minha saudosa e querida cidade da Beira onde cresci, estudei e me fiz mulher. Foi a bordo no navio Angola, que naquele tempo levava um mês ou mais, que eu deixei o Continente com destino a Àfrica, mais própriamente para desembarcar na cidade da Beira!


Durante os anos que vivi naquele maravilhoso país, tive alguns períodos da minha vida em que permaneci na Metrópole... como se dizia, por ocasião de férias graciosas de meus pais, etc.


Vivi muitos belos e marcantes anos, no nosso Moçambique.


Só em 1974, por motivos da sua precipitada independência, como por todos é sabido, tivémos de abandonar Lourenço Marques e voltar para Portugal pois a instabilidade era muita e não reuníamos condições para lá continuar a viver, sobretudo com uma filhinha de 3 anos e uma gravidez de 7 meses e meio!


Ao tomar a decisão de voltar, profissionalmente, surgiu-nos a oportunidade de virmos para Braga, para a Universidade do Minho e assim aconteceu.


Apesar de todos os graves problemas políticos na saída de Lourenço Marques e também, posteriormente, na chegada a Portugal e própriamente em Braga, pois foram muito complicados os primeiros tempos, finais de 1974 e 1975, aqui fiquei a viver nesta linda e agradável cidade de Braga, neste Minho maravilhoso. Aqui trabalhei, aqui criei os meus lindos filhotes, e hoje, aposentada, gozo a sua companhia assim como a dos três netinhos que são a luz dos meus olhos.


Além de gostar imenso de conviver com amigos, a paixão da fotografia e das viagens marcaram os últimos anos da minha vida.


Inicei as minhas viagens com uma ida aos Estados Unidos, Flórida, onde estive um mês, o fatídico Setembro de 2011! Corri toda a Flórida, incluíndo a visita de dois dias à Disney World, em Orlando. Mesmo sem sermos crianças é difícil esquecer aquele mundo da Disney World ! A Flórida é lindíssima e fez-me sentir, de novo, aquela sensação de que estava em Moçambique... as praias são muito parecidas.




Mas, como toda a vida fui campista, e o bichinho não passa, a partir dos finais de 2001, tornei-me autocaravanista.


Dessa forma, percorri inúmeros países da Europa (Espanha,França, Luxemburgo, Inglaterra (UK, Escócia e País de Gales), Bélgica, Itália, República de San Marino, Principado de Liechtenstein, Principado de Mónaco, Alemanha, Suiça, Suécia, Slovénia, República Checa, Lituânia, Estónia, Letónia, Noruega (com 3 dias no Cabo Norte), Gibraltar, Marrocos, enfim não sei se me estarei a esquecer de algum.




Assim reuni milhares de fotografias, milhares de recordações, que podem ser vistas nos meus álbuns Picasa-Google. Quem quiser aceder a esses álbuns basta clicar na minha foto em Benidorm, na capa deste Blog, onde diz "As minhas fotografias". Aí, depois de abrir o link actual de álbuns (Graça Moreira nº 8), é só procurar ao lado direito, em galerias ligadas, todos os restantes links com os núneros 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, sucessivamente. Os álbuns das viagens encontram-se no link Graça Moreira nº 1.


Não me posso esquecer de incluir aqui a minha fiel companheira, a Farrusca, que, desde 2001, me faz companhia, tendo ela também corrido todos, mas todos os países por onde viajei. Já está velhota... quando a recolhi, abandonada, em 2001, tinha aproximadamente 1 ano.


E aqui ficou um resumo da minha existência...



Agora, enquanto não parto para outra, vivo um dia de cada vez, partilhando o convivio com a família, com os muitos e bons amigos, aceitando convites daqui e dali, organizando e participando em tudo para o que sou convidada, gozando a vida... enquanto ELE me deixar.